A hierarquia é um sistema perigoso, pois quando uma pessoa ascende do cargo de chefiado para chefe pode ter uma grande transformação na sua forma de lidar com as pessoas. Os chefes tidos como insuportáveis geralmente também carregam a alcunha de ser arrogantes.
Por pior que possa parecer essa não é uma espécie em extinção e pode ter um desses espécimes sentado a sua frente bem nesse momento. Mesmo que seja difícil aguentar conviver com uma pessoa que “tem o rei na barriga” se mostra necessário uma vez que quase todo mundo precisa trabalhar.
Fique tranquilo existem algumas formas de atenuar toda essa tensão e tornar o trabalho mais agradável mesmo com um chefe arrogante te atormentando o tempo todo.
Os Tipos de Chefe Arrogantes
Uma pessoa pode ser arrogante e insuportável de várias formas, porém, alguns tipos de arrogância são mais facilmente encontradas, principalmente em escritórios. Tem o tipo de chefe mandão, aquele que por muito tempo quis saber como era ter um subordinado para lhe fazer todas as vontades.
Tem também o chefe maníaco por resultados, ele acredita que é melhor do que todos e deseja que os seus comandados também o sejam. Há também o tipo de arrogância crítica, aquele tipo de pessoa que põe defeito em tudo o que você faz apenas para poder soltar a clássica frase “se eu tivesse feito sairia bem melhor”. Você não pode nem responder “então faça você”.
Você também pode encarar o tipo de arrogante perseguidor, o prazer desse tipo de chefe é humilhar o seu subordinado e demonstrar que realiza as atividades muito melhor. Enfim existem vários tipos de chefes arrogantes, veja abaixo formas de lidar com essas pessoas e não ver a sua carreira empacar por causa delas.
As Dicas de Sobrevivência
Número 1 – Avalie a Situação
Analise se você deseja permanecer no trabalho e empresa em que está, pois aguentar um chefe arrogante e ainda não gostar do que faz é impossível de tornar agradável. Se você acredita que não está feliz com a sua função e não somente com o seu chefe mala pode ser interessante pensar em procurar um novo trabalho.
No caso de desejar permanecer no trabalho siga as próximas dicas para aguentar essa convivência forçada.
Número 2 – O Que Os Olhos Não Veem o Coração Não Sente
Essa frase é perfeita para a dica número 2, pois basicamente indicamos que você evite ao máximo o contato com o seu chefe arrogante e dominador. Evite contatos pessoais com o seu chefe, isso não quer dizer não ter contato motivado pelo trabalho.
Converse com ele somente o necessário e não deixe que haja a criação de intimidade entre vocês, pois essa é a porta de entrada para os abusos cometidos da parte dele.
Número 3 – Trabalhe da Melhor Forma Possível
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=s2ug2UspLc4[/youtube]
Mantenha o seu foco em realizar bem as suas funções, ou seja, o trabalho deve ser produtivo e trazer bons resultados para a empresa. Faça o seu melhor, mas ainda evitando o contato com o seu chefe.
Número 4 – Seja Indiferente
As pessoas arrogantes, ainda mais em posição de chefia, adoram demonstrar o quanto são superiores as demais. Por isso mesmo é bem possível que o seu chefe tente de várias formas desconcerta-lo na frente dos colegas. Nesses momentos se mostrar indiferente no que se refere ao lado pessoal é uma excelente tática.
Se ele fizer piadas ou tentar ser maldoso de alguma forma você pode simplesmente fazer cara de paisagem e voltar o foco para o trabalho. Quanto menos atenção você der mais sem graça se tornará as investidas dele.
Número 5 – Evite Confrontos
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=eVikg2I8_GM[/youtube]
Uma atitude que pode fazer o seu chefe arrogante ficar contra você é interromper quando ele está falando ou corrigi-lo em público. Para isso evite bater de frente e tente sempre guardar as observações para o momento pós-reunião.
Número 6 – Dissimule
Mesmo que você considere o seu chefe uma pessoa arrogante ou mesmo sem capacidade para o cargo que ocupa nunca demonstre isso. A dissimulação deve fazer parte dessa relação, sempre que ele perguntar algo sobre a carga de trabalho demonstre que se impressiona com o quanto ele trabalha e desempenha bem as suas funções.
Lembrando que arrogância não é sinônimo de incompetência e talvez o seu chefe insuportável seja mesmo uma pessoa brilhante no trabalho. Assim sendo nem precisa dissimular pode ser sincero mesmo.
Número 7 – Chefe Não é Amigo
Grande parte das pessoas cai na armadilha de achar que num escritório ou qualquer outro tipo de empresa existe a necessidade de se criar laços de amizades com colegas ou com o chefe. Pense no seu chefe sempre como uma pessoa imprevisível e perigosa que pode te causar males terríveis.
Não estreitar laços de amizade com colegas e principalmente com o chefe é uma forma de sempre se lembrar que se está no trabalho e não num bar. Além disso, sem intimidade é difícil que alguém tente falar ou fazer algo que te prejudique.
Número 8 – Dê Importância Para o Seu Trabalho
O seu chefe gostará se você demonstrar que se importa com as suas tarefas e que acha de verdade que o departamento que ele comanda é o mais importante da empresa. Pessoas arrogantes gostam se sentir sempre necessárias e importantes para que o resto do mundo continue a girar.
Número 9 – Saiba Que Não Existe Defesa
O chefe estará sempre com razão, mesmo que não esteja, e se você trabalha numa empresa que preserva a hierarquia terá que se acostumar a evitar as defesas apaixonadas. Por mais frustrante que possa parecer quando o seu chefe estiver chamando a sua atenção, mesmo que ele esteja errado, será necessário ouvir com paciência.
Número 10 – Em Primeiro Lugar as Tarefas do Chefe
Os chefes esperam sempre que os seus funcionários façam primeiro as tarefas que lhes foi passadas por eles do que a rotina convencional do funcionário. Mesmo que seja mais prático e produtivo fazer a sua rotina de trabalho antes dê prioridade aos pedidos do chefe.
Saiba que mesmo sem urgência ele espera na mesa dela para ontem a solução do que lhe foi pedido.