Como Discutir a Relação

A expressão “discutir a relação” se tornou bastante popular, muitas vezes referida apenas como “DR”, é o nome dado para conversar que os casais têm para resolver alguma pendência. As mulheres são conhecidas por adorarem uma DR, enquanto os homens fogem deste tipo de conversa como o diabo foge da cruz.

O diálogo é algo muito importante em um relacionamento, e é fundamental para que o casal se entenda. Confira as nossas dicas e saiba como discutir a relação da maneira certa, a fim de resolver problemas e não criar outros.

1ª Dica: Abandone a Expressão Discutir a Relação

Por mais que este seja o nome que melhor defina o tipo de conversa que os casais têm para resolver certas questões, dizer para seu parceiro que vocês precisam DISCUTIR A RELAÇÃO irá assustá-lo e poderá gerar ainda mais problemas.

As mulheres veem de uma forma mais positiva o ato de falar sobre o relacionamento, já os homens sempre acham que é o início de uma briga e farão de tudo para fugir da situação. Por isso, o ideal é apenas conversar, sem dar nenhum nome para isso.

2ª Dica: Converse de Forma Natural

Não faça da conversa um acontecimento. Por isso, não fique anunciando que depois que chegarem do trabalho irão conversar sobre vocês dois. Isso causará expectativas, geralmente negativas, e fará com que ele chegue para a conversa já estressado ou invente mil desculpas para fugir dela.

Espere um momento tranquilo, em que os dois estejam a sós e fale da forma mais natural possível, sem acusações. Dessa forma, ele irá falar sobre o assunto com você sem se dar conta de que está discutindo a relação.

3ª Dica: Fale de Maneira Objetiva

Uma DR se torna algo chato e negativo quando vira uma lista infinita de reclamações. Começa-se falando sobre algo que aconteceu na semana passada, até que um acontecimento de 3 anos atrás é citado e usado para acusar o outro. Não faça isso.

Os casais devem ter um trato de falar o mais rápido possível quando algo desagrada um dos dois. Dessa forma, o passado deve ser deixado de lado. A cada conversa fale apenas sobre o que está te incomodando no presente.

4ª Dica: Peça e Não Cobre

Pedir que o outro evite ter tanta intimidade com uma colega de trabalho, dizendo que aquilo te magoa, é completamente diferente de exigir que ele não troque mais nenhuma palavra com ela, e, inclusive, a exclua das redes sociais.

Uma pessoa que chega exigindo acaba perdendo a razão. Já aquela que fala com calma, mostrando a sua razão, consegue muito mais. Lembre-se sempre que a forma como você fala é mais importante do que o que você fala.

5ª Dica: Cuidado Para Não Falar Demais

Por mais que você tenha tomado a iniciativa de começar a conversa, tome cuidado para não falar demais e acabar deixando o outro sem espaço para expressar a sua opinião. Fale o que tem a dizer e faça pausas para que ele vá fazendo seus comentários.

Chegar despejando tudo e falando sem parar não passa nem perto de ser uma conversa e não irá ajudar em nada, muito pelo contrário. Irá criar um clima negativo entre vocês e poderá acabar terminando em uma grande discussão.

6ª Dica: Não Se Faça de Vítima

Quem é que gosta de conversar com uma pessoa que está se fazendo de vítima? Ninguém. É muito ruim tentar manter um diálogo com uma pessoa que não para de dizer o quanto ela se esforça para que tudo dê certo e que você não dá a mínima para isso.

Não se faça de vítima, até porque você não é, a menos, claro, que esteja sendo agredida. Em conflitos normais de um relacionamento não deve haver vítimas. Até porque, quando duas pessoas decidem ficar juntas, deve haver sempre respeito. Se você está em um relacionamento com uma pessoa abusiva, não há nem o que discutir, apenas sair dela o quanto antes e, se necessário, pedir ajuda para isso.

7ª Dica: Não Critique a Família do Outro

É comum que os casais tenham problemas relacionados à família do outro. Como, por exemplo, a nora que não consegue se entender com a sogra, ou o marido que não aguenta mais o cunhado folgado. Independente do caso, é fundamental falar sobre o assunto sem criticar a família dele.

Se você está chateada com as indiretas da sua sogra e sente que seu marido não faz nada para te defender, ao invés de chegar dizendo que a mãe dele é uma pessoa horrível, tente encontrar uma forma mais suave de dizer o que sente. É possível desabafar sem criticar. Mantenha o foco em como você se sente e não no que a mãe dele faz para você.

8ª Dica: Coloque-se no Lugar do Outro

Se colocar no lugar da outra pessoa é algo que deveríamos fazer em todas as situações. Certamente isso evitaria uma série de desentendimentos, pois, muitas vezes, acabamos sendo injustos ao não considerar o que motivou alguém a agir de determinada forma.

Portanto, antes de começar a discutir a relação, pense no que aconteceu e se você não agiria da mesma maneira. Se chegar à conclusão de que agiria da mesma maneira e que não há motivos para debater o assunto, ainda assim converse com o seu parceiro. Conte a ele o que pretendia dizer e que acabou percebendo que agiria da mesma maneira.  Este diálogo trará muitos benefícios para o relacionamento e irá motivá-lo a conversar com você sempre que algo o incomodar.

Importância do Diálogo

Como se pode ver, o diálogo deve ser a base de qualquer relacionamento, seja ele amoroso, entre pais e filhos, amigos, irmãos. Falar diretamente com a pessoa sobre algo que te incomoda é uma atitude muito mais positiva e inteligente do que guardar para si ou, pior, falar para uma terceira pessoa.

Seja uma pessoa prática, mas fale sempre com muito carinho. Afinal, se trata de uma pessoa que você ama e ser agressivo nunca é uma boa saída.

Todo relacionamento interpessoal requer paciência e cuidados diários, seja ele de ordem profissional ou sentimental. Quem nunca ouviu falar em fazer uma D.R., a abreviatura de Discutir a Relação, mas como já é sabido e notório, somente no universo feminino há essa necessidade de discutir e fazer avaliações sobre o relacionamento.

Se você pretende conversar com seu companheiro, saiba iniciar o assunto de forma franca e sem dramas, mantenha o tom de voz amigável, afinal vocês estão conversando, não leve ao pé da letra a palavra DISCUTIR.

Mostre os pontos fortes que você admira no seu parceiro, e fale sobre o que está lhe oprimindo, deixando a ele de forma transparente que a conversa é para buscar em comum acordo a melhor alternativa sobre a questão. Por fim, a base deve ser o respeito mútuo, nada de ofensas, nem palavras de baixo calão, seja diplomática e ao mesmo tempo firme em sua argumentação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *