“Homens são todos iguais” é uma frase comum e normalmente, espalhada pelos quatro cantos por mulheres que sofreram algum tipo de decepção em um relacionamento. O “coro engrossa” quando não se trata da primeira decepção, porém da segunda, terceira e sabe-se lá quantas mais entram na lista.
Há quem diga que os homens são todos iguais porque estudaram na mesma escola e com a mesma cartilha ou ainda seguindo a linha de que “eles não têm jeito”, os homens não são iguais, mas “estudam” no mesmo livro.
A pergunta que fica no ar é se realmente os homens são todos iguais, e neste caso, sabemos que por trás da afirmação tem uma conotação negativa. Será mesmo? Será que não existem outros fatores que façam parecer que os homens são previsíveis no comportamento?
Não Será Você Que Escolhe Sempre O Mesmo Tipo De Homem
Vivemos numa sociedade que facilmente coloca um “rótulo” nas pessoas e situações. Temos um hábito que não é saudável e nem tão pouco justo, o de generalizar. “Todos isso não prestam”, “esses não funcionam”, e assim por diante. Esquecemos, que sim, as pessoas são diferentes, e podem continuar sendo, mesmo quando fazem parte de um grupo.
É claro, que em alguns casos, fica muito mais fácil generalizar, quando tomamos como exemplo, vários casos exatamente iguais, porém, mesmo que exista um único ser diferente no grupo, seria o suficiente para correr dos rótulos.
Os homens são todos iguais. Será quando foi concedido ao homem esse rótulo? Será mesmo que todos os homens que conhecemos merecem ser tratados com esse certo desprezo? E tudo bem q sabemos que esse “todos iguais” não é no sentido se ser bacana, mas em um contexto negativo.
Uma mulher que já se viu repetindo essa mesma frase inúmera vezes não deveria se questionar se ela não está cometendo o mesmo erro? Será que o fato de achar sempre “ o mesmo tipo de homem”, não seja exatamente porque eles “são iguais”, mas que ela é atraída por determinada atitude. Que a princípio pode ser positiva, mas pode vir a demonstrar-se negativa.
O Que São Os “Homens Iguais”?
Um clichê, um rótulo, é repetido com tamanha facilidade, que não lembramos nem mesmo de nos questionarmos o por quê. Homens são todos iguais é um bom exemplo. Ele pode servir para colocar um homem dentro de um grupo dos que traem, dos que fogem das tarefas domésticas, dos que não são bons pais, dos sem paciência, dos que só pensam em cerveja e futebol e por aí vai. Preste atenção, que olhando por esse ângulo, os homens NÃO são todos iguais, evidentemente. Um homem pode ser um ótimo pai e um péssimo marido, diferentemente de um que ajuda nas tarefas de casa, mas está sempre procurando um “rabo de saia” fora de casa.
Não, os homens não são todos iguais e talvez o fato de usar uma, duas, três e inúmeras vezes essa frase seja um modo de minimizar um problema, de não enfrentá-lo e não buscar uma solução.
Se em uma briga ou desentendimento com o marido ou namorado, a mulher diz a frase “homens são todos iguais”, entre linhas, ela diz que é aquela atitude que a incomodou é “normal”, afinal de contas falamos de alguém do sexo masculino. Assunto encerrado, então? Sim, porque quando você “admite” que alguém ou alguma coisa é daquela forma e coloca um ponto final na frase, não tem muito o que ser feito.
Será o que diria um psicólogo com todo o seu conhecimento e análise do comportamento humano, do que as pessoas pensam, como reagem e como se defendem?
Se Os Homens Não São Todos Iguais, O Que Fazer?
Homens são todos iguais é quase como se diz “jogar a toalha”, aceito e sigo em frente ou desisto e faço uma nova tentativa, sabendo que da próxima vez não vai ser tão diferente assim. Mas, se encarar que isso é clichê, rótulo e que sim, as pessoas possuem defeitos e qualidades, incluindo você e que os homens são diferentes, assim como as situações e tudo merece ser visto e revisto com calma para tentar solucionar, pode ser que uma história tenha um final feliz.
Em muitas vezes psicólogos ou profissionais que estudam o comportamento dos casais, analisam as relações, dizem que um grande problema é a expectativa de achar que o outro deve ser perfeito, deve ser como esperamos. O parceiro não pode ter defeitos, mesmo quando você está cheia deles.
Outro problema, segundo esses profissionais, é aquele do “tentar agradar”, na fase inicial do relacionamento, homem e mulher fazem de tudo para deixar os defeitos bem lá no fundo do baú. Acontece que não tem como fingir ser outra pessoa por muito tempo.
Conquistar baseado em uma mentira é um grande erro e quanto a isso psicólogos são unânimes. Quanto antes a pessoa que está ao seu lado souber quem você verdadeiramente é, melhor será. O amor tem que ser pela pessoa de verdade e não por alguém que essa pessoa se torna para lhe agradar.
Dicas Para Encontrar “Um Homem Diferente”
Se o relacionamento mais uma vez não deu certo, a primeira coisa que você deve esquecer é a frase de que homens são todos iguais. Eles não são iguais e cada relacionamento tem a sua história, seja positiva ou negativa.
Outra dica é que você aprenda com os seus erros. Se não foi a primeira vez que você teve o mesmo problema em uma relação, avalie friamente, o quanto a culpa pesa. Será que a escolha pelo tipo de homem que não é aquele certo para você, o grande problema?
Não tente “mudar” uma pessoa. A frase que “ele é assim, mas com um tempo vai mudar”. Não podemos ser tão prepotentes a ponto de achar que vamos mudar o caráter de uma pessoa porque ela vai nos amar com tanta intensidade. Não, isso não vai acontecer. O que muitas vezes acontece é que essa pessoa tenta nos fazer feliz mudando as atitudes, mas isso não vai muito longe, pode acreditar. Não vai demorar muito e você estará dizendo novamente que os homens são todos iguais.
Há quem acredite que os homens são todos iguais, mas nem toda afirmação que generalize pode ser levada ao pé da letra. Cada pessoa tem suas particularidades, e não seria diferente com o gênero masculino, o que pode ser entendido como igualdade no comportamento dos homens seria referente ao modo de se comportar em um relacionamento amoroso.
Porém as mulheres que estão buscando um relacionamento sério, o meio de conquistar novas amizades também irá definir que tipo de homem encontrará no caminho. Se a intenção é passar o tempo, e somente se divertir, haja visto que também há exceções, o ambiente de uma balada, por exemplo, será propício para encontrar homens que não estão disponíveis para algo mais sério.
Uma dica interessante é fazer um curso de culinária, teatro ou até mesmo um outro idioma, e, dessa forma, ampliar o círculo de amigos que poderão ser possíveis pretendentes. Nem todos os homens são iguais, a mulher que deseja encontrar alguém para se relacionar deve saber selecionar o ambiente que frequenta e os interesses em comum de seu companheiro.