Como Escolher as Músicas Do Casamento?
Por mais que algumas pessoas acreditem que não, a música é um elemento de extrema importância para um casamento, sendo inclusive um dos principais. Ainda que muitas vezes ela não seja totalmente valorizada, ela tem a capacidade de dar muito mais vida para um casamento, sendo totalmente representativa e conseguindo até mesmo colocar os sentimentos e as emoções em palavras cantadas.
Assim que se decide a data do casamento e se começa o planejamento, o mais indicado é que já se pense em um “menu musical” e isso deve ser um momento de escolha conjunta entre os noivos, atendendo assim as expectativas dos dois e sempre pensando nas lembranças que as músicas deixarão. Vale ressaltar os efeitos incríveis que a música possui, como o de potencializar ou suavizar todos os momentos e as sensações e por isso a trilha sonora deve ser escolhida da melhor maneira possível.
A primeira coisa a ser levada em consideração é pensar na personalidade dos noivos. Ainda que se queira agradar as outras pessoas, são os noivos os protagonistas desse momento e por isso eles devem ter o destaque em todos os momentos, incluindo no tema relacionado as músicas. Ainda que existam gêneros musicais que estejam mais em alta, ou seja, mais na moda em cada época, a escolha da música é algo muito pessoal e não deve ser considerado isso, já que cada pessoa possui seu próprio estilo.
Porém não se deve ignorar totalmente os convidados, já que como a música é um elemento praticamente constante em todo o casamento, deve se evitar possíveis pecados relacionado ao excesso e também a falta. A ideia é que sempre se busque um equilíbrio entre o gosto dos noivos e o conforto dos convidados, e por isso, devem ser evitados gêneros e estilos muito radicais.
Outra escolha que pode ser fonte de muita dúvida é seguir o estilo mais moderno ou o estilo mais clássico. Tudo isso depende da cerimonia e de sua duração e estilo. Por exemplo, nas cerimônias religiosas o mais indicado é escolher coisas mais clássicas e tradicionais, que na maioria das vezes são apresentadas por um coral acompanhado de piano, ou até mesmo de violino – que é o foco do artigo de hoje. – Geralmente as músicas que seguem esse estilo são mais conhecidas, mas podem ser adaptadas de acordo com o gosto dos noivos, deixando as assim com mais personalidade.
Já nos casamentos civis a música é algo mais livre e que pode surgir conforme das mais variadas maneiras, sendo que o mais indicado é fazer a contratação de uma banda, que irá atuar de acordo com o instruído pelos noivos, criando sua própria versão das músicas preferidas do casal. Nesse caso é importante que o casal se identifique com a voz dos vocalistas da banda, já que esse é um dos “instrumentos” mais importantes.
É muito comum que com o passar do casamento e da festa a música perca um pouco do destaque, já que as pessoas estarão mais focadas em socializar e conversarem entre si. Porém, a música não pode ser deixada de lado sob nenhuma circunstância, pois ainda que de fundo, ela faz toda a diferença. Assim, o ideal é saber filtrar os momentos: durante as entradas do noivo, da noiva, dos pais e dos padrinhos a música deve ser mais impactante e durante o jantar ou coquetel e durante as palavras do representante que está celebrando o casamento, a música deve ficar de fundo, bem baixinha e ambiente.
Outra etapa que merece uma música extremamente especial é a primeira dança do casal após oficialmente unidos e casados. Essa escolha deve ser única e exclusiva dos noivos, podendo até mesmo ser aquela música que conta a história dos noivos, podendo ser inclusive de qualquer gênero, já que devem representar a conexão entre o casal, captando assim toda a personalidade dos mesmos. Nessa etapa também é comum que os noivos mais extrovertidos façam um mix de músicas e criem uma coreografia – podendo contar ou não com a presença dos padrinhos – e tudo isso abre a pista de dança com a maior energia.
Como cereja do topo vem a balada, que aí sim deve ser um pouco mais ponderada pelos noivos, de forma a agradar todos os convidados, ou seja, não é uma etapa onde os gostos pessoais devem prevalecer, mas sim, deve haver opções que atendam a expectativa de todos.
Momentos Que Precisam De Músicas
Falando especificamente da cerimônia de casamento na igreja, muitas vezes se gera uma confusão de quantas músicas devem ser escolhidas, então a principal forma de se estabelecer a quantidade, para que assim seja possível analisar quais as músicas que se encaixam são contar as entradas que o casamento irá contar. De modo geral, as principais entradas são: entrada dos pais, entrada dos padrinhos, entrada do noivo, entrada da noiva, entrada dos pajens, daminhas e floristas. Porém, não são todas essas entradas que acontecem em todos os casamentos, então, o ideal é que a princípio se escolham entre cinco a dez músicas, para depois ir filtrando.
Na entrada dos pais, dos padrinhos e madrinhas e dos noivos acontecem a reprodução das primeiras músicas, então é preciso bastante cuidado ao escolher. O mais indicado é que se escolha uma música instrumental mais tradicional, ou que se faça a transformação de uma música mais contemporânea para uma versão mais clássica e lenta. Músicas temas de filmes também são bem vindos nessa ocasião. Vale ressaltar que as músicas escolhidas não devem sobressair a música da entrada da noiva.
Falando em entrada da noiva, é óbvio que toda etapa tem sua importância, porém, a entrada da noiva é sempre rodeada por muitas expectativas e precisa estar a altura pra ser bastante surpreendendo. A música deve ser muito marcante, assim como é a marcha nupcial, já que não é uma regra ela ser escolhida. Caso a escolha seja a marcha nupcial, é importante que se pense em coisas inovadoras, como o toque de clarinetes ou violinos para anunciar a entrada, por exemplo.
Já o momento da entrada dos pajens, das daminhas e das floristas, caso existam, deve contar com músicas mais leves, sendo que uma possibilidade é pegar alguma música infantil e fazer uma adaptação mais clássica, mantendo assim toda a elegância do casamento. Isso é possível pois com a presença de crianças o ambiente fica muito mais descontraído.
Existem ainda os momentos relacionados as bênçãos para os noivos, os cumprimentos e finalmente à saída dos recém casados. No momento da bênção o ideal é que se toque alguma música sagrada, já que é um momento extremamente religioso. Algumas igrejas tem até uma certa obrigatoriedade a respeito da música desse momento. Já a saída e os cumprimentos podem voltar a ser descontraídos, sendo possível escolher uma música que de fato seja importante para o casal e que represente a história de amor.
Violino Em Casamento
Todos os momentos podem ficar ainda mais belos e marcante4s com a presença de um violinista acompanhando as músicas escolhidas. Vale ressaltar que isso não é uma regra, mas que dão um charme a mais para casamentos mais clássicos e tradicionais, deixando tudo mais romântico e elegante.