Todo ser humano quando sente que está na hora de se unir a alguém começa logo a pensar em casamento. Seja ele de origem judaica, católica, cigana, ou até indígena, a celebração do matrimônio sempre é cercada de rituais de acordo com cada credo. Vejamos alguns deles:
Ritual para Casamento Judaico: O casamento entre judeus acontece normalmente em uma tenda, onde é montada uma mesa com comida farta que será servida aos convidados logo após que o rabino abençoar a união matrimonial.
Casamento Cigano: O casamento cigano é repleto de rituais. Por exemplo, assim como no noivado, são usados os símbolos: um lenço na cor vermelha, dois punhais, sal, pão, vinho e taças de cristal. Cada um desses objetos tem um significado diferente. O sal e pão representam a união do casal, o vinho serve para garantir que o casal terá felicidade para o resto da vida, etc.
Casamento Indígena: Dependendo da tribo, o casamento indígena, de uma maneira geral, se caracteriza pela união da mulher com o marido ainda na adolescência até o nascimento do primogênito. Os rituais são combinados entre os pais dos noivos quando eles ainda são crianças.
Salete Dias