O dia do seu casamento é algo esperado pela maioria das pessoas, principalmente para as mulheres, pois a maioria delas sonha com isso desde muito jovens.
Um dos pontos mais esperado do casamento é como a noiva estará vestida, o vestido branco ou não, e toda a composição sempre são de tirar suspiros do noivo e de todos os convidados.
E o que você acharia se visse uma noiva com chapéu? Para muitos isso pode ser estranho e até inadequado, acreditando que não combine com a ocasião, já outras mulheres veem o chapéu como um acessório bem elegante, essas então podem considerar utilizar um no dia do seu casamento, que com certeza irá impressionar os convidados.
Noivas Com Chapéu
No Brasil não é muito comum vermos mulheres usando chapéus, já na Inglaterra, por exemplo, é um acessório comum e considerado por muitas mulheres da realeza quase indispensável. Além de conseguir valorizar o look e deixar com um visual diferente, ele ainda tem uma função de extrema importância, que é de proteger do sol, unindo assim totalmente o útil ao agradável.
O principal motivo para a moda dos chapéus nas noivas não ser muito comum no Brasil pode estar no estilo de festa que as noivas do nosso país escolhem fazer. Para os brasileiros nada melhor que uma festa bem animada e dançante, que combina mais com produções já características nossa, usando penteados parecidos, acessórios e etc. Mas isso não quer dizer que o chapéu não seja uma boa opção para quem possui um estilo que combina mais com o acessório, algo mais elegante ou retro.
Por isso, o primeiro passo para saber se o chapéu realmente combina com você e sua cerimônia, e definir o estilo que você deseja para seu casamento. Os casamentos que ocorrem durante o dia, como casamentos no campo, na fazenda ou na praia combinam muito bem com um chapéu, aqueles com um estilo rústico e boho, ou até mesmo algo mais romântico. Já o chapéu em casamentos noturnos, como casamentos que terão uma recepção bem pomposa não ficam tão bem com esse acessório, que pode parecer estar meio disperso no meio de toda a produção.
Outra coisa também a se considerar é o estilo da noiva, se a noiva não possui um estilo que combine com a ideia do chapéu, ou atitude para tal, não seria muito adequado usar ele somente no dia do casamento, não é mesmo? Com isso o incremento do acessório pode também ficar disperso e se assemelhar quase a uma fantasia.
E por último, mas nem um pouco menos importante, está também a escolha do vestido, se você realmente deseja usar um chapéu no dia de sua cerimônia, procure escolher ele primeiro e depois adeque o vestido a ele, já que é um acessório que por si só já irá chamar bastante atenção. Cada modelo de chapéu se adequa melhor a um estilo de vestido, por isso deve ser uma escolha muito bem pensada.
Para aquelas que optarem por usar um chapéu, a melhor escolha com certeza é um chapéu branco, ou do tom do vestido (se esse estiver em tom de creme ou champagne, por exemplo). Os chapéus coloridos podem até ser usado, dependendo da localidade e do estilo de casamento que você deseja, mas com certeza é algo muito mais complicado de se combinar. Por isso, os chapéus brancos ou aqueles de cores mais claras são os ideais, ou que seja um tom acima do tom do vestido, no máximo.
Como Achar O Chapéu Ideal Para Você
Acredite, não há um único modelo de chapéu que combina com você, com seu formato de rosto e etc. Você deve adequar ele ao seu estilo e ao estilo do casamento, a harmonia com o tipo físico pouco importa, você precisa estar confortável com o que estará usando no seu grande dia. Por isso, aqui não cabem dicas de qual chapéu combina com que tipo de pessoa e coisas do tipo, mas algumas dicas sobre o modelo de chapéu e o estilo do casamento podem ser interessantes.
Por exemplo: os chapéus com aba muito grande pode ser confortável para a noiva (que em algum momento irá cumprimentar os convidados, irá beijar o noiva, etc), além de talvez esconder o seu rosto, o que não é o esperado no dia do seu casamento. Os chapéus que possuem um véu cobrindo o rosto são ideias para casamentos ao entardecer, pois combinam com o charme do horário, podendo usar chapéus com véus mais compridos. Já os chapéus com um véu pequeno, ou nenhum véu, combinam bastante com os casamentos que ocorrem pela manhã.
Para escolher o chapéu correto pense em tudo que você fará durante a sua cerimônia, como beijar o noivo, as fotos, jogar o buquê, cortar o bolo, dentre outros afazeres, e com isso procure um chapéu que não te atrapalhe em nada disso, te dando o máximo possível de liberdade de movimento.
Os Tipos De Chapéus Mais Usados
Conheça agora alguns tipos de chapéus, com indicações de vestidos e festas que combinam com eles.
- O chapéu coco: Esse modelo de chapéu possui suas abas, que são bem curtas, curvadas para cima. É um modelo de chapéu que foi muito usado por Charlie Chaplin, e com isso fez sucesso nos seus anos dourados, sendo muito usado nessa época. Esse modelo de chapéu combina com vestido de noiva curto, mais rodado e volumoso, lembrando os anos 50. Com isso ele pode ser usado em uma festa temática, que pode ocorrer durante o dia e durante a noite, como uma balada retro.
- Chapéu Cloche: Esse modelo de chapéu também possui suas abas bem curtas, essas curvadas para baixo quase parece que são inexistentes. Esse modelo de chapéu foi muito usado durante as décadas de 20, 30 e 40, possui charme próprio e ainda é muito usado e apreciado por mulheres que admiram a moda dessas décadas. Ele combina com vestidos de noiva de renda e com um estilo vintage, ficando lindo em mulheres que possui o cabelo com corte Chanel. Ideal para cerimônias de casamento que acontecem durante o entardecer numa casa de campo.
- Chapéu Fedora: Esse estilo de chapéu possui uma copa um pouco alongada e um pouco côncava, sua aba é média. Esse modelo se tornou bastante conhecido principalmente por ser usado por mafiosos (tanto na vida real como eles são caracterizados nos cinemas). Combina com noivas mais exóticas e diferenciadas, que talvez desejem casar com vestidos mais diferentes, ou até mesmo calça. Combinam com casamentos noturnos, com um estilo temático.
- Chapéu Canotier: Esse é um chapéu que possui sua copa bem baixa e pequena, já as suas abas são um pouco maiores. O modelo é feito originalmente em palha, mas também pode ser feito em outros materiais. Combinam com vestidos com estilo campestre, como os rendados, e também aqueles mais leves e simples. Ideal para ser usado em um casamento rústico, na praia ou no campo, sendo algo simples e elegante.
- Chapéu Breton: Esse modelo de chapéu possui uma aba média, virada de forma leve para cima. Sendo um modelo bem elegante e sofisticado, combina com vestidos mais elegantes, leves e de modelos despojados. Ideal para um casamento que ocorra pela manhã.
- Chapéu Casquete: dentre todos os chapéus que citados e que podem ser usados num casamento, o mais comum é o chapéu casquete. Esse chapéu não possui abas, e sua copa pode ser maior ou menor, podendo ser bem pequeno. Ele combina perfeitamente com eventos mais sofisticados, e pode ser usado com véu e também com arranjos como plumas e penas. Combina com vestidos mais sofisticados, e eventos clássicos.
Material Que É Feito O Chapéu
Muitos modelos de chapéus já possuem um material característico, porém, você pode escolher criar um chapéu a partir de um material diferente para o que você irá usar no seu grande dia.
Nos eventos que são mais formais, o ideal é escolher um chapéu do mesmo tecido do vestido, ou opções como cetim e renda. As pessoas que desejam mais sofisticação escolhem chapéus enfeitados completamente com pedrarias. Os eventos que são durante o dia e ao livre podem ser combinados com chapéus de ráfia, sisal ou até mesmo palha, tudo combinando com o estilo. O feltro também é outro material muito escolhido.
Qual a Maquiagem E Penteado Usar Com Chapéu?
A maquiagem escolhida não leva muito em consideração o estilo de chapéu, já que esses dois elementos do look não conversam totalmente. O mais comum entre as noivas é optar por uma maquiagem mais leve, principalmente se o casamento está ocorrendo durante o dia, pois esse tipo de maquiagem deixa tudo mais natural, além de não correr riscos de no final da festa estar borrada ou algo do tipo. Porém os olhos bem marcados também são usados, de acordo com a personalidade e o que a noiva deseja.
Para eventos durante o dia tenha como sua principal preocupação a pele, que deve estar a mais bem feita possível, ao ajeitar as sobrancelhas tome cuidado para não ficar muito marcado. No caso do batom, a opção mais segura são os tons neutros, como cor de boca, vermelho mais fechado, nude e rose. Para eventos noturnos invista também em um toque de brilho, como um iluminador mais marcado e pigmento nos olhos, no caso de festas noturna o batom pode ser mais inovador e de cores mais vivas, como o vinho, o vermelhão e roxo.
Já em relação dos penteados eles devem sim conversar com o chapéu, os que combinam mais com esse acessório são os semipresos (para chapéus com abas) e os coques baixos (combinam perfeitamente com os casquetes), as tranças tem que ser feitas de forma mais simples, para não pesar a produção. Como o chapéu fica no topo da cabeça, não da para querer fazer um penteado alto, mas para, além disso, o cabelo precisa estar bem estruturado e firme, pois se a noiva desejar tirar o chapéu não pode estar toda descabelada.
E Se Eu Não Quero Usar O Chapéu Durante a Cerimônia?
Sonha em se ver num vestido de noiva combinado com um chapéu, mas não acha que vai combinar com a sua cerimônia no geral?
Uma ótima opção nesses casos é realizar um ensaio fotográfico pós-wedding. A tendência consiste em tirar fotos dos noivos depois do casamento, geralmente feito com o vestido e terno usado no grande dia. Dessa forma você terá lembranças suas de noiva com o chapéu, e não passará pelo medo de se cansar do acessório ou se arrepender de ter passado todo o seu casamento com ele.
para casamento country.
me ajuda
roberta