Casamento é um grande sonho para a maioria das mulheres, pelo menos é o que dizem por ai. O encantamento que permeia estas cerimônias faz sonhar, os preparativos com a festa, o vestido de noiva, os presentes, a felicidade prometida, a família perfeita, etc., mas com o passar do tempo e com a maturidade vão se desvendando as responsabilidades envolvidas e muitas pessoas se assustam diante dos fatos ou das possibilidades. Os medos que envolvem o casamento podem ter diversas fontes e é importante que se reconheça estas causas, pois desta forma poderemos lidar melhor com as inseguranças e buscar a decisão mais acertada de forma muito pessoal.
Causas Possíveis
Os indivíduos passam por inúmeras fases em suas vidas, e em muitas destas fases ocorrem mudanças que geram momentos de crise, muitas dúvidas quanto aos rumos da própria vida, os nossos valores, os valores impostos pela sociedade, as convenções, etc., e neste contexto o casamento é um fator muito relevante, pois é um marco importante na vida de quem se propõe a estreitar laços, trocar alianças de casamento, formar uma nova família, etc. Em muitos casos os medos são gerados por experiências negativas vivenciadas através da união dos pais, casamentos desestruturados, desilusões no campo afetivo, etc., em outras situações a ansiedade e o nervosismo é que geram os medos, mas é preciso entender que estes sentimentos são naturais em momentos decisivos e importantes de nossas vidas. Existem ainda as relações estáveis e duradouras, que quando oficializadas através do casamento de desestabilizam pelo chamado “peso da responsabilidade”. São apenas algumas das situações estranhas e incompreensíveis aos olhos de muitos.
Individualidade
Vale lembrar que cada um de nós trás em si uma bagagem cultural proveniente de nossas famílias e do meio social em que fomos educados, mas também precisamos lembrar que cada ser humano faz a sua própria historia, portanto, independente das experiências vividas ou assistidas por nós, que ocorreram com pessoas próximas, estas situações dizem respeito à vida do outro e não a nossa, sendo assim existe a possibilidade de que tudo seja diferente. Cada um pode escrever o seu roteiro de forma inusitada, com novas possibilidades, pois somos seres ímpares, temos a nossa individualidade. Podemos e devemos sim nos valer das experiências como formas de buscar inspiração para a solução de nossas dificuldades, porém o sucesso ou fracasso de nossa jornada só depende de nós. Assumir uma relação sob a convenção do casamento é uma escolha importante, mas não é tudo, mais importante é buscar o amor no casamento, a felicidade nesta união, por isso é comum ouvirmos que bem casado é aquele que bem vive independente de sua escolha pela união formal com o casamento civil e religioso.