Se você é brasileira e quer casar na Espanha com outro brasileiro ou com um espanhol há certas coisas que precisa saber como, por exemplo, a burocracia que existe para conseguir realizar esse sonho. Entretanto, para que o casamento entre pessoas de nacionalidade diferentes ou a união de pessoas com a mesma nacionalidade em outro país seja possível, é necessário um esforço burocrático.
É preciso legalizar por via diplomática todos os papéis exigidos e também traduzir o juramento e os outros documentos como se exige na Espanha. Está enganado quem pensa que casar com pessoas da Espanha no Brasil é mais complicado que casar aqui primeiro e só depois ir para lá. Na verdade, se o casamento for realizado na Espanha facilita a ida do brasileiro que pensa em morar lá após a união, pois não é preciso homologar o casamento e também simplifica a emissão da permissão de residência em solo espanhol.
Os brasileiros (as) que casam com pessoas naturais da União Européia podem adquirir um tipo de visto de residência que é comunitário e tem cinco anos de validade. Geralmente, alguém que casa com uma pessoa de um país diferente costuma pedir um documento que garante à ela ou ele nacionalidade espanhola. Nesse caso, logo após um ano com a permissão de residência comunitária é possível solicitar esse tipo de documento.
Hoje em dia existem muitas pessoas que têm empresas especializadas na preparação e organização desses documentos que ajudam, muitas vezes, até através de páginas da web. Muitas dessas equipes não só cuidam dos documentos como também da organização, locação do espaço da festa e recepção, além da reserva da igreja e a decoração da mesma.
Uma das cidades mais bonitas da Espanha é Sevilha, e é lá que milionárias com títulos como: condessa, princesa duquesa e marquesa se casaram no lugar de luxo chamado de Palácio de lãs Dueñas. A duquesa de Alba, uma octogenária muito diferente e aristocrata que tem mais títulos no mundo do que qualquer outra pessoa, se casou nesse Palácio que, aliás, é da sua família.
Outra famosa união que foi realizada na Espanha foi o casamento do príncipe do país com a atriz Letizia. O casal foi unido em uma das igrejas mais bonitas e famosas da Espanha no dia vinte e dois de Maio do ano de 2004. A Catedral de Santa María la Real de la Almudena fica em Madrid e sem dúvidas tem a mais famosa cerimônia de todo o país, além da igreja ser maravilhosa e ostentar uma fineza dignas de duques e duquesas. Foi nesse local maravilhoso que Letizia se tornou a princesa da Espanha. Porém, não só reis e rainhas podem usufruir de todo esse luxo, pois é possível qualquer um casar nessa igreja desde que marque a data da cerimônia.