Casamentos Muçulmanos

Atualmente vivemos num mundo globalizado e num clique viajamos aos lugares mais longínquos do planeta, assim, se tornou inevitável o relacionamento de pessoas de culturas diferentes, aumentando também o interesse e a curiosidade sobre as tradições e as formas de adaptação, e a integração. Diferente de muitas outras religiões o casamento para os mulçumanos não é considerado com um sacramento e sim como um contrato de casamento,  onde cada parte impõe suas condições, sendo que os rituais que envolvem a cerimônia muito diferentes de um país para o outro.

Casamentos Muçulmano

Tradições

Tradicionalmente é a família dos rapazes quem procura e escolhe uma noiva que seja considerada adequada aos principios e interesses do noivo e sua família. O casamento é formalizado atraves de um contrato assinado pelo noivo e pelo pai ou guardião da noiva, sempre com a aceitação expressa desta, neste momento a familia do noivo deverá pagar a família o valor combinado entre as partes, que pode ser em dinheiro ou mesmo em bens ou outro genero de pagamento. Não sendo um sacramento a cerimonia de casamento pode ser oficializada por qualquer homem muçulmano, no entanto existem pessoas que são escolhidas usualmente que acabam por se aprimorar na realização das cerimonias. Entre o contrato e o casamento há o periodo do noivado, em que os noivos só poderão se ver na presença do pai ou de um irmão da noiva, mas muitas vezes eles não se conhecem.

Cerimonia

A Noiva

Em alguns países há uma preparação muito espeial da noiva que começa alguns dias antes do grande dia, quando ela recebe uma massagem com um preparado feito a base de alçafrão e outros óleos que devem ser preparados pela família do noivo. Ela recebe essa massagem na sua casa e depois a tatuagem de henna, que deve ser realizada apenas por mulheres solteiras, onde suas mãos e os pés são ricamente tatuados, de forma típica. O vestido de noiva ou o traje que a noiva usa no dia do casamento também é um presente da família do noivo, que a noiva recebe no dia anterior ao casamento.

Padrinhos

O Noivo

A proceissão do noivo é um costume muito antigo, onde ele, acompanhado de sua família e de seus amigos vai em procissão caminhando pelas ruas da cidade até a casa da noiva ou ao local do casamento, e a chegada deles é anunciada com tambores e músicas alegres.

A Cerimonia

O noivo e a noiva sentam em lugares separados enquanto o oficiante lê partes do alcorão, depois pergunta ao noivo e a noiva se estão de acordo com o contrato celebrado. Não existe regras a serem seguidas nesta cerimonia, que depende de quem celebra. É uma cerimonia muito alegre, é oferecido um jantar aos convidados e são distribuidas frutas secas. A família do noivo e da noiva trocam muitos presentes.

Muitas dessas e de outras tradições se perderam om o tempo, mas em alguns países ainda são conservadas rigorosamente, onde cada um dos ritos e detalhes numa cerimonia de casamento tem um significado muito especial.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *