Há tempos temos o previlégio de nos beneficiar com a influência de culturas diferentes da nossa, que por si só já é tão variada. As evidências surgem nos pequenos detalhes e podem combinar tão bem que a gente acaba incorporando totalmente. É o caso do casamento havaiano. Afinal, tem coisa mais brasileira do que praia, sol e simplicidade?
O casamento havaiano é isso. Toda a simplicidade do evento para deixar transparecer a alegria e o amor do casal nesse momento único. Se você gosta de praia, brisa, pé na areia, muito calor, natureza e aquele delicioso clima contagiante do verão, esse estilo pode combinar muito bem com você.
Aproveite a Paisagem
Em primeiro lugar, é bom lembrar que praia tem maresia, portanto, relaxe com o cabelo. Não adianta elaborar um super penteado se ele vai se desfazer antes do “sim”. Um casamento havaiano de verdade pede cabelos soltos, em cachos desordenados ou um liso sem capricho. Os adereços entram nessa onda também: flores e outros enfeitos orgânicos dão o toque de natureza ao conjunto. E para o visual ficar harmônico, o estilo pede maquiagem leve, sem brilhos, com um vestido longo em tecidos leves e esvoaçantes. Para os pés, sandália de tiras ou, para os mais arrojados, nada além de unhas bem feitas. O noivo também precisa estar nesse clima, com roupas brancas ou cores claras, camisa larga ou bata, calças de corda ou social em tecido leve.
O melhor horário para o evento é pela manhã, antes das dez horas. O cenário é a melhor parte, pois o trabalho maior a natureza já fez: a paisagem será sua grandiosa decoração. Mas é claro, festa havaiana requer flores. Muitas flores. Como o vento costuma desordenar tudo à beira mar, é interessante criar bastões finos com flores nas pontas, estes poderão ser enterrados na areia, deixando apenas a flor à mostra, evitando que tudo vá pelos ares.
Outra dica é colocar um tapete floral ou esteira para delinear o percurso até o “altar”. Para delimitar o espaço da cerimônia, pode-se também criar um arco de flores da estação com arame moldável. O resultado é um visual lindo e inesquecível.
Pequenos Detalhes que Fazem toda a Diferença
Mas lembre-se que a praia é um espaço público, portanto é bom escolher um local que você já conheça, preferencialmente um local pequeno, mais isolado. Avisar os frequentadores é importante para que não haja nenhuma surpresa indesejada. Pode-se elaborar uma espécie de mini-comunicado para distribuir no dia anterior à população local indicando que haverá um evento muito especial. Segundo especialistas, nesses casos é bastante delicado e de bom tom preparar um cartãozinho com um doce ou uma flor para oferecer aos frequentadores da região.
Feito isso, concentre-se nos detalhes. Vivencie um pouco a cultura havaiana, coloque seu toque pessoal na decoração e nos rituais. A troca de colares de flores é um ótimo exemplo para o momento final da cerimônia. Não esqueça também de caprichar na música, pois os ritmos havaianos, além de transmitir muita alegria, também são agradáveis e leves para a ocasião.
Por fim, para evitar que a lua de mel vá por água abaixo, não esqueçam do protetor solar!
Por Vivian Fiorio