Casamento e Planejamento Financeiro

Quando se fala de casamento a primeira coisa que os jovens apaixonados pensam é em uma vida de amor e felicidade, na lua de mel, na cerimônia e na festa de casamento com todos seus rituais e preparativos que antecedem e tornam esse período tão mágico na vida dos noivos. No entanto o planejamento do casamento é muito mais complexo, é o planejamento de uma vida em comum, e trata de decisões familiares, financeiras e muito mais.

Noiva

Planejamento Financeiro

O casamento e o início da vida a dois é um período marcado por grandes emoções e expectativas onde o casal vai vivenciar juntos várias novas descobertas, criando um estilo de vida só seu. Via de regra a montagem da nova casa assim como as despesas do casamento são significativos, e muitos casais carregam o pagamento das despesas da cerimônia do casamento por longo tempo. Assim, é muito importante que o planejamento financeiro já exista mesmo durante o namoro e o noivado do casal, quando os dois vão então exercitando no seu cotidiano, em meio de sonhos e planos, essa prática tão importante para uma vida a dois harmoniosa ao longo do casamento. Casamento e dividas não combinam e a conversa franca sobre o dinheiro é essencial e deve ser uma constante na vida a dois. Os dois devem saber tudo sobre a situação financeira do casal e respeitar o padrão de vida que é possível. A melhor opção para iniciar bem a vida de casal é evitar novas dividas e prestações, procurando comprar somente o que puder ser comprado a vista.

Vestido

Um Orçamento, Duas Receitas

Atualmente o orçamento da maioria dos casais é composta pela receita do trabalho dos dois, homens e mulheres trabalham fora e também participam das tarefas domésticas e da educação dos filhos, enfim, tem papéis equivalentes, portanto direitos e deveres também devem se equivaler. Assim é muito comum a situação em que um dos cônjuges ganha mais o que poderia levar a um padrão de vida diferente para cada um, o que não é legal dentro de um casamento.  Mesmo que um ganhe mais do que o outro não deve ter o direito de decidir como gastar mais. A regra deve ser somar e discutir juntos as despesas. É claro que é saudável que cada um fique com uma reserva que deve se equivaler para as despesas pessoais.

Casamento e Planejamento Financeiro

Construção do Patrimônio do Casal

A construção de um patrimônio em conjunto, para atender as necessidades e também os sonhos ao longo da vida também deve ser discutida e planejada pelo casal. A compra de uma casa maior, o carro do ano, a casa na praia…são todos sonhos que devem ser planejados a dois para que se tornem realidade num futuro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Despesas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *