Vestidos para Noivinha de Casamento

A entrada da noiva é o momento mais esperado na noite do casamento, mas antes de ela acontecer, um dos momentos mais fofos da cerimônia é quando entram as crianças vestidas de dama de honra, noivinha ou pajem.

Tradição

Vestidos para Noivinha de Casamento

Vestidos para Noivinha de Casamento

Por que existem as damas de honra, as noivinhas e os pajens nos casamentos? Já parou para pensar? A história que envolve esse costume é bem interessante. A cultura da tradição ocidental acredita que isso seja originado do antigo império romano, quando diversas crianças se vestiam iguais aos noivos, para que os maus espíritos se confundissem, para que não fizessem nada de mal ao casal.

Trajes e Cores

Modelos

Modelos

Os trajes das crianças variam de acordo com a idade delas, com a decoração ou estilo do casamento, com o horário, etc. Porém, os trajes devem combinar, estar de acordo com o vestido da noiva e das outras crianças. Não significa que deve ser o mesmo modelo para todas. No caso de mais de uma dama de honra ou noivinha, os vestidos, geralmente, são iguais e combinam pela cor com algo predominante da decoração da igreja. Os tons dos trajes das crianças, frequentemente, são mais escuros que os da roupa da noiva ou são brancos com detalhes, fitas, coloridos.

Enfeites de Cabelo

Roupas

Roupas

Geralmente, as noivinhas e damas de honra têm apetrechos nos cabelos combinando com a roupa. Diademas e arranjos com flores delicadas estão entre os mais comuns. Além disso, outras opções podem ser fitas, enfeites com botões ou fivelinhas.

Damas Adultas

Em alguns casamentos, as damas de honra são adultas e, há diferentes formas de combinar os trajes, além da regra de ter que ser todos os vestidos iguais. Uma ótima opção é usar os mesmos modelos de vestido, porém, com a cor em tons diferentes. Mas o buquê deve ser, por via de regra, igual para todas.

Quantidade de Damas, Pajens e Noivinhas

Não há um número específico de pajens, damas e noivinhas que devem ter em uma cerimônia de casamento. Normalmente, o número não passa de quatro ou, em casos mais formais, de oito pessoas nesses papéis. Se não houver casais formados pelas pessoas que tem, ou seja, estiverem sobrando damas ou pajens, os casais devem seguir na frente e, em fila, as damas (ou pajens) ir atrás, preferencialmente em ordem de tamanho, do menor para o maior.

Cuidados

É sempre bom preferir para fazer esses papéis as crianças a partir de 10 anos, pois já têm maior consciência do que está acontecendo. As posições dos casais deverão ser: mulheres entrando do lado esquerdo e homens do lado direito. Isso vale para damas, pajens e, inclusive, os padrinhos do casamento. Pois seguem a posição em que os noivos ficarão. Sempre se deve ter bom senso para que o casamento corra bem.

Texto: Victória Freitas


Categoria(s) do artigo:
Vestido

Comentários

  • FANTASTICO

    NICOLE 10 de abril de 2011 0:04
  • gostaria de receber sugestoes para festas de noivados em buffet

    bruh 11 de abril de 2011 21:18
  • TENHO 4 FILHO E13 SOBRIHOS GOSTARIA QUE TODOS PARTICIPASEM DO DIA MAIS FELIZ DA MINHA VIDA COMO FAÇO P VESTIR A TODOS E ACOMODAR TODOS NO ALTAR COMIGO

    noemi martins 4 de janeiro de 2012 22:24
  • pppppppppppppppp

    ana maria 19 de julho de 2013 16:27
  • eu quero para minha festa de 15 anos minha irmã de 3 anos vai dançar a valsa igual eu

    hellen 8 de março de 2014 6:50
  • eu quero eu mamei para o casamento da minha tia

    mirela rejane santos vieira 29 de março de 2014 8:44
  • eu amei

    mirela rejane santos vieira 29 de março de 2014 8:44
  • pppppppppp 😛
    ;O

    mirela rejane santos vieira 29 de março de 2014 8:45
  • lindosssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss de maissssssssssssssssssssssssss lidosssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

    weila 31 de março de 2014 23:10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *