Vestido Para a Mãe do Noivo

Quando se fala em vestido para casamento, o primeiro que nos vem a mente é o da noiva. Entretanto, existem outras mulheres que também devem estar bem vestidas, pois representam um papel importante na cerimônia. Este é o caso das mães dos noivos.

Vestido Para a Mãe do Noivo

Vestido Para a Mãe do Noivo

No artigo de hoje vamos dar dicas de vestidos para a mãe do noivo fazer bonito neste dia tão especial e importante.

As Dúvidas Mais Comuns Sobre o Vestido da Mãe do Noivo

Existe alguma regra para a escolha dos vestidos das mães? A mãe do noivo precisa coordenar sua roupa com a da mãe da noiva?

É interessante que as duas conversem para evitar situações desagradáveis, como modelos parecidos ou iguais ou na mesma cor. Além disso, há o risco de os vestidos destoarem demais um do outro.

O ideal é que as duas usem algo semelhante, mas não igual, e que se sintam confortáveis. Pode ser interessante marcar um dia com as mães e a noiva, assim elas podem procurar juntas os seus trajes. Além de facilitar a escolha, pode ser uma boa oportunidade de passarem um momento agradável juntas.

Se o noivo tiver uma madrasta, ela também deverá ter essa preocupação com seu vestido?

A resposta é: depende da situação. Se a mãe não for falecida e estiver presente no dia, a madrasta não precisará ter esta preocupação, já que possivelmente ocupará um banco normal na igreja, junto aos outros convidados.

Entretanto, nos casos em que a madrasta irá ocupar o lugar da mãe, a preocupação deve ser a mesma. Afinal ela irá entrar na igreja com o noivo e ficará em um lugar de destaque na igreja.

Quanto tempo antes do casamento o vestido deve ser escolhido?

É interessante que a escolha seja feita em torno de seis meses antes. Dessa forma, você tem bastante tempo para fazer alterações e ajustes, escolher acessórios, etc. Além disso, se for mandar fazer o vestido é interessante esta antecedência para que a costureira faça tudo com calma.

Qual o estilo de roupa apropriado para a mãe do noivo? Existe alguma restrição de cor e modelo?

Para um casamento à noite, um vestido formal é a opção mais indicada. Quando se trata de opções de cores, o azul marinho é a cor mais pedida para as mães dos noivos. Outras cores populares incluem tons de vinho e nude, que são extremamente elegantes.

Tradicionalmente, você deve evitar branco, preto e vermelho. Se usar branco pode parecer que está tentando rivalizar com a noiva, preto pode sugerir luto e vestidos vermelhos são chamativos demais.

As mães devem se vestir de forma elegante e sempre evitar vestidos mais sensuais, com transparências, decotes e justos demais. Mesmo que se trate de uma mulher mais jovem, a elegância deve ser sempre o ponto de partida para a escolha.

A noiva pode dar opinião sobre o vestido da sogra?

Como sugerimos anteriormente, pode ser interessante que a noiva acompanhe sua futura sogra na hora da escolha do vestido. Ela poderá dar sugestões que ajudarão na escolha. É interessante que a noiva se sinta à vontade para dar sua opinião em relação à cor e ao modelo, afinal será o dia mais importante da vida dela e é natural que se preocupe com todos os detalhes.

É interessante também pedir a opinião da noiva para que você evite destoar demais da mãe dela e também das madrinhas, como, por exemplo, usando um vestido chique ou simples demais.

Onde a mãe do noivo deve procurar seu vestido?

Quando se trata de vestidos para eventos formais, existem as seguintes opções: Comprar um vestido, mandar fazer ou alugar. Independente de qual for a sua escolha, o ideal é ir até um estabelecimento que ofereça roupas no estilo que você precisa. Lojas de departamentos, por exemplo, não são uma boa pedida, pois dificilmente você encontrará peças em tecidos mais nobres.

Se for mandar fazer, pesquise bem antes de escolher o profissional. Peça para ver outros vestidos feitos por ele, peça referências de amigos. O casamento do seu filho é uma ocasião muito especial para você correr o risco de ir com um vestido que não ficou da forma que você gostaria.

Por fim, no caso dos vestidos alugados, é interessante também pesquisar a reputação da loja. Existem sim, estabelecimentos muito sérios e que oferecem vestidos muito bonitos, entretanto, existem outros que entregam vestidos sujos, com defeito ou mesmo que nem entregam. Todo o cuidado é pouco.

A escolha dos acessórios deve ser feita quando?

Os acessórios são um complemento para o look e, como tal, só devem ser escolhidos depois do vestido. Se possível, leve uma amostra do tecido na hora de escolher seus acessórios, pois fotografias podem não ficar tão fieis à realidade.

Além disso, dependendo do vestido, pode ser que alguns acessórios sejam dispensados, como colar e pulseiras, no caso de modelos sem decote, com muitos detalhes ou de mangas compridas.

Os acessórios mais comuns para a ocasião são: Sapatos, obviamente; bijuterias finas ou joias (anel, colar, pulseira e brinco), echarpe (se necessário) e bolsa pequena de festa. Geralmente a bolsa é usada apenas na recepção, não é necessário usá-la na cerimônia religiosa, além disso, ela pode atrapalhar na hora da entrada com o noivo.

O comprimento do vestido deve ser sempre longo?

O mais comum é ver a mãe do noivo de vestido longo. Entretanto, este detalhe pode variar de acordo com o tipo de cerimônia. Para casamentos realizados durante o dia ou no campo, por exemplo, um vestido na altura ou abaixo dos joelhos pode ser mais apropriado.

Quem deve pagar pelo vestido da mãe do noivo?

Não existe uma regra a respeito de quem deve pagar o vestido da mãe do noivo. Geralmente é ela mesma quem paga, mas se houver algum problema, o ideal é que ela converse com seu filho e explique a situação.

Além disso, muitas empresas de aluguel de trajes costumam oferecer descontos para pacotes das roupas dos noivos e de alguns membros da família. Pode ser interessante consultar o casal sobre esta possibilidade.

Assim como a mãe da noiva, a mãe do noivo também tem a preocupação de estar bem vestida para um dos eventos mais importantes da vida de seu filho: o casamento. Na maioria das cerimônias religiosas, a mãe do noivo possui um papel de destaque, já que é ela que o acompanha ao altar.

Dessa forma, o vestido que a mãe do noivo deve usar, precisa ser adequado à ocasião, preferencialmente longo e com decotes mais comportados, além de combinar com a idade, o tipo físico, como altura, peso, cor dos olhos e cabelos.

É recomendado que a mãe do noivo converse com a mãe da noiva e as madrinhas, para que definam qual a cor de vestido que pretendam usar, de forma que não surjam situações constrangedoras no dia do casamento, como duas delas usando vestidos de cores iguais no altar.

Como o branco é uma cor exclusiva da noiva, é uma tonalidade terminantemente proibida para as mães dos noivos, madrinhas e convidadas. No caso das mães e das madrinhas, outra cor proibida é o preto, considerada muito pesada para ir ao altar. As cores ideais para as mães dos noivos e madrinhas são lilás, verde, laranja e azul, especialmente o turquesa e o azul royal.


Categoria(s) do artigo:
Vestido

Comentários

  • Gostaria de saber onde comprar o vestido que está na foto logo do início da reportagem. Resposta por e-mail.

    Dilma 13 de janeiro de 2013 18:11
  • gostaria de saber onde comprar o vestido para mae do noivo.

    Elizabete de paula 27 de fevereiro de 2013 0:30
  • Por favor, onde encontro esses vestidos?
    onde é a loja?

    Obrigado

    Divanilda 21 de junho de 2013 17:36
  • Como comprar vestidos desse site.

    Luciene de Fátima Mendonça da rocha 28 de julho de 2013 22:32
  • Como comprar esses vestidos?
    Onde é a loja?

    Jessica Tapias Pruano 9 de dezembro de 2013 14:05
  • Como eu compro esses vestidos?
    Onde é a loja?

    Jessica Tapias Pruano 9 de dezembro de 2013 14:08

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *