Razões Psicológicas e Biológicas Para Amar Outra Pessoa

Por que nos apaixonamos por algumas pessoas e não outras? Por que uma pessoa acha alguém atraente, mas seus amigos o acham totalmente desinteressante?

.

Algumas pessoas pensam que o amor acontece sem razão, ou quando dois seres se encontram, mas a ciência tem demostrado que existem regras que regem este processo. Se você entender como o amor acontece, também será capaz de fazer as pessoas se apaixonarem por você.

Razões Que Fazem Alguém se Apaixonar pelo Outro

O Amor

O Amor

Há muitas razões que podem fazer você se apaixonar por alguém. Essas razões incluem:

1) Princípio da semelhança: a pessoa que você ama se parece com alguém que já amou antes ou alguém que ainda vai amar. Por exemplo, no caso do homem ele pode se apaixonar por uma garota que se pareça com sua mãe, e no caso da mulher ela pode se apaixonar por alguém que se pareça com seu pai.

É claro que a pessoa não vai aceitar conscientemente que seu namorado se pareça com seu pai, mas alguns traços faciais serão comuns entre ambos que só a sua mente subconsciente irá notar.

Amar

Amar

Você pode se apaixonar por alguém, só porque ele se parece com alguém que você machucou antes. A culpa pode ser uma das razões que o impulsiona para amar aquela determinada pessoa. Em tal caso, lidar com a culpa pode ser a solução para conseguir amar a pessoa certa.

2) Necessidades Não Satisfeitas: você pode se apaixonar por alguém, se a pessoa tiver algo que você perdeu ou que precisa. Por exemplo, uma mulher que tem pouca autoconfiança pode ser atraída por um homem que seja assertivo e confiante.

Este é um mecanismo saudável, que levam as pessoas ficarem mais equilibradas. Se esta fosse a única razão pela qual as pessoas se apaixonam, então cada geração ia ser mais equilibrada do que a anterior, mas existem muitas outras regras.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=wnAHVTu6s6s[/youtube]

3) Similaridade: você pode sentir atração, se a pessoa for semelhante a você nas coisas que considera importante. Por exemplo, se alguém compartilha suas mesmas crenças, a paixão é mais provável de acontecer. Por exemplo, um homem religioso fica mais interessado em uma menina que tem algum tipo de ligação com a religião.

4) Os opostos se atraem: É possível concluir que cada pessoa procura no outro as características que são opostas às que ela possui.

As emoções entram em jogo após a sua mente tomar a decisão de amar o outro. As pessoas pensam que o amor é um processo aleatório que não segue nenhuma regra quando na verdade, o processo de se apaixonar é tão organizado quanto qualquer outro processo.

É claro que as quatro razões anteriores não são as únicas para o amor acontecer e, certamente, há muito mais, mas essas foram as quatro grandes categorias em que a maioria das razões que leva uma pessoa a se apaixonar pela outra se encaixa.

O Que Faz Você se Apaixonar?

O romance é uma emoção integrada e um desejo na vida das pessoas. O corpo humano e sua mente foram projetados para atrair membros do sexo oposto. Este projeto inteligente é a chave para as relações humanas e a sexualidade, que ainda funciona como elemento básico da continuidade humana na terra através da procriação.

A maturidade sexual não tem papel importante no fato das pessoas amarem as outras, pois elas podem sentir amor muito antes de atingir a puberdade. O romance tem um aspecto emocional que é impresso no cérebro dos indivíduos, e é estimulado desde a infância. Há vários aspectos sociais e psicológicos por trás de inclinações de uma pessoa que a fazem amar outra.

Feromônios e Hormônios

Foi comprovado por pesquisadores, que a maioria das espécies produz certos hormônios e feromônios que atraem o sexo oposto. Apesar de poucas pesquisas cientificas tenham sido realizadas sobre as relações humanas, acredita-se que eles também desempenham um papel vital na atração de pessoas que as fazem se apaixonar e se envolverem em relacionamentos amorosos.

Segundo especialistas, a ocitocina e vasopressina são os dois hormônios que promovem a emoção de amor nos seres humanos. Você pode se perguntar se o romance é causado pela presença de hormônios e feromônios, então por que todo mundo não sente os mesmos sentimentos com relação a todos os outros.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=MK0Mb3ipBn8[/youtube]

A resposta é a combinação certa, ou seja, a pessoa pode ter desenvolvido semelhança com apenas certa combinação de hormônios. Esta é a razão pela qual você vai se apaixonar somente por certas pessoas.

Aspecto Psicológico

O amor é um elemento psicológico das relações humanas, por isso é muito difícil de manipular a própria psicologia para produzir um romance em sua mente. Há certos aspectos psicológicos que podem, possivelmente, fazer com que as pessoas se apaixonem umas pelas outras.

Um sentimento de similaridade é um importante aspecto psicológico que faz surgir um amor. As pessoas que interagem por longo período, ou as que possuem a mesma mentalidade podem desenvolver um sentimento de paixão e romance dentro de si.

De acordo com as teorias psicológicas, o romance pode acontecer de duas formas: o amor compassivo e o amor apaixonado. O romance compassivo é originado a partir da compreensão mútua, respeito e partilha.

Por outro lado, o amor apaixonado é baseado no intenso desejo sexual, ansiedade e carinho. Cada amor ou relacionamento é alimentado por qualquer uma destas razões psicológicas.

A Atração Física

A atração física é outra razão por trás dos relacionamentos amorosos. Um homem ou uma mulher normal são projetados para se sentirem atraídos pelo sexo oposto, como passar do tempo. Mas tanto os homens como as mulheres não sentem a atração na mesma intensidade.

A razão é novamente psicológica, e pode ser explicada como a preferência por certas pessoas que são formadas no cérebro humano, de acordo com as imagens e ideias, estéticas e desejo sexual que um indivíduo cria em sua mente. O conceito de beleza varia de pessoa para pessoa.

Alguns podem dizer que ser magra é ser sexy, enquanto outros podem diferir dessa opinião. Como diz o ditado popular, “a beleza está nos olhos de quem a vê”, assim também a atração varia conforme as diversas preferências de cada um.

Considerações Finais

É um fato comprovado que as crianças menos cuidadas em casa, muitas vezes caem em relacionamentos mais cedo do que as outras. Elas satisfazem o desejo de amor que não recebeu dos pais em um relacionamento romântico.

.

Essa insegurança e sentimentos de rejeição muitas vezes fazem com que esses adultos não construam relacionamentos amorosos saudáveis . Quando o amor está em pauta, parece que as razões sociais são as que mais o influenciam em comparação com os motivos psicológicos ou hormonais.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *