Dicas para Mulheres que Têm Marido Violento

Mulheres em Relações Abusivas

O tema das relações abusivas que as mulheres vêm sofrendo, geralmente não é discutido na maioria das conversas casuais. É como um pequeno segredo que ninguém consegue ou quer falar. O vizinho que ouve sua vizinha gritar é relutante em falar com a vítima por medo de parecer intrometido.

no images were found

.

O colega de trabalho, que vê os hematomas no corpo da colega de trabalho prontamente aceita a história do “acidente”, mesmo que estes “acidentes” ocorram com bastante frequência. E a vítima não fala por medo de ser julgada como uma fraca, ou pior ainda, como merecedora da agressão do marido violento. Mas como lidar com essa situação? É o que analisaremos a seguir.

Maridos Violentos

Infelizmente, a vítima muitas vezes sofre em silêncio, com medo de represálias, se ela falar para alguém sobre as agressões que sofre do marido. Pior ainda é quando ela fala e a situação é mal interpretada por amigos que pensam que ela está exagerando.

E os amigos e familiares que realmente reconhecem a gravidade da agressão, muitas vezes perdem a paciência quando a vítima continua a ficar com o seu marido agressor.

Maridos Violentos

Maridos Violentos

O que essas pessoas não conseguem entender é que quando começaram as mudanças de comportamento agressivo e controlador do marido, a autoestima da mulher agredida ficou lentamente corroída até que não houvesse suficiente força para lutar contra aquela situação, e mandá-lo ir embora.

Enquanto não há uma solução fácil para a situação, compreender as diversas dinâmicas de relações agressivas podem ajudar as vítimas, e aqueles que se preocupam com ela, reconhecem o que está acontecendo.

A seguir veremos algumas informações para ajudar a mulher que sofre agressões do marido a reconhecer e compreender os diferentes tipos de abuso, bem como fornecer dicas sobre deixar um cônjuge agressivo ou fazê-lo se tratar.

Violência Doméstica

Violência Doméstica

  • – Sinais de alerta de um abusador – É hora de parar de racionalizar determinado comportamento como “normal”. Aprenda a reconhecer os primeiros sinais de agressão e comportamento abusivo comum.
  • -Compreenda o que é agressão psicológica – Esta forma de abuso ocorre lentamente ao longo do tempo quando os pensamentos da vítima, seus sentimentos, necessidades e preferências são desprezados pelo agressor até que a vítima seja mantida em um tipo de “cativeiro” emocional.
  • – Divórcio e agressão emocional – Depois de anos de viver com um homem com um comportamento completamente inaceitável, você pode começar a pensar sobre o fim do casamento. Esta tomada de decisão em sua vida pode ajudar a conciliar seus sentimentos com toda a situação.
  • – Reconhecendo o abuso emocional – Compreender como o abuso emocional é prejudicial e traz muitos efeitos negativos na vítima.
  • – Quando as palavras machucam – Para qualquer mulher suportar o contínuo ataque de críticas, comentários e humilhações que a colocam para baixo, o dano resultante pode ser tão ruim como ser atingida por um soco ou ser espancada pelo marido.
  • Como Recuperar o Poder nos Relacionamentos Agressivos
  • – Nos relacionamentos agressivos e emocionalmente abusivos as mulheres devem aprender a recuperar seu poder. Deve aprender técnicas de enfrentamento para ajudar a lidar com as agressões verbais em seu casamento, lidar com o comportamento controlador, e, finalmente, ter de volta o seu poder. Para isso a ajuda de um profissional especializado na área de psicologia é fundamental.

Deixando um marido abusivo. Quando uma mulher decide sair, ela enfrenta a ameaça de como seu marido pode reagir. Algumas dicas podem ajudá-la a se preparar e ter força de enfrentar seu marido. A ajuda do profissional e sempre fundamental nestes casos.

Divorciar-se do marido agressor – a mulher deve obter Informações e conselhos sobre a criação de um plano de saída antes de dizer ao marido que ela quer o divórcio.

Ordens de restrição – Se a mulher e seus filhos estiverem em perigo ou sendo ameaçados por seu esposo agressor, descobrir como obter uma ordem de restrição pode ajudar muito mais. Neste caso a mulher deve procurar advogados ou delegacias de mulheres.

Divórcio em um relacionamento abusivo – Se você está em uma relação abusiva e de agressões constantes, e está procurando separar ou divorciar-se de seu parceiro, você precisa se preparar para uma luta legal e tomar medidas para se proteger.

Os Efeitos Violência Doméstica Sobre as Crianças

  • – A agressão dói muito mais do que apenas na vítima. Ela também afeta as crianças que testemunham o abuso. Saiba como esta situação poderá se manifestar mais tarde quando criança se torna um adulto, consultando um psicólogo, esse necessário inicie logo um tratamento psicoterápico com seu filho.
  • – Quando o comportamento de Controle Persiste – Mesmo com a finalidade de divórcio, um marido agressor pode continuar a tentar controlar sua vítima ou pelo menos ter certeza que ela nunca se esquecerá dele. Aqui estão algumas dicas para ajudar a lidar com o “jogo de papéis” depois de se separar dele:

Como os sobreviventes de abusos e agressões podem se recuperar? – A pessoa deve reconstruir uma vida normal depois de se divorciarem de um marido abusivo. Pra isso deve contar com os familiares, amigos e principalmente com profissionais especializados em psicoterapia para que consiga superar essa fase de abusos em sua vida e tentar seguir em frente com algum equilíbrio emocional e quem sabe, recomeçar um novo relacionamento amoroso.
Considerações Finais

É um tema comum que encontramos em muitos relacionamentos. Boas mulheres. Você sabe o tipo que cozinha e limpa a casa, mantem-se fiel ao seu namorado a todo custo, apoia financeiramente o homem, dá-lhe o controle de seu carro, e o trata com todo respeito todos os dias. Porém, seu namorado está constantemente traindo ela, não contribuindo para a família, não tem sequer um emprego (além de alguma atividade ilegal) é coloca a mulher para baixo verbalmente, podendo até abusar dela fisicamente em algumas ocasiões.

A mulher deve verificar onde está colocando este relacionamento em sua vida. Ela precisa avaliar este relacionamento e decidir se vale ou não vale a pena continuar com um home agressivo e que não lhe respeita.

no images were found

.

Se ela chegar à conclusão que merece uma vida muito melhor para ele e seus filhos do que viver sendo agredida fisicamente e verbalmente, então está na hora de tomar uma decisão definitiva em sua vida e só com a separação isso será possível. Posteriormente a mulher poderá se for o caso, conseguir algum tipo de tratamento psicoterápico para o homem agressor.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *