Deportação Ameaça Casal Homossexual

Como os Estados Unidos não reconhecem os casamentos entre pessoas do mesmo sexo, como acontece em alguns estados americanos, um brasileiro que hoje está legalmente casado com um americano corre o risco de ser deportado. Genésio Oliveira de 31 anos de idade, natural de Minas Gerais se casou em março de 2005, em Massachusetts com o americano publicitário, TIM Coco de 49 anos de idade, porém essa união não tem o reconhecimento em âmbito federal uma vez que em 1996 foi aprovada pelo Congresso uma lei que determina que somente possa acontecer um casamento se for entre um homem e uma mulher.

Adoção de Crianças

Adoção de Crianças

Pedido de visto

Se fosse reconhecido o casamento entre pessoas do mesmo sexo, o estudante poderia solicitar um visto que em caso de aprovado lhe permitiria permanecer morando e trabalhando nos Estados Unidos por um tempo determinado e no caso de permanecer casado pelo prazo de dois anos e residindo no país estaria apto a receber um visto permanente de residência. Entretanto sem estes vistos Oliveira passou a ser considerado pelo governo americano como um imigrante ilegal e desse modo a deportação ameaça casal homossexual que se sente inseguro quanto ao futuro de sua relação e de sua vida como um todo uma vez que já estava estabelecido naquele país.

Casal Gay

Casal Gay

O amor pelo Brasil

De acordo com o estudante mineiro ele ama o Brasil, mas diz não ter conseguido continuar vivendo aqui devido a discriminação que existe contra os homossexuais. Segundo Coco a sua impressão é de que no Brasil apesar do país ter leis boas, elas não funcionam muito bem fora da capital e as pessoas são muito preconceituosas o que para ele é uma questão de educação. Já nos Estados Unidos ele diz que acontece o contrario, ou seja, as pessoas aceitam bem os relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo, porém o governo não.

Visto humanitário

Atualmente o casal esta vivendo na cidade de Haverhil em Massachusetts com um visto humanitário que foi concedido pelo Departamento de Segurança Doméstica, este visto foi concedido em junho e tem a validade de um ano. Oliveira ficou por dois anos no Brasil, mas de acordo com suas declarações este foi um período em que permaneceu totalmente recluso sem poder sair de casa ou trabalhar com receio de que viesse a sofrer algum tipo de violência. Foi por isso que o estudante foi para Londres e ficou por lá até que o visto humanitário lhe foi concedido.

Homossexuais Argentinos

Homossexuais Argentinos

Decisão pode ser revertida

O secretário de Justiça americano, Eric Holder pode reverter à decisão que negou o asilo político a Oliveira, entretanto há pouco tempo o secretário negou-se a intervir a favor do estudante brasileiro, mesmo que tenha dado garantias de reversão do caso ao senador John Kerry que saiu em defesa do casal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *