Dicas para Organizar Chá de Panela

O chá de panela é um tipo de evento bastante tradicional. Trata-se de uma reunião apenas para mulheres que as noivas organizam antes de se casar. Cada amiga convidada deverá levar algum presente para ajudar a anfitriã a montar a sua casa.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=VZTtx7FZoaM[/youtube]

Se você quer fazer um chá de panela bem divertido e ganhar muitos presentes, confira as nossas dicas.

O Local do Chá de Panela

O chá de panela pode ser feito na própria casa da noiva, se houver espaço, ou na casa de alguma amiga. É interessante ter um quintal grande para comportar todas as convidadas. Como as brincadeiras costumam envolver alguns objetos que fazem sujeira não é legal que o evento aconteça dentro de casa. Então basta ter um espaço amplo, colocar várias cadeiras para ninguém ficar em pé, algumas mesas para colocar os comer e bebes e pronto.

Decoração do Chá de Panela

A decoração é opcional e depende da vontade da noiva. Como provavelmente ela já estará gastando com a festa do casamento poderá economizar no chá de panela, fazendo algo mais simples. Algumas sugestões de decoração bonita e barata:

  1. Dica: Faça em papel cartão letras que formem palavras como “Chá de Panela da Fulana”. Aproveite o papel e faça objetos como bule, xícara e qualquer outro desenho que remeta ao tema da festa. Depois é só recortar as letras, colocar fita crepe e colar na parede próxima a mesa principal.
  2. Dica: É possível fazer uma linda decoração da mesa sem gastar nada. Use panelas que estiverem mais bonitas e conservadas e disponha-as na mesa. Coloque objetos decorativos dentro delas, decore com laços de fita. Solte a sua imaginação usando objetos comuns das cozinhas.
  3. Dica: Uma moda nos chás de bebê é fazer o famoso bolo de fraldas, no chá de panela você pode fazer um bolo de panos de prato. Basta enrolar vários panos de pratos e amarrá-los usando uma fita de cetim. Na parte de baixo 5 ou 6 rolinhos de panos de prato são suficientes, na parte de cima use 3 ou 4.
  4. Dica: Coloque um porta retrato com uma foto dos noivos.

O segredo é usar objetos que encontramos em casa e que tenham a ver com a situação.

Bolo de Santo Antônio

Uma novidade dos chás de panela é o bolo de Santo Antônio, o famoso Santo Casamenteiro. Faça um bolo redondo normal no sabor que você desejar, o tamanho dele irá variar de acordo com o número de amigas solteiras que estarão presentes no dia.

Faça corações de EVA com cerca de 6 cm e escreva em cada um deles “Feche os olhos e faça um pedido. Santo Antônio, me dê um marido.” Cole uma fitinha de cetim na parte de cima de cada um dos corações, escolha um deles e coloque uma medalhinha de Santo Antônio na ponta.

Coloque as fitinhas dos corações em volta de um prato, coloque o bolo por cima, cobrindo as pontas das fitas, incluindo a medalha. Decore o bolo, uma sugestão é fazer um brigadeiro e decorar com pedaços de bombom sonho de valsa.

Durante o chá coloque o bolo para decorar a mesa. Em determinado momento, a noiva deverá segurar o prato e pedir que cada uma das suas amigas solteiras segure um coração. Quando ela disser “já!” todas deverão puxar a fita, de uma só vez. A moça que ficar com o coração com a medalha amarrada será a próxima a se casar.

Os Presentes do Chá de Panela

Há algum tempo o costume era entregar o convite para cada convidada e nele era escrito o que cada uma deveria levar como presente. Ainda há quem use esse método, mas hoje muitas lojas oferecem a opção da lista de chá de panela, o que facilitou bastante o processo.

Funciona assim: Você vai em uma loja e escolhe os presentes que deseja ganhar. A loja monta uma lista e tudo o que você deverá fazer é avisar as suas convidadas onde está a lista. Dessa forma, cada uma vai até a loja e escolhe o que quer dar. Isso facilita bastante, pois você escolhe os objetos de acordo com o seu gosto e dá a liberdade para cada uma comprar um presente de acordo com as suas possibilidades.

Tenha bom senso e não coloque objetos caros demais, afinal esses você deve deixar para a lista de casamento. Na lista do chá de panela devem ser colocados itens como potes, travessas, copos, xícaras, panos de prato, lixeiras, etc. São objetos baratos, mas que se você fosse comprar tudo gastaria uma fortuna.

As Brincadeiras do Chá de Panela

O ponto alto dos chás de panela são as brincadeiras, a mais tradicional delas é vendar a noiva e pedir que ela adivinhe o que é cada objeto ganhado. Porém, essa brincadeira se tornou um pouco batida e acaba deixando a festa cansativa. Inove e faça coisas diferentes. Confira algumas sugestões:

  1. Brincadeira: Peça para que alguns convidados escrevam resumidamente em um papel uma situação engraçada que tenham vivido com a noiva, mas sem assinar. Depois, outra convidada deverá ler em voz alta e pedir que a noiva adivinhe quem escreveu. A cada história que ela errar deverá “pagar uma prenda”.
  2. Brincadeira: Muitas noivas têm oferecido para suas convidadas alguma atividade interessante, como um curso de culinária, maquiagem, strip-tease, etc. Essa é uma forma de envolver todas as mulheres em uma atividade interessante.
  3. Brincadeira: Outra brincadeira bem divertida envolve o noivo. Uma amiga deverá fazer algumas perguntas pessoais para ele no dia anterior a festa. As respostas poderão ser anotadas ou filmadas. Durante a festa as mesmas perguntas serão feitas à noiva e ela deverá dar respostas idênticas as do noivo. A cada erro ela deverá pegar uma prenda.
  4. Brincadeira: Essa brincadeira é uma forma da noiva se vingar de todos os micos que pagou na festa. Dê um pedaço de papel para cada convidada e peça que ela escreva uma prenda para a noiva pagar e assine com seu nome. Depois vem a revelação, quem escreveu deverá pagar a própria prenda.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Chá de Cozinha

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *