A escolha da cor da decoração do casamento é algo que exige muita consideração antes da decisão final. Optar por uma cor mais forte pode ressaltar demais a decoração e deixar a cerimônia meio de lado; escolher por algo claro demais pode não dar certo por ficar pálido. Uma boa opção para quem deseja um consenso entre estes dois patamares é a cor lilás, que não deixa de ser alegre, mas também não é chamativa.
Flores na cor lilás são muitas – desde as maiores até as mais delicadas, variando do lilás claro até quase o roxo intenso. Basta escolher a época do casamento, e sempre haverá alguns tipos de flores perfeitos para a sua decoração, que têm os tons mais alegres de lilás, quase beirando ao roxo, ou então cores mais discretas e róseas, para algo mais delicado e com um ar mais romântico.
O amor-perfeito, orquídeas e petúnia são uma prova da primeira, enquanto violeta, fresia, lírio e primavera vêm em tons diferentes, que podem ser escolhidas para qualquer um dos dois temas. Cada uma dessas flores serve como base para a decoração, dando um ar delicado ou mesmo forte, dependendo da sua opção.
Para decorações mais fortes, as orquídeas são uma ótima opção, enquanto para um ar mais delicado, opta-se por flores do campo ou amor-perfeito, que são menores e mais delicadas.
Na escolha das flores não faltam opções, e, depois disso, basta buscar os padrões certos para uma decoração dessa cor. Um bom complemento para o lilás sempre é o branco. Eles ficam bem, juntos, e trabalham em harmonia.
Além disso, o branco com o lilás fica perfeito com as flores menores e mais delicadas. Para dar um toque diferente, a cor prata ou cinza-claro também vai muito bem com o lilás. No primeiro caso – do lilás com o branco – o interessante é fazer do branco a cor primária e o lilás aparecer nos detalhes, como nos guardanapos, centros de mesa, forros de cadeira, se usados, e laços de decoração.
Já no caso do prata ou cinza com o lilás, este deve ser o predominante, com o prata aparecendo discretamente em laços e arranjos, para que as mesas e demais partes da decoração não fiquem com um ar exagerado.
Os temas do casamento também podem combinar com a decoração do convite e também no buquê da noiva, e arranjos do casamento em geral. O tema pode ser ampliado para os álbuns de fotos mais tarde, e também para as lembranças da cerimônia, seja ela física, como lembranças para convidados, ou mesmo eletrônicas, como em blogs de lembrança e similares.