Por mais que se diga que o casamento é o dia mais importante na vida dos noivos, a verdade é que a estrela do dia é, e sempre será, a noiva – e nada marca mais a sua entrada triunfal e seu lugar de destaque em toda a cerimônia e festa do que o vestido ou traje que a noiva decide usar.
Hoje em dia, não existe mais a necessidade de se usar branco, ou tons claros – ou mesmo vestidos! – para que a noiva esteja simplesmente linda, e seja a estrela do casamento: o que mais importa verdadeiramente na hora da escolha de moda mais importante da vida da noiva é que ela veja que a sua roupa reflete perfeitamente o que ela é.
Para as mais tradicionais, os vestidos logos e brancos ainda estão – e provavelmente sempre estarão – em alta. Eles vem em todos os feitios, para todos os gostos e bolsos – desde os mais simples e discretos, até aqueles que chamam a atenção em um olhar. Um bom exemplo de um vestido clássico, elegante, discreto e absolutamente lindo é o vestido que Kate Middleton usou em seu casamento com o príncipe Willian. De um tom claro, quase branco puro, clássico, elegante e perfeito – um exemplo de que a personalidade da noiva é de fato, o que mais conta em um vestido.
Para as noivas que se acham mais conservadoras, mas não desejam usar um clássico vestido, conjuntos de saia e casaco – tailleurs -, sociais, discretos, até mesmo em brancos ou beges, são também uma ótima opção: é o tipo de traje que fala de uma noiva mais séria e conservadora, mais adequado para noivas mais velhas.
Existem também aqueles que podem decidir inovar completamente na hora de se vestir, e preferem fugir ao tradicional branco, bege e gelo, e escolher vestidos em cores para a sua cerimônia. É preciso ter personalidade forte para algo assim, tão ousado, já que vestidos coloridos, por mais discretos que sejam, falam de rebeldia – embora sejam algo inovador e absolutamente lindos, se feitos na dose certa.
Ainda é possível que os noivos decidam fazer algo temático, e então todo o casamento entra no clima – como, aliás, já aconteceram algumas vezes – seja um tema mais generalizado, como ‘anos 60’, ou mesmo algo bem específico, como o casal gaúcho que decidiu ter sua festa com o tema do filme infantil Shrek.
O importante em todos esses estilos é que eles refletem claramente a personalidade da noiva e do noivo, em seu casamento – eles mostram a ousadia, classe, rebeldia e despojamento do casal – como toda a cerimônia, e não apenas o traje, deve fazer.