O Noivado
O noivado compreende o espaço de tempo entre o dia em que se foi feito o pedido de casamento, até a data da celebração do mesmo. Nessa fase, o relacionamento sério – ou namoro – passa a exigir um comprometimento ainda maior, pois o casal passa a visar de fato o casamento, que fará com que ambos vivam eternamente juntos.
A fase de noivado serve também como preparação emocional, sentimental e física do casal para ingressar nessa nova vida. Os detalhes a serem pensados vão desde a organização da cerimônia e da festa de casamento, até em como viverão juntos – o que engloba casa, moveis, etc. – O período de noivado também é marcado por muito outros momentos especiais, sendo marcados por realizações de sonhos e superação de expectativas, além de reafirmação do amor.
Para marcar essa mudança no relacionamento, muito casais optam por fazer uma festa de noivado, onde existe a celebração que expõe para toda a família e amigos a vontade das duas pessoas de se casarem e constituírem uma família. Em circunstâncias mais tradicionais, o noivo deve pedir a autorização do pai da noiva para se casar com ela, usando o termo “pedir a mão de sua filha em casamento”. A partir desse momento os noivos devem passar a usar uma aliança, em geral dourada, na mão esquerda, como um sinal do compromisso.
Quando desejam fazer de fato uma festa, e principalmente se nesse caso o casal deseja chamar bastante pessoas, o ideal é que se faça um convite, contendo as informações mais essenciais, como datal, local e horário da cerimônia. Mas ele ainda pode ter alguns detalhes, como mensagens de amor, que serão apresentadas nesse artigo.
Após a festa de noivado também podem acontecer diversas outras “mini celebrações”, como chá de panela, chá de lingerie, chá bar e despedida de solteiro.
O grande ápice do noivado é o pedido de casamento. Ele é um momento inesquecível, que deve contar com muito romantismo, emoção e até mesmo humor e criatividade, e para tudo seguir como o esperado, é interessante se planejar com antecedência, pensando em tudo o que será dito na grande hora.
Convite de Noivado
Como já foi mencionado, quando se deseja fazer uma festa de noivado um pouco maior, é interessante que se façam convites, mesmo que simples, para as pessoas que se deseja chamar para o evento. Ele deve ser delicado e romântico, mas ainda assim conter todas as informações necessárias. Além disso, ele também deve levar a cara e a personalidade dos noivos.
O convite pode possuir detalhes vazados em seu envelope, por exemplo, seguindo formatos de arabescos, o que dá um ar romântico e diferenciado ao mesmo. Também é possível incorporar ilustrações meigas e delicadas ao convite, seguindo até mesmo um estilo de desenho animado. O envelope rendado também é bastante romântico.
Para quem deseja quebrar um pouco da estética romântica ao extremo, pode pensar em um convite mais rústico, que englobe itens como papel kraft, juta, e outras coisas que sigam essa linha amarronzada.
Outro estilo de convite bastante em alta é o Chalkboard. Ele imita o aspecto de quadro negro, e nele pode ser colocadas informações e até mesmo contar um pouco da historia do casal com uma caligrafia que imite o giz em uma lousa.
Versículos Para Convite de Noivado
Depois de escolhido o estilo e o tema do convite, deve-se atentar as informações que precisam conter no mesmo. Além de data, hora e local, é interessante – para casais religiosos – colocar trechos bíblicos que representem o amor e a vida a dois. Alguns exemplos serão mostrados a seguir.
O livro de Coríntios é um dos que mais são tirados inspirações de frases para esse tipo de situação, sendo que alguns líderes religiosos incentivam que os casais façam leituras frequentes desse livro, já que tem importantes falas sobre a vida e sobre o amor.
“Mas, como está escrito: as coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.” (1 Coríntios 2:9)
“O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1 Coríntios 13:7)
“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.” (1 Coríntios 13:4)
“E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.” (1 Coríntios 13:2)
Mas também existem outros livros da bíblia que carregam belas mensagens, e elas também serão mostradas a seguir:
“Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe.” (Marcos 10:9)
“O meu amado é meu, e eu sou dele.” (Cânticos 2:16a)
“E lhes darei um mesmo coração, e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem, e o bem de seus filhos, depois deles.” (Jeremias 32:39)
“Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor.” (Provérbios 18:22)
“Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas.” (Cânticos 8:6)
“E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.” (Colossenses 3:14).
Existem entre uma infinidade de outros trechos bíblicos que combinam com essas ocasiões. Ao ficar em dúvida é interessante conversar com o representante da religião que o casal segue e pedir suas orientações.