O véu é com certeza uma peça muito importante no traje de casamento e é alvo de muitos comentários por parte dos convidados. Por muitas pessoas o véu é considerado um grande mistério na hora da cerimônia, e se tratando de beleza, pode valorizar muito o rosto ou o penteado da noiva. Assim como a escolha do vestido, a tarefa de escolher o véu da noiva é bastante difícil, pois exige muitos cuidados para que combine perfeitamente com o vestido e os demais acessórios.
Tecido
O tecido que confecciona o véu é geralmente padrão, na maioria das vezes é feito de renda ou tule. A renda é com certeza um tecido muito mais pesado visualmente do que o tule pode ser complementado com pequenas pérolas, miçangas e fitas. O uso da renda no véu de noiva é próprio quando o vestido é mais discreto, sem muitos bordados. Já o tule da um ar bem mais leve e meigo ao visual. Sendo meio transparente permite a perfeita visualização do modelo do vestido e de todos os seus pequenos detalhes.
O Comprimento do Véu
Deve-se tomar muito cuidado quanto ao comprimento do véu, levando em consideração que ele deve estar em harmonia com a altura da noiva, a hora do casamento, o vestido e principalmente precisa estar de acordo com o formato do rosto da noiva. Existem diferentes modelos de véu de noiva, por exemplo, os véus curtos dão a noiva uma aparência mais descontraída e menos formal.
Além de ser usado em igrejas, é indicado para casamentos no campo e em jardins. Exemplos de véus curtos – Na altura dos ombros, cotovelo ou cintura. Os véus longos são muito mais formais que os curtos, devem ser usados em cerimônias noturnas e com vestidos mais formais. Os véus mais longos podem ter até cinco metros de comprimento. O mais usado é o véu catedral.
O Rosto e o Véu
Rosto oval – A maioria dos véus se encaixa neste formato de rosto, tanto curtos como longos. Rosto quadrado – Para disfarçar o rosto muito quadrado, deve ser utilizado o véu mais longo, abaixo dos ombros, para suavizar o formato da face. Rosto triangular – Em um rosto triangular, a parte superior da face é bem maior que a inferior, por isso, todo o volume do véu deve estar próximo ao queixo e ombros.
Rosto redondo – Um véu sem muito volume que caia sobre os ombros, ou até mesmo mais comprido, sem camadas que possa afinar a face. Rosto comprido e oval – Para este tipo de face devem ser usados véus com tiaras ou até mesmo em várias camadas. O mais importante de tudo é que a noiva se sinta bem com a sua escolha, seja ela qual for.