Além do vestido da noiva que causa a maior expectativa e é o destaque do casamento, os vestidos das madrinhas também são algo importante, eles devem estar de acordo com os pedidos da noiva, por exemplo há casamentos em que a noiva pede para que todas usem longo, outros em que elas pedem vestido no mesmo tom, e há noivas que deixa a escolha para a madrinha. Você pode achar que é mais difícil escolher o vestido para ser madrinha quando se está grávida, então nesse artigo serão dadas algumas dicas para se sentir confortável e bonita nesse momento importante da vida que é ser madrinha de alguém importante para você, quando você estiver grávida.
Mês de Gestação
A barriga cresce de acordo com o tempo de gestação, então se você ainda nos primeiros meses provavelmente sua barriga não estará aparecendo ainda, o que acontece nesse tempo é um aumento dos seios e a cintura vai aumentando, no período de até três meses a escolha fica mais simples, se você quiser destacar a barriga pode usar um vestido mais apertado, porém não use nada que a deixe desconfortável, se você quer disfarçar um modelo mais soltinho é mais ideal. Nos próximos meses de gestação o corpo já irá estar passando por mais mudanças, a barriga vai ficando mais evidente, é ai que você tem que tomar alguns cuidados.
Escolha do Modelo
Há diversos modelos e cortes de vestido para madrinhas, lembrando que para um evento como o casamento deve-se preservar um pouco a imagem, então não opte por vestido que pareçam ser muito sexy. O modelo mais adequado para quando se está gravida é o “corte império”, esse estilo de vestido geralmente é apertado no busto, e abaixo ele é soltinho e fluído. Na verdade esse corte é muito bonito para qualquer madrinha, porém para as gravidas irá gerar mais conforto, pois ele não irá apertar a barriga. Além de não apertar ele consegue mostrar e dar um destaque bonito a barriga. Esse modelo pode ter as mangas de qualquer jeito, um ombro só, tomara que caia, mangas longas, alças finas, enfim há diversas possibilidades, a escolha da parte de cima do vestido vai da pessoa e de qual modelo ela acha que combina mais com o seu corpo.
Escolha do Tecido
Como o modelo citado acima é um modelo mais soltinho, o tecido deve ser um que fluí bastante, algumas dicas são crepe de chine, georgette, crepe de seda, musseline de seda, cetim italiano, esses tipos de tecidos se adaptam melhor ao corpo, além de não ser pesado para ficar durante as horas do casamento e festa. Claro que a escolha do tecido também varia do tipo de festa, porém esse modelo combinado com esses tecidos combinam em quase todas as ocasiões.
Escolha da Cor
Bom, a cor pode ou não ser definida pela noiva, se ela definir claro que o vestido terá que ser da cor que ela pediu, quando a noiva passa a escolha para as madrinhas, opte sempre por um vestido de uma cor só, estampas confundem um pouco o visual, e não combinam muito aqui, geralmente elas “aumentam” o corpo, e a gestante já tem o seu corpo “normal” aumentado. O tom em si não importa, tanto cores vivas e fortes como tons mais claros combinam perfeitamente, a sua escolha deve depender do tom da sua pele, horário do casamento, local, etc.
Tamanho
Mais uma vez essa escolha também pode passar pelo critério da noiva, porém se ela deixar livre vá com o tamanho que você se sinta mais confortável, vestidos mid também são lindos e podem ser usados por gravidas em qualquer período da gestação, se você quer esconder os pés ou canelas inchadas opte por vestidos longos.
Sapatos
Os sapatos também são muito importantes na hora de se montar, quando grávida, os saltos muito fino não podem ser usados, então opte por rasteirinhas ou então sapatos plataforma de salto grosso, de preferência mais baixos, utilize um sapato que não tenha riscos de queda.
Dicas
Se você está comprando o vestido com antecedência, se lembre que você irá ganhar alguns centímetros a mais, opte por um vestido que é possível fazer modificações e compre um tamanho maior que pode ser ajustado nos dias próximos ao casamento. Uma outra dica é escolher um vestido já com bojo ou que de para usar um sutiã para não marcar o seio e dar sustentação. A bainha deve deixar para se fazer nos dias próximos ao casamento, pois você pode ganhar barriga e ele ficar curto. Não exagere nos detalhes, por exemplo laços ou babados, eles podem te aumentar, opte pela ideia de “menos é mais”.