Lapelas Para o Noivo
É chegado o grande dia e, apesar de a noiva sempre se preocupar mais com o traje, o noivo também deve estar elegante e arrumado. Apesar de menos detalhes, é preciso dar uma inspecionada para verificar se o noivo está nos conformes.
Um detalhe da vestimenta dos noivos é a lapela, que pode ser composto por lenço ou por uma flor presa ao paletó ou fraque.
Isso mesmo! Não são apenas as noivas que precisam pensar nas flores. Os noivos também. Só que de uma forma bem diferente, é claro! E essa é uma tarefa bem importante para os homens quando ele optam por colocar flor na sua lapela.
Segundo contam, a tradição de usar uma flor na lapela do terno do noivo é bem antiga, e teria surgido de a partir do romance entre o príncipe Albert e a rainha Vitória. Eles teriam oficializado sua relação no ano de 1839 e fez uma revolução no casamento. A rainha teria usado um vestido branco como uma forma de demonstrar a pureza de seus sentimentos. Com isso, iniciou-se a tradição de as noivas usarem o vestido branco para a ocasião. Com relação ao príncipe, uma vez ele ganhou um buquê de flores da mulher que tanto amava. Então, fez um corte na lapela do seu paletó, onde colocou o ramalhete. Dessa forma, todas as vezes que exalasse perfume das flores, ele se lembraria de Vitória. Essa sua atitude se espalhou por toda a sociedade britânica e, posteriormente, pelo mundo.
Hoje em dia, o uso da flor na lapela tem a intensão de diferenciar o noivo dos padrinhos, pais e demais convidados, pois é natural que eles usem terno também. O número de noivos que usam essa flor na lapela é bem grande, são cerca de 80% do total. Trata-se de um acessório capaz de agregar estilo para a produção do noivo, seja qual for o estilo do casamento. Ficam bem em qualquer tipo de cerimônia, seja ela clássica, moderna ou contemporânea.
Como Usar a Flor na Lapela
A forma de usar é simples, mas dá um toque todo especial no traje. Usa-se sempre no lado esquerdo. As flores combinam com qualquer tipo de traje, seja o terno, o fraque ou o meio fraque. E deve ser colocada sempre um pouco mais abaixo que o ombro. Fica presa com um alfinete especial.
É importante lembrar que a lapela é diferente do bolso do paletó. É a parte superior ou anterior que fica virada para fora do paletó. Não é comum colocar as flores no bolso, somente o lenço. Porém, isso não é uma regra. Mas, se optar por usar a flor, deve dispensar o lenço, ou usar um modelo bem discreto, da cor do traje, de preferência.
Quando os trajes do noivo e dos padrinhos é bem semelhante, usa-se uma flor na cor igual para os padrinhos e uma flor de cor diferente para o noivo, para ele se destacar. Caso os trajes sejam completamente diferentes, não há a necessidade de se usar flor em cor diferente.
É normal os noivos desejarem combinar a flor da lapela com as flores do buquê. Fica lindo demais!
Como o traje dos homens é composto por menos adornos, a flor é uma das poucas opções que se pode incluir. E é por esse motivo que ela faz tanta diferença no conjunto final da obra. A flor confere um ar bem mais romântico para o traje e o deixa mais apropriado para a ocasião.
De uma forma geral, as flores brancas ficam perfeitas em ternos escuros.
A Escolha das Flores – Significado de Cada Uma
Uma observação importante é optar por uma flor que seja mais resistente, dura, para evitar que murche no decorrer da cerimônia e da festa. Pois a intensão é que o noivo use durante todo o casamento e até o fim da recepção. E que ela resista aos cumprimentos e temperatura do ambiente.
- Mini Callas: indicam sofisticação. Embora tenham um preço um pouco mais elevado, elas são uma boa opção devido ao comprimento da sua haste. Fica muito moderno quando amarrados com uma fita.
- Jasmim: representa a alegria, a sorte e a doçura. É uma ótima opção para ser usada à noite, pois é quando o seu perfume se acentua.
- Mini Rosa: representa a paixão e o amor. São as opções mais tradicionais. São muito lindas e possuem um perfume bem agradável.
- Flor Mosquitinho: representa a ternura. São plantas da espécie Gipsófila. É uma opção de flores resistentes e ainda deixam o ambiente bem mais chique, mantendo uma certa simplicidade.
- Angélica: representa a paz, a harmonia e a união. Pode ser uma boa opção para festas à noite, pois exala um perfume bem agradável nesse horário. Normalmente, florescem no fim do verão e duram durante todo o outono.
- Cravo Branco: representa o amor leal, puro. É outra opção bem tradicional. A flor dura bastante e a cor branca é um coringa.
- Orquídeas: símbolo da graciosidade e da delicadeza. É muito linda. Porém, é uma ideia mais frágil.
- Suculenta: essa é uma novidade. É uma planta resistente, rústica e chique ao mesmo tempo.
- Alstroemeria: essa flor representa a lealdade e a amizade. De cores alegres e vibrantes. Mas possuem as pétalas bem finas, que podem ser facilmente amassadas.
Lenço no Bolso do Noivo
Também há noivo que prefere somente o lenço. E também fica lindo e sofisticado. Mas há uma regra básica para a escolha certa da cor do lenço: ela deve ser da cor da camisa ou da gravata. Para dobrá-lo, existem várias maneiras diferentes. No entanto, apresentaremos as 4 ideias mais comuns:
- Dobra triangular: é uma das opções de dobra mais conhecida.
- Dobra reta: essa é a forma mais formal. O ideal é que fique aparente apenas, cerca 1 cm do lenço. É bem minimalista.
- Dobra frouxa: essa é a opção menos formal. Dá a impressão de estar desarrumado, como se tivesse sido colocado de forma apressada.
- Dobra de quatro pontas: é a opção mais extravagante de todas. Deve-se ter um cuidado bem especial com a cor do tecido. Pois o formato em si do lenço já chama bastante a atenção.
Engana-se quem pensa que o noivo não precisa se atentar a detalhes. Que isso é uma obrigação somente da noiva. Seja com uma flor na lapela, ou com um lenço no bolso, o traje do noivo ficará belíssimo também.