“Que roupa eu vou usar?” – Esta é a primeira pergunta que muitas pessoas se fazem quando recebem um convite de casamento. A dúvida existe porque não existe um dress code geral para casamentos, já que cada cerimônia tem seu estilo, que são definidos por alguns fatores, como: local, horário, época do ano, e, claro, as escolhas dos noivos.
Confira, a seguir, dicas de como definir o seu traje para um casamento levando em consideração as características da ocasião.
Informações no Convite
Alguns casais colocam no convite as informações referentes ao traje. Uma opção bastante utilizada por noivos atualmente é dar dicas aos convidados e padrinhos no site do casamento.
Se não houver informação nem no site e nem no convite, pergunte aos noivos ou a alguém próximo. Isso irá te ajudar a não fazer feio no dia.
Veja o que usar de acordo com as informações dadas pelos noivos:
Quando Convite diz: Traje White Tie
Este é o mais formal de todos os dress codes, e, por isso, não é muito usual em casamentos no Brasil.
Para as mulheres: Vestido de noite longo e formal.
Para os homens: Um smoking, um blazer preto longo com cauda, uma camisa branca, veste branca e gravata borboleta, e sapato social preto.
Quando Convite Diz: Traje Black Tie
Este é o segundo traje mais formal que existe, também não é tão comum no Brasil, mas, quando este traje é pedido, significa que se trata de um casamento a noite.
Para as mulheres: Elas podem optar por um vestido longo formal, ou um vestido de cocktail curto. Se você não tiver certeza sobre o comprimento mais apropriado para o vestido, consulte a noiva ou alguém próximo.
Para os homens: Um smoking. Gravata borboleta, colete e sapatos pretos. Para casamentos no verão, um smoking branco com calças sociais pretas também é aceitável.
Quando Convite Diz: Traje Formal ou Black Tie Opcional
A informação aqui indica algo um pouco menos formal do os trajes anteriores. Então, um smoking não é indispensável, mas significa que o evento ainda é formal o suficiente para pedir trajes mais formais.
Para as mulheres: Um vestido longo ou um vestido formal de cocktail.
Para os homens: Um smoking ou um terno escuro formal, camisa branca e gravata.
Quando Convite Diz: Semiformal ou Esporte Fino
Aqui é fundamental levar em consideração o horário do evento. Use cores mais escuras e mais formais para um casamento à noite e opte por cores claras e tecidos mais leves para um evento durante o dia.
Para as mulheres: Um vestido de cocktail ou uma saia e blusa, sempre em tecidos mais finos e que combinem com a ocasião.
Para os homens: Terno e gravata, escuros ou claros, dependendo da época do ano e do horário do casamento.
Quando Convite Diz: Traje Recepção
Relativamente novo, este dress code pode deixar muitas pessoas cheias de dúvidas. Basicamente, os convidados ficam liberados para se divertir e brincar com sua aparência, ou seja, você pode usar as roupas que quiser, mas, obviamente, sempre com bom senso e levando em conta que se trata de um casamento e não uma balada.
Para as mulheres: Um vestido de cocktail ou vestido de festa em cores mais alegres, combinando com acessórios divertidos.
Para os homens: Terno e gravata nas cores que preferir.
Quando Convite Diz: Casual
Isso indica que o casamento provavelmente será realizado ao ar livre, no campo ou na praia, ou seja, o evento será muito mais tranquilo, especialmente quando se trata de vestuário. Entretanto, jeans, tênis, shorts e tops não são apropriados, a menos que o casal especifique.
Para as mulheres: Um vestido de verão é apropriado. Apenas certifique-se de que o tecido não é excessivamente formal, como é o caso do algodão, por exemplo.
Para os homens: Calça social cáqui ou de outra cor de preferência, com camisa. A gravata e o terno são opcionais.
O Que NÃO Usar em um Casamento
Depois de falarmos sobre o que você deve usar, vamos falar sobre o que não deve ser usado, em hipótese alguma, em um casamento.
Confundir Traje de Dia Com Traje de Noite: Este é um erro clássico e que muitas pessoas cometem. Usar trajes indicados para a noite na parte da manhã é ainda mais grave. Tecidos mais pesados e estruturados e em cores mais fortes devem ser sempre deixados para casamentos a noite.
Da mesma forma, casamentos a noite pedem trajes mais formais. Usar vestidos muito leves e mais curtos, indicados para serem usados durante o dia, não pega tão bem. Entretanto, não fica tão feia quanto usar roupas de noite durante o dia.
Usar Brilho Durante o Dia: Este tópico é uma continuação do anterior, pois grande parte dos vestidos indicados para a noite contém brilho. Nunca use vestidos com brilho em casamentos, e em qualquer evento, durante o dia. Brilho sempre a noite, e, claro, com moderação.
Usar Vestidos Muito Justos e Curtos: A moda atual de vestidos cada vez mais curtos e justos deve se resumir a baladas e festas informais. Para casamentos esqueça este tipo de roupa. Mesmo quando o convite diz que se trata de uma festa com traje recepção ou casual. Lembre-se de que grande parte dos casamentos começa com uma cerimônia religiosa, e vestidos assim não combinam com a ocasião.
Usar Sandálias Rasteirinhas e Sapatilhas: As rasteirinhas e as sapatilhas são calçados extremamente confortáveis, mas devem se resumir a situações informais. Abandone estas opções quando for a um casamento. Claro que nenhuma mulher é obrigada a usar sapatos de salto alto, basta encontrar uma opção confortável e que combine que a situação.
Usar Vestido Branco: Em um casamento, o vestido branco deve ser usado apenas pela noiva. Não é de bom tom usar roupas nesta cor, pois a noiva deve ser o centro das atenções e, se mais alguém estiver usando branco, irá tirar o foco dela.
Usar Roupas Muito Chamativas: O mesmo vale para roupas chamativas demais. Deixe este tipo de peça para festas informais, como baladas e bailes de carnaval.
Esse é em geral o grande dilema não só da noiva que sempre tem muitas dúvidas, mas que de modo geral sempre tem um padrão muito presente a seguir. Além da orientação segura que a noiva sempre tem do estilista encarregado do vestido ou se for comprar pronto, as lojas especializadas contam com profissionais treinados para dar o suporte necessário nessa escolha.
Quanto aos convidados o conselho é que esperem o convite e observem os detalhes deste como: Tipo de casamento que vai dizer se o vestido deve ser de luxo ou mais simples; horário que vai dar a dica do tipo de tecido, do comprimento e se pode usar chapéu ou não, além das jóias que devem estar de acordo com a roupa e horário.
Ainda devemos ficar atentos ao local da festa se num clube, na praia ou no campo sendo que nos dois últimos casos as roupas devem ser chiques, mas simples.