Dicas Para Quem Quer Engravidar: Como Chegar à Gestação Mais Rápido

Muitas mulheres querem engravidar rapidamente. Seguindo algumas dicas é possível aumentar a sua fertilidade e engravidar rápido. Nesse artigo veremos algumas dicas para as mulheres que desejam engravidar.

Procurando Se Esclarecer Sobre o Assunto

A maioria das mulheres quando atingem uma determinada faixa etária e não conseguem engravidar de maneira natural consultam um obstetra, um endocrinologista e um especialista em reprodução humana para aprender sobre as melhores maneiras de engravidar o mais rápido possível.

Se você e seu parceiro estão prontos para começar uma família, devem verificar com o médico antes de começar a tentar os métodos reprodutivos mais modernos existentes.

Durante essa visita, a mulher terá a oportunidade de rever a sua história clínica e discutir possíveis problemas que possam surgir durante a gravidez, devido a condições médicas passadas ou atuais.

A mulher também deve vir preparada com uma lista de todos os medicamentos atuais, em caso de haver pode algum impacto negativo sobre a sua fertilidade ou gravidez.

O médico também irá provavelmente fazer um exame ginecológico completo, exames de sangue, testes para doenças sexualmente transmissíveis, testes de imunidade contra a rubéola (se a mulher não estiver imune, deve se vacinar e usar uma forma confiável de controle de natalidade para os seguintes três meses antes de engravidar) e, possivelmente, alguns testes genéticos, com base em sua história familiar.

Além disso, o obstetra ou ginecologista provavelmente vai sugerir que você comece a tomar uma vitamina pré-natal com ácido fólico. Alguns especialistas sugerem que as pacientes também se consultem com um dentista, para se certificarem se sua saúde bucal está boa, visto que alguns tipos de aborto têm sido associados à doença periodontal materna.

Faça um Controle de Natalidade Adiantado

Isto pode parecer como uma coisa óbvia, mas algumas formas de controle de natalidade podem reduzir sua fertilidade por algum tempo, mesmo depois de interromper o uso.

A pílula: sua fertilidade deve retornar quase que imediatamente, uma vez que os efeitos dos hormônios em pílulas anticoncepcionais não são de longa duração. O mesmo tipo de ciclo menstrual que a mulher experimentou antes de usar a pílula é provável que ela o tenha novamente.

Por exemplo, se a mulher tiver um ciclo regular de 28 dias que deve retornar, ou se ela experimentou ciclos irregulares, é provável que tenha ciclos irregulares, mais uma vez, segundo especialistas.

Os mesmos princípios se aplicam para outros métodos contraceptivos (com o DIU, por exemplo), nos quais a fertilidade voltará ao normal depois que a mulher parar de usá-los.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=u9yarSlAQPQ[/youtube]

DIU: Independentemente de saber se a mulher tem a versão hormonal ou não de um dispositivo intra-uterino (DIU), a sua fertilidade deve retornar imediatamente depois de ter o dispositivo removido por um profissional de saúde.

Se a mulher quiser sair da forma hormonal de controle de natalidade, mas não está completamente pronta para engravidar, não deve esquecer-se de usar como preservativos nesse ínterim.

Determinar Quando Você Vai Ovular

Um ovo só pode sobreviver por 12 a 24 horas após a ovulação, enquanto que o esperma pode sobreviver por 48 a 72 horas após o sexo. Infelizmente, isso significa que há uma janela muito estreita de oportunidade para a gestação.

Para as suas chances ocorrerem corretamente, é útil saber quando você vai ovular. Enquanto você pode ter uma vaga noção de que a ovulação acontece normalmente por volta do dia 14 do seu ciclo menstrual, que é provavelmente o caso apenas para as mulheres com um ciclo regular de 28 dias, o que é uma minoria (a maioria das mulheres fica na faixa de 24 a 35 dias).

Assim, para uma mulher com um ciclo de 24 dias, a ovulação acontece provavelmente por volta do dia 10, enquanto uma mulher com um ciclo de 35 dias, provavelmente ovula por volta do dia 21.

Se você não tem certeza de quanto tempo dura seu ciclo menstrual, naturalmente, ou quando você vai ovular, pode ser útil manter o controle sobre um calendário você começar o seu período e quanto tempo dura, para lhe dar uma idéia melhor de quando você estiver ovulando para a reprodução.

Tomar sua Temperatura Corporal Basal

Outra maneira de determinar quando a mulher vai ovular é traçar a sua temperatura corporal basal Para fazer isso, ela vai precisar comprar um termômetro basal, que mostra décimos de graus.

Ela precisará tirar sua temperatura todas as manhãs logo ao acordar, antes mesmo de sair da cama. A temperatura costuma cair sutilmente no dia de ovulação, então ela sobe no dia seguinte e permanece elevada até chegar ao seu período (ou durante a gravidez).

Traçando a sua temperatura corporal basal provavelmente não vai ser muito útil para o primeiro mês, mas você só vai saber depois do fato de você ter ovulado, mas traçando a temperatura basal por alguns meses em uma linha pode ajudar a determinar padrões em seu ciclo menstrual e prever melhor quando você vai ovular da próxima vez (e, portanto, quando você e seu parceiro devem fazer sexo).

Além disso, traçar a temperatura corporal basal pode ajudar a confirmar que todos os ovos fertilizados tiveram tempo para implantar. Se sua fase lútea (o tempo entre a ovulação e seu próximo período, durante o qual a temperatura basal deve estar ligeiramente elevada) é menor do que 11 dias.

Monitore seu Muco Cervical

Há uma abordagem ainda mais de perto e pessoal para aprender sobre sua saúde reprodutiva e suas secreções vaginais, e não lhe custará nada mais do que um minuto do seu tempo. No entanto, este método não é para aquelas que têm escrúpulos sobre fluidos corporais.

Após seu período, você provavelmente terá muito corrimento vaginal por vários dias. Então, um muco nublado de aparência pegajosa provavelmente vai aparecer mudando para claro e escorregadio, similar à “consistência de clara de ovo”, alguns dias antes da ovulação, você deve ser capaz de esticá-lo além de um par de centímetros entre o polegar e o dedo indicador ou médio.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Oh9dH1fxpnM[/youtube]

O último dia da consistência de clara de ovo é provável que seja seu dia mais fértil. Enquanto algumas mulheres têm muco o suficiente para olhar para ele no papel higiênico, outros terão de inserir um dedo limpo ou dois em sua vagina, para cima em direção ao colo do útero.

Alguns medicamentos como anti-histamínicos podem secar o muco, e outros fatores, como a amamentação pode afetá-lo também, assim monitorando seu muco cervical pode ser muito útil quando feito em conjunto com outras coisas, como traçar o seu a temperatura basal do corpo ou usar um kit para previsão de ovulação, adquirido de um especialista.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde e Gravidez

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Estou a tentar a um ano e meio e ñ consigo a minha medica Diz que esta todo bem mas mesmo assim ñ consigo engravidar ñ mi deu nenhuma Medicasçaõ prata fazer ñ sei o que fasso quero muito engravidar já Tenho 27 Anos de idade sou casada a 4 anos já tivi gravida antes mas perde por. Causa da medicaçaõ do problema que eu tive de infecçaõ polmunar a 5anos atras Dez dai nunca mas fiquei gravida ajuda-me por favor Ana

    Ana de Sousa januario 5 de Fevereiro de 2014 7:51

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *