Diferenças e Vantagens do Parto Normal

Em nossa país há uma predominância do parto normal em aproximadamente 56% das gestações, esses dados foram fornecidos em 2011 e divulgados através da Unicef. Verdadeiramente o que se busca é que esse número cresça ainda mais, uma vez que a remoção natural do bebe do útero materno traz mais vantagens para a criança e para a mãe. Conforme indicação da OMS, o melhor é que apenas 15% dos partos realizados seja por meio de cesariana, e, como vimos, os índices brasileiros são bem maiores do que isso.

O problema de morte das mulheres ligada à cesariana chega a ser até 3,5 vezes maior do que quando se faz o parto normal.

Principais Benefícios do Parto Normal e Como Ele é Feito

Todas as mulheres que esperam pelo parto normal precisam ser direcionadas a saber que a qualquer momento pode ser preciso a realização de uma intervenção cirúrgica através da cesárea, para que seja feita uma melhor assistência entre o bebe e a mãe. Por isso, a escolha do tipo de parto é uma opção que não deve ser decidida com antecedência, dependerá exclusivamente da situação geral do momento.

A Vantagem da Recuperação do Parto Normal

O parto através da vagina proporciona melhor recuperação da mãe, além de contar com menos riscos de hemorragias, infecções, e lesões de órgãos internos como uretra, bexiga, intestinos e artérias. Além disso, no pós-parto são usados menos remédios e o risco de entupimento das veias também é reduzido, visto que a paciente pode se mexer durante todo o período de trabalho de parto e ainda passa a caminhar com maior rapidez do que após a realização de uma cesárea.

Outra vantagem é que a perda de sangue é bem menor do que na cesárea, já que não é necessária a realização de cortes profundos e grandes. Para que se possa ter uma noção, durante a cesárea a mulher chega a perder aproximadamente 1,5 de sangue, já no parto normal a perda sanguínea não ultrapassa o meio litro.

Vantagens do Parto Normal Para o Bebê

O vínculo entre o filho e a mãe também possuir maiores chances de contar com maior intensidade quando há o parto normal. Sempre após o parto costuma-se entregar a criança à mãe para que haja o acolhimento, e ali mesmo o bebe possa ser amamentado e acarinhado pela mãe. É um tempo em que a relação entre mãe e filho apresenta uma grande importância.

Claro que todos sabemos que o bebê passa por um período de estresse durante o normal. Entretanto, as mudanças que ocorrem durante esse período acabam por desencadear a produção de determinadas substâncias, tais como os corticoides, que auxiliam na preparação do organismo do bebê para sair ao ambiente externo.

Quando sai através da vagina, e não pelo corte na barriga, como ocorre durante a cesárea, há uma compressão no abdômen do bebê. Isso auxilia na eliminação de todo o líquido amniótico contido nas vias respiratórias, trazendo alívio para os desconfortos respiratórios.

Desvantagens do Parto Normal Para o Bebê

Quando não existem condições de saúde que forcem a realização de uma cesariana, a o bebê e a mãe estarão bem e, por isso, o melhor é um parto normal e existe toda uma capacitada equipe no ambiente hospitalar para proporcionar toda a assistência à mãe. Dessa maneira, não podemos dizer que existem desvantagens. O que pode haver são os riscos decorrentes do parto, seja ele através da cesárea ou via vaginal. Por isso, é importante que, como já dissemos, a mulher seja orientada que possa ocorrer uma cesárea e não um parto normal como havia sonhado.

Há determinadas situações onde a realização de uma cesárea é imprescindível, como: hemorragias ao término da gestação, desproporção entre a passagem vaginal da mãe e o tamanho da cabeça do bebê, bebê atravessado no útero, diabetes gestacional, sofrimento fetal, trabalho de parto prolongado demais e ainda a pressão alta.

Mulheres Que Podem Fazer o Parto Normal

No começo de uma gravidez, qualquer mulher pode querer passar por um parto normal, a não ser em situações em que a gestante já tenha passado por duas ou mais cesarianas anteriormente ou ainda possua algum tipo de enfermidade que caracterize impedimento de ter um parto normal, como por exemplo, um importante problema cardíaco. Entretanto, no decorrer da gestação, podem surgir problemas que impeçam a realização de um parto vaginal, como nos casos em que o bebê vira de cabeça para baixo.

A Utilização da Anestesia no Parto Normal

NA grande maioria dos casos o parto normal pode ser feito sem a utilização de anestesia. Porém quando existem cortes nos genitais, do tipo da episiotomia, os profissionais fazem a aplicação da anestesia local e até mesmo a raquianestesia, que é inserida nas costas somente no momento do parto. Nas situações em que a paciente e a equipe médica optarem pela aplicação da anestesia desde o momento do trabalho de parto, então será aplicada a peridural.

A peridural permite que a mulher não sinta a dor, porém possa ainda manter sua movimentação ativa para fazer as atividades propostas pelos profissionais e também auxilie com a força no tempo certo.

O corte chamado de episotomia é realizado na área do períneo, uma região muscular existente entre o ânus e a vagina, buscando a ampliação do canal de parto. Muitas das mulheres podem não precisar desse corte, somente no momento do parto é que se pode definir se ele será usado ou não.

As Dores no Decorrer do Parto

O parto normal através do canal vaginal costuma se mostrar mais dolorido se for feito sem a utilização de algum tipo de anestesia, em decorrência das inúmeras contrações uterinas, porém o alcance da dor varia bastante de uma mulher para a outra.

Em pacientes que não querem ou não podem receber a analgesia durante o parto por meio da peridural, pode-se partir para formas alternativas de amenização da dor, como por meio de banhos de banheira, massagens, e determinadas atividades, como os exercícios realizados na bola.

Mesmo aquelas que fazem uso da anestesia precisam realizar as atividades durante o tempo do parto, já que favorecem uma evolução maior e num menor tempo de trabalho de parto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde e Gravidez

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *