Como Encarar o Envelhecimento de Maneira Positiva e Sem Traumas

As mudanças que vêm frequentemente mais tarde na vida-aposentadoria, a morte de entes queridos, o aumento do isolamento, os problemas médicos podem levar as pessoas idosas à depressão. A depressão os impede de desfrutar a vida, como costumavam fazer. Mas seus efeitos vão muito além do humor.

Idosos

Idosos

Ela também afeta a energia dos idosos, o sono, o apetite, e a saúde física. No entanto, a depressão não é uma parte inevitável do envelhecimento, e há muitos passos que a pessoa pode fazer para superar os sintomas, não importando os desafios que enfrentem. Nesse artigo veremos como encarar o envelhecimento sem traumas e de maneira positiva.

Depressão: Um Problema para Muitos Adultos mais Velhos e Idosos

A depressão é um problema comum em adultos mais velhos. Os sintomas de depressão afeta todos os aspectos da sua vida, incluindo a sua energia, o apetite, o sono, e interesse no trabalho, hobbies e relacionamentos.

Infelizmente, todos os idosos deprimidos muitas falham em reconhecer os sintomas de depressão, ou não tomam as medidas para obter a ajuda de que precisam. Há muitas razões para a depressão em adultos mais velhos que muitas vezes são esquecidas:

  • O idoso pode supor que tem um bom motivo para estar desligado, ou que a depressão é apenas uma parte do envelhecimento.
  • O idoso pode estar isolado, fato que pode levar à depressão, sem que os que estejam em torno dele percebem sua aflição.
  • O idoso pode não perceber que suas queixas físicas são sinais de depressão.
  • O idoso pode estar relutante em falar sobre seus sentimentos ou pedir ajuda.

Sentir-se Bem Quando Você Envelhece

A depressão não é um sinal de fraqueza ou uma falha de caráter. Pode acontecer a qualquer um, em qualquer idade, não importando o que faz no presente ou suas realizações anteriores na vida. Da mesma forma, a doença física, a perda e os desafios do envelhecimento não tem que manter a pessoa para baixo.

Se você tem 18 ou 80 anos, não tem que viver com a depressão. A depressão do idoso pode ser tratada, e com o apoio da família, tratamento e autoajuda, ele poderá se sentir melhor e viver uma vida feliz e vibrante.

Causas da Depressão em Idosos

À medida que envelhece você enfrenta as mudanças de vida significativas que podem coloca-lo em risco para depressão. As causas e fatores de risco que contribuem para a depressão em adultos mais velhos incluem:

Problemas de saúde – doença e incapacidade, dor crônica ou grave; declínio cognitivo, danos à imagem corporal devido à cirurgia ou doença.

Solidão e isolamento – Viver sozinho, um círculo cada vez menor social devido a mortes ou relocação; diminuição da mobilidade devido à doença ou perda de condução.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Pt-4SkQF2XM[/youtube]

Sentido reduzido de propósito – Sentimentos de inutilidade ou perda de identidade por aposentadoria ou limitações físicas em atividades.

Medos – medo da morte ou de morrer; ansiedade sobre problemas financeiros ou problemas de saúde.
Luto recente – A morte de amigos, familiares e animais de estimação, a perda de um cônjuge ou parceiro.

Perda de Luto e Depressão em Idosos

Como o avanço da idade, você experimenta muitas perdas. A perda é dolorosa, se é uma perda de independência, mobilidade, saúde, sua carreira de longa data, ou alguém que você ama.

O luto por essas perdas é normal e saudável, mesmo que os sentimentos de tristeza durem por um longo tempo. Perder toda a esperança e alegria, no entanto, não é comum.

Diferença entre Tristeza e Depressão?

A distinção entre o luto e a depressão clínica nem sempre é fácil, uma vez que compartilham muitos sintomas. No entanto, existem maneiras de saber a diferença. Lembre-se, o luto é uma montanha russa. Trata-se de uma grande variedade de emoções e uma mistura de bons e maus dias.

Causas da Depressão

Causas da Depressão

Mesmo quando você está no meio do processo de luto, você terá momentos de prazer ou felicidade. Com a depressão, por outro lado, os sentimentos de vazio e desespero são constantes.

Outros sintomas que sugerem depressão são: Sentimento intenso de culpa, pensamentos de suicídio ou uma preocupação com a morte, sentimentos de desesperança ou inutilidade, fala e os movimentos do corpo lentos, incapacidade para funcionar no trabalho, em casa, e / ou na escola.

Recuperação Da Depressão ou como Lidar com Ela

Você não pode vencer a depressão através de pura força de vontade, mas você tem algum controle, mesmo que a sua depressão seja grave e persistente.

É um mito pensar que depois de certa idade você não poderá aprender novas habilidades, experimentar novas atividades, ou fazer mudanças de estilo de vida. A verdade é que nunca o cérebro humano para de mudar, por isso adultos mais velhos são tão capazes como as pessoas mais jovens de aprender coisas novas e se adaptar a novas ideias.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=_WcUA4sHTF8[/youtube]

Superar a depressão muitas vezes envolve encontrar novas coisas que você gosta, aprendendo a se adaptar à mudança, permanecendo fisicamente e socialmente ativo, e sentindo-se conectado à sua comunidade e entes queridos.

Se você está deprimido, você não vai querer fazer alguma coisa ou ver ninguém. Mas o isolamento e a inatividade só fazem piorar a depressão. Quanto mais ativo você estiver, fisicamente, mentalmente e socialmente melhor você vai se sentir.

  • Exercício: A atividade física tem poderosa força impulsionar bons resultados. Na verdade, algumas pesquisas científicas sugerem que pode ser tão eficaz quanto antidepressivos no alívio de depressão. A melhor parte é que os benefícios vêm sem efeitos colaterais.

Você não tem que ir para a academia para colher os frutos dos benefícios dos exercícios físicos. Procure por pequenas formas para que você possa adicionar mais movimento para o seu dia a dia: estacione mais longe da loja, use as escadas, faça tarefas domésticas leves, ou desfrute de uma curta caminhada.

Mesmo se você estiver doente, frágil, ou desmotivado, há muitos exercícios seguros que você pode fazer para aumentar a sua força e melhorar o seu humor, até mesmo em uma cadeira de rodas.

  • Conecte-se com outros: Obtenha o apoio que você precisa para desempenhar um grande papel no desaparecimento da depressão, mantendo-a longe. Por conta própria, pode ser difícil manter a perspectiva e sustentar o esforço necessário para vencer a depressão.

Você não pode saber como conseguir, mas procure fazer um esforço para se conectar a outros e limitar o tempo em que você estiver sozinho. Se você não pode sair para socializar, convide seus entes queridos para visitá-lo, ou mantenha contato através do telefone ou e-mail.

  • Leve sua vida com equilíbrio: Se você está se sentindo sobrecarregado pelo estresse e as pressões da vida diária, pode ser a hora de aprender a gestão emocional e competências de inteligência emocional, para aprender a controlar suas emoções.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Qualidade de Vida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *