Mensagem de Casamento Evangélico Para os Noivos

Mensagem de Casamento Evangélico Para os Noivos

O casamento é um dos momentos mais fascinantes na vida de qualquer pessoa. É a atitude mais correta de quem deseja ficar junto com a pessoa amada. O casamento civil é muito importante para garantir os direitos de ambas as partes. No entanto, para que a união seja feliz e abençoada, é primordial não esquecer a benção espiritual. E o mais indicado é que essa benção aconteça no altar de uma igreja, pois é um lugar sagrado por natureza.

O pastor tem um papel importante por realizar o sacramento do matrimônio. Seu papel é de ser um líder espiritual, dar conselhos e orientar os casais na vida religiosa.

Requisitos Para o Casamento Evangélico

Para os evangélicos, o casamento é uma instituição divina, um compromisso conjugal. Quando decidem se casar, o casal, que já é membro da igreja, procura o pastor e o comunica da decisão de se casar. A cobrança de alguma taxa para membros da igreja pode variar de uma instituição para outra.

Caso um dos noivos não seja evangélico, é normal que o pastor desaconselhe o casamento, não isso não é um motivo para proibi-los. Normalmente, quem não é evangélico deve participar de um curso preparatório e deve professar sua fé.

Para o casamento religioso, normalmente, não são pedidos muitos documentos. Geralmente, a identidade é o suficiente.

Porém, caso a cerimônia tenha efeito civil, será necessário realizar alguns protocolos:

  • É necessário dar entrada no casamento com 30 a 60 dias de antecedência, junto com as testemunhas. Após 20 dias corridos, em média, o casal retira a Certidão de Habilitação, que comprova que os noivos não possuem nenhum impedimento para se casarem. 
  • Logo após, o casal entrega a Certidão de Habilitação para a autoridade religiosa para que possam providenciar o Termo Religioso com Efeito Civil. Esse termo será assinado pelos noivos, o celebrante e os padrinhos no momento da cerimônia.
  • Após a cerimônia, o noivo ou a noiva, retira o Termo assinado na igreja, leva para reconhecer firma do celebrante (não é necessário que seja no mesmo cartório que o casamento será registrado) e leva ao cartório para que seja feita a troca pela Certidão de Casamento.

Roteiro Para Casamento Evangélico

Vejamos abaixo o roteiro para um casamento evangélico de acordo com o vice-presidente da igreja Assembleia de Deus:

  1. Os convidados precisam ficar de pé para a entrada das damas, pajens e porta aliança.
  2. Em seguida tem a entrada dos padrinhos ou testemunhas. E esses deverão se sentar próximos ao altar, ou na primeira fileira de cadeiras.
  3. Agora o noivo entra de braços dados com a mãe, ou com quem desejar. 
  4. Os convidados se sentam.
  5. Enquanto todos aguardam a entrada da noiva, pode-se colocar um fundo musical para aumentar a expectativa.
  6. Começa a tocar a marcha nupcial e a florista (opcional) entra na frente da noiva.
  7. A noiva entra na igreja conduzida pelo pai (ou alguém que desejar), seguida pelas damas e pajens.
  8. O pastor introduz a cerimônia com uma oração. Depois, cita versículos da bíblia.
  9. O pastor pede para que o casal se levante e faz oração para abençoar as alianças;
  10. O momento das alianças. Primeiro o noivo colocar a aliança no dedo anelar esquerdo da noiva e depois ela faz o mesmo. Nesse momento, ambos repetem as juras que o pastor diz.
  11. Em seguida, os noivos e as testemunhas assinam a ata de casamento.
  12. Esse momento pode ser acompanhado de apresentação musical com louvores ou com a música escolhida pelo casal.
  13. O pastor dá início à oração de encerramento. E convida toda a igreja a ficar de pé. 
  14. Os noivos saem da igreja acompanhados, nesse sequência, pelas damas, porta aliança e as testemunhas.
  15. Já fora da igreja, os noivos podem receber cumprimentos.
  16. Agora saem da igreja os pais, e os demais convidados.

Mensagens de Casamento

Vejamos algumas lindas frases para esse momento tão especial:

  • “Deus mudou o teu caminho até juntares com o meu e guardou a tua vida separando-a para mim. Para onde fores, irei; onde tu repousares, repousarei. Teu Deus será o meu Deus. Teu caminho o meu será.” (Rute – 1:16-17) 
  • “Que nossa ida continue a ser dirigida por Cristo e, que o amor que temos um pelo outro, se fortaleça e sempre cresça.”
  • “Assim também vós, cada um em particular, ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher, reverencie seu marido.” Efésios 5: 33.
  • “Em São João 4:8 diz que ‘Deus é amor’, então, quanto mais unidos vocês estiverem com Ele, mais possibilidades terão de serem felizes.”
  • “O amor de um homem por uma mulher é muito mais profundo e verdadeiro quando Deus acontece primeiro na vida do casal.”
  • “O amor é grande e cabe nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar.” (Carlos Drummond de Andrade)
  • “Que a alegria deste dia de festa permaneça no coração de vocês durante todos os anos desta feliz união”
  • “Que alegria encontrar a pessoa que nos foi destinada por Deus! Que Ele abençoe esta união e esteja sempre presente no novo lar de vocês”
  • “Ser amado é consumir-se na chama. Amar é luzir com uma luz inesgotável. Ser amado é passar , amar é durar.” ( Rainer Maria Rilke ) 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
mensagens

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *