Noite de Núpcias na Praia

A Lua de Mel

Normalmente o casamento já é um evento inserido em meio a inúmeros rituais e tradições diversas, sendo que essas podem acontecer tanto no pré casamento, como é o noivado, a despedida de solteiro, os chás de panela, lingerie, chá bar, bem como o próprio o casamento, que principalmente quando realizado em uma instituição religiosa segue vários ritos, além do pós casamento, onde uma das tradições mais marcantes é a Lua de Mel.

A Lua de Mel é basicamente um momento onde deve acontecer uma representação e até mesmo uma comemoração que simbolize a alegria que o casal sente no momento em que se une oficialmente, perante a família e na maioria dos casos, perante a uma igreja. A tradição da Lua de Mel consiste no casal fazer uma viagem para marcar esse momento, sendo que na maioria das vezes essa viagem foi planejada durante muito tempo, ou seja, ela é a realização de um sonho. E nada mais justo do que realizar esse sonho unidos logo após acontecer a cerimonia e a festa de casamento.

Hoje em dia o termo Lua de Mel é muito comum e ouvido em todos os locais, ou seja, é extremamente popular. Porém, nem sempre foi assim e sua origem possui várias versões, sendo que uma delas aponta que esse termo foi criado na Babilônia Antiga, para representar um costume que lá existia em meados do século XVI, onde o casal que tinha casado há pouco tempo eram incentivados a beber um drink a base de mel e aguardente diariamente por trinta dias seguidos. Esse drink foi batizado por Hidromel e era rodeado por boas energias e intenções.

Dessas intenções que existiam nesse ritual de se beber o Hidromel, a maioria girava ao redor da transmissão de bênçãos ao casal e de todas as coisas positivas que foram desejadas a eles no dia que aconteceu o casamento, juntamente com toda a intervenção dos deuses. Essas bênçãos eram exemplificadas por meio da felicidade, da sorte e até mesmo da fertilidade dos noivos, sendo que essa última era extremamente importante para que os noivos conseguissem ampliar cada vez mais a família que se iniciou ali no dia do casamento. Essa tradição se tornou tão importante e relevante que passou a ser difundida ao redor de todo o mundo e para várias e várias culturas.

Outra hipótese de criação do termo Lua de Mel é mais ligada a Igreja Católica, onde o ritual era basicamente o mesmo, sofrendo pequenas alterações, sendo que a principal delas é o fato de que não era um drink alcoólico que se servia aos noivos, mas sim, apenas o mel. O mel é bastante significativo para os cristãos, funcionando como uma simbologia perfeita passa o casamento, já que os dois oferecem qualidades como doçura, união e amor eterno. Além disso, a utilização do mel também era justificada por causa da ideia de que a medida que os anos vão se passando, cada vez mais doce o mel fica.

Porém, como já foi apresentado até aqui, tudo o que envolve a Lua de Mel está ligado a rituais de bebidas e / ou de consumo de algo, e nada tem a ver com a realização de viagens. E quando isso se transformou? A realização de viagens pós casamento e todo esse costume é algo mais recente do que todas as tradições citadas acima, sendo implementada e mais difundida em meados do século XIX, através dos burgueses da Inglaterra.

O principal papel dessas viagens era fazer com que os noivos pudessem iniciar a fase de maior e mais ínfimo contato, além de possibilitar com que eles se conhecessem de verdade e de uma forma mais intensa, ficando finalmente a sós – principalmente pelo fato de que antigamente havia uma proibição dos noivos ficarem juntos e sozinhos antes do casamento.

Além disso, outro ponto que fez com que as viagens de Lua de Mel se tornassem cada vez mais famosas, é o fato de que elas tornavam possível que os noivos levassem seus respectivos cônjuges para conhecer amigos e familiares que moravam distantes e que não puderam ir até o casamento, por exemplo.

Hoje em dia a tradição da Lua de Mel já está completamente consolidada, e na verdade, quem não realiza essas viagens é que leva um pouco de estranhamento. É possível que as motivações para a realização da viagem tenha se modificado um pouco, já que hoje em dia muitas vezes os noivos já se conhecem totalmente e até mesmo já moraram junto e coisas do tipo. Então, nesse momento a Lua de Mel toma um papel de uma forma de relaxamento, já que todas as preparações do grande dia podem ser extremamente estressantes.

A Noite De Núpcias

Assim como a Lua de Mel é algo extremamente rodeado por expectativas e ansiedade, a noite de núpcias também gera esses sentimentos em muitos casais, principalmente pela ideia que se criou em torno dessa data, já que em filmes, novelas e outras formas de entretenimento, tudo é retratado de forma muito romântica. Porém, muitas e muitas vezes as coisas não saem exatamente como o planejado, o que pode dar ao casal muitas possibilidades e risadas e muitas histórias para contar.

Na realidade e ao contrário do que muitas pessoas pensam, o mais comum de se acontecer em uma noite pós casamento, onde todas as ações e emoções foram muitos intensas – tanto na festa quanto na própria cerimônia – é que o casal esteja muito cansado e não tenha ânimo para fazer muita coisa. Principalmente pelo fato de ter sido necessário o cumprimento de vários protocolos, bem como é possível até mesmo que eles estejam alcoolizados, ou seja, o que os noivos mais vão querer fazer é descansar para o mais breve possível partirem rumo a Lua de Mel.

Noite De Núpcias Na Praia

Noite De Núpcias Na Praia

Noite De Núpcias Na Praia

Foram apresentadas acima algumas ideias de como a Lua de Mel e a noite de núpcias são rituais importantes e o quanto é relevante essa ideia da primeira noite do casal unidos oficialmente. Porém, estar em um quarto tradicional pode não fazer o perfil de todos os casais. Por exemplo, é comum que casais um pouco mais alternativos desejem  algo diferente, e esse pode ser o caso de passar a noite de núpcias na praia.

Para os que querem inovar, mas ainda prezam pelo conforto, o ideal é que se alugue um quarto a beira mar, para que assim possam escolher ficar onde se sentirem mais a vontade. Já para casais que realmente querem uma aventura, acampar pode ser uma alternativa incrível, já que dessa forma vão poder curtir juntinhos o nascer do sol, que é um clima extremamente romântico. É possível observar que a praia é um local muito democrático e dependendo da escolha da acomodação pode agradar todos os tipos de pessoas nesse momento tão especial.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Lua de Mel

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *