Mitos e Verdades Sobre As Pílulas Anticoncepcionais

Existem vários mitos sobre a pílula anticoncepcional. Neste artigo vamos conhecer os mitos e verdades sobre ela e como usá-las de maneira adequada?

Aqui Estão Alguns Mitos Comuns e Mal-entendidos Sobre a Pílula Anticoncepcional.

1. Você tem que começar em um domingo.

FALSO. Seu corpo não tem ideia de que dia da semana é.

2. A pílula faz com que a mulher ganhe aumento de peso.

FALSO. A pílula não tem calorias. Você pode reter um pouco de água, mas se você ganhar mais do que dois ou três quilos, deve culpar outra coisa.

3. Tomar a pílula por muito tempo pode fazer você infértil.

Saiba Mais

Saiba Mais

FALSO. O próprio sistema hormonal do seu corpo faz com que ele volte ao normal em apenas alguns dias depois de você começar a tomar a pílula. Ela não tem efeito sobre sua fertilidade futura.

4. Você precisa dar um tempo da pílula agora ou depois.

FALSO. Não há necessidade de dar um tempo de um mês ou um ano. Você pode tomar a pílula a qualquer momento.

5. Você precisa tomar uma semana a pílula a cada mês.

FALSO. Na verdade, em alguns casos, e com algumas formulações da pílula, você não precisa ter uma semana de folga, a fim de ter um período. Não há efeitos ruins em controlar o seu ciclo com a pílula.

6. A pílula anticoncepcional tem interações medicamentosas

VERDADEIRO. Certos medicamentos podem afetar a pílula, tornando-a menos eficaz. Se você estiver tomando qualquer um deles, é ainda mais importante que você use um segundo método de controle de natalidade ou você pode acabar grávida, apesar de tomar sua pílula fielmente todos os dias.

Você Sabia?

Você Pode Engravidar Mesmo Tomando a Pílula

Mesmo quando as mulheres tomam a pílula fielmente, todos os dias, exatamente como prescrita, uma em mil ainda pode ficar grávida. E oitenta por cento das mulheres não usam a pílula de modo adequado intercalando uma pílula entre um período e outro. Neste exemplo típico, oito em cem mulheres ficarão grávidas mesmo usando a pílula.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=-st_rCimRs4[/youtube]

Perguntas Mais Frequente Sobre a Pílula

Será Que Vou Ganhar Peso?

Improvável. A pílula tem zero caloria. A maioria das mulheres não ganha qualquer peso com o uso da pílula. Algumas garotas ganham um ou dois quilos, provavelmente devido à retenção de líquidos. Mas não é o suficiente para qualquer um perceber. Se você ganha mais do que dez quilos, o culpado não é provavelmente a medicação, mas seus hábitos alimentares ou uma condição hormonal.

Será Que a Pílula Causar Câncer?

Muitas pessoas pensam que a pílula está associada a todos os tipos de cânceres. Na verdade, os hormônios orais são uma das únicas maneiras de reduzir suas chances de desenvolver câncer de ovário e de útero. De fato, uma mulher pode reduzir o risco de câncer de ovário em até 50 por cento se tomar a pílula!

A Pílula Não Está Ligada Com o Câncer de Mama?

Muitos estudos têm sido feitos para determinar se os hormônios orais aumentam ou diminuem o risco de câncer de mama. O atual consenso entre a maioria dos principais cientistas é a de que ela não aumenta significativamente o desenvolvimento do cancro da mama, mas que pode aumentar a taxa de detecção desse tipo de câncer.

Mitos e Verdades

Mitos e Verdades

O Que Se Sabe Sobre o Câncer de Colo do Útero?

O câncer cervical é muito raro. Os Hormônios orais parecem aumentar ligeiramente o risco, mas não se sabe ainda o motivo. Na verdade, pode ser que as mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais possam ser menos cuidadas em usar preservativos e o sexo desprotegido leva a uma maior chance de conseguir HPV, que pode levar ao câncer cervical.

Mas também é possível que os hormônios orais alterem as células do colo do útero e as torne mais propensas a infecções por HPV e câncer subsequente.

Conclusão: Se você tomar hormônios orais, tenha se vacinado contra o HPV, e uma vez que você não é mais virgem, sempre usar preservativo durante as relações sexuais, o câncer do colo de útero não será um risco significativo.

Pesquisas recentes sugerem que a pílula tem pouco ou nenhum efeito sobre a causa do câncer de mama e que tomar estrogênio antes da menopausa não predispõe as mulheres a esse tipo de câncer.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=46vUQk8YnLg[/youtube]

Quem Não Deve Tomar a Pílula?

Há um grupo de pessoas que não devem tomar hormônios orais: aqueles com raros distúrbios de coagulação. O comprimido pode aumentar o risco de formação de coágulos sanguíneos na perna, o pulmão ou o cérebro (um coágulo no cérebro provoca um acidente vascular cerebral).

Para a maioria das pessoas são riscos muito pequenos. Mas se você tem um familiar próximo que tinha um coágulo de sangue na perna (chamado de trombose venosa profunda) ou nos pulmões (embolia pulmonar) ou que tiveram um acidente vascular cerebral, ou se sua mãe teve histórico de abortos, você pode ter um maior risco.

O seu médico pode realizar exames de sangue para ver se você tem um distúrbio de coagulação que faria a pílula contraindicada para você. Pessoas que tem certos tipos de enxaqueca também podem estar em maior risco de acidente vascular cerebral.

Será Que a Pílula Me Faz Ficar Mais Baixa?

Isso não é realmente uma pergunta frequente, já que a maioria das mulheres não sabe sobre os efeitos da pílula nos ossos. O estrogênio tem um papel no seu crescimento?

Ele ajuda você a construir ossos fortes. Mas, ele também ajuda a fechar as placas de crescimento em seus ossos durante sua adolescência. Então, se você tomar por via oral o hormônio estrógeno durante um ou dois anos, as placas de seu crescimento podem fechar mais cedo, e você não pode atingir sua altura máxima.

Para evitar esse problema, alguns especialistas que não prescrevem hormônios orais para garotas que só recentemente começaram seus períodos menstruais. Ainda assim, algumas situações são tão graves que os hormônios orais fazem sentido, mesmo para as meninas que só começaram a menstruar apenas por um breve período de tempo.

No geral, os hormônios orais são incrivelmente seguros. Se você é normalmente bastante saudável o risco de morrer ao tomar um hormônio oral é menor do que o de morrer em um acidente automobilístico.

Você provavelmente entra em um carro todos os dias, porque você tem um longo caminho a percorrer e os riscos são pequenos. Os hormônios orais são semelhantes. Para a maioria das meninas com problemas graves, os grandes benefícios superam os riscos menores.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *