México Aprova Adoção Por Gays

A cidade do México é a única naquele país em que os casamentos entre pessoas de um mesmo sexo têm respaldo.

Homoafetiva

Adoção Permitida

Com o respaldo dado aos casamentos gays não é de admirar o que aconteceu no ultimo dia 16, segunda-feira quando a Suprema Corte do México deu sua aprovação também para que os casais homossexuais possam adotar menores, isto na capital do país. Devemos lembrar ainda que no dia 5 último, o Supremo mexicano já havia aprovado no Distrito Federal, os casamentos gays. Numa sessão que foi a segunda em que o caso era discutido, 9 do total de 11 juízes deram seu respaldo a constitucionalidade da medida sobre adoção sendo que os dois restantes foram contra e rejeitaram a proposta. De acordo com a nova medida, na cidade do México, os casais do mesmo sexo passam a ter os mesmos direitos de adotar crianças, que tem os casais que são heterossexuais.

Ação de Inconstitucionalidade

Contra Marcelo Ebrard que é o chefe de governo do Distrito Federal e a Assembléia Legislativa do Distrito Federal (ALDF), dominada pelo Partido da Revolução Democrática (PRD) que é de esquerda, foi promovida uma ação de inconstitucionalidade pela Procuradoria Geral da República (PGR) tendo, entretanto sido rejeitada.

Casais

Contra a Adoção

Os juízes que se opuseram a adoção de menores por casais gays foram: Guilhermo Ortiz Mayagoitia que é presidente do Supremo no México e Salvador Aguirre Anguiano e segundo eles o casamento é uma instituição que já existia antes mesmo que fosse feita a Constituição mexicana e como sabemos une sempre um homem com uma mulher com o objetivo de procriar e isso agora acaba de se romper com o consentimento de adoção por casais do mesmo sexo. Um dos juízes que deu apoio a medida, José de Jesús Gudiño Pelayo defendeu a relação nas decisões de permitir os casamentos gays e ao mesmo tempo em que assegura o direito que estes têm a realizarem adoções no Distrito Federal mexicano, como qualquer outro casal.

Defesa da Família

Para vários dos juízes de acataram a adoção de menores por casais gays, o que realmente existe na Constituição do México é o compromisso de defender a família independente da maneira como é formada e afirmaram ser um ato de discriminação não permitir que famílias formadas por casais gays tenham os mesmos direitos em relação aos processos de adoções que é dado aos casais heterossexuais.

México Aprova Adoção Por Gays

Remodelações do Código Civil

As remodelações do Código Civil na cidade do México entraram em vigor desde março de 2009 e desde então a união entre pessoas do mesmo sexo é permitida naquela cidade, mas embora as mudanças tenham sido aprovadas pelo Legislativo, o governo mexicano, por meio da procuradoria recorreu desta decisão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *