Curiosas Histórias e Superstições Sobre Casamentos

O casamento (casório ou matrimônio) é um ritual de vínculo entre duas pessoas diante de testemunhas em uma celebração governamental, religioso ou social. Como tradição a noiva veste branco como símbolo de pureza, mas o que quase ninguém sabia é que essa tradição da noiva vestir branco ficou popular no século XVII com a rainha Vitória em seu casamento com o príncipe Albert (ambos ingleses). Na ocasião não era permitido que uma rainha fosse pedida em casamento, portanto diante de tal dificuldade a rainha apaixonada não pensou duas vezes e pediu seu primo príncipe Albert em casamento, o que foi bem curioso principalmente naquela época. Antes dessa ocasião a cor dos vestidos das noivas não era um pré requisito utilizar o branco e principalmente na idade média a grande maioria das noivas escolhia a cor que desejasse, sendo que uma das mais usadas era o vermelho.

Curiosas Histórias e Superstições Sobre Casamentos

O Buquê

Já como forma de prevenção e superstição, os antigos gregos e romanos tinham um costume na hora de montar o buquê da noiva – ele deveria ser formado por uma mistura de alho e ervas ou grãos, para que o alho afastasse os maus espíritos e as ervas ou grãos garantissem uma frutífera união ao casal. Porém na Polônia o costume era colocar açúcar no buquê da noiva e como num passe de mágicas acreditava que a esposa se manteria doce. Mas a tradição e superstição que perdura até os dias de hoje é a de que a mulher solteira que pegar o buquê quando a noiva jogá-lo certamente será a próxima a realizar um casamento.

Vida

Anel de Noivado e Aliança de Casamento

Tradicionalmente, o casal deve realizar uma cerimônia de noivado antes do ritual do matrimônio. A festa é uma celebração antiga, destinada a revelação do futuro casamento. O primeiro anel de noivado foi dado pelo Rei da Alemanha, Maximiliano I à Maria de Burgundy no ano de 1477. Até o século anterior não havia indícios de alianças de noivado ou alguma representação de compromisso através de alianças. A ideia de destinar um período de espera entre o noivado e o matrimônio foi indicada pelo Papa Inocente III, que declarou necessário realizar um período de preparação dos votos eternos.

Lendas

A Aliança

A palavra “aliança” significa pacto, união, compromisso, e simboliza esse elo que ambos desejam criar entre si. Já os primeiros indícios do uso da aliança no terceiro dedo da mão esquerda apareceram no século XI, como influência de uma crença cristã que acreditava que neste dedo havia uma veia que ia direto ao coração. Assim, desde então o ritual encanta apaixonados de todo o mundo independentemente da religião ou credo. Por fim, como toda noiva é sempre nervosa às vésperas do dia mais especial da sua vida, vai uma dica para acalmar os ânimos: comer coisas leves na semana anterior à data casamento, muitas frutas e legumes. Para dar ainda mais margem ao místico e sagrado, a mitologia romana revela que toda mulher deve colocar uma moeda no sapato antes de ir para o altar. O ritual, ou simpatia, promete tranquilidade e sucesso para o casal por toda a vida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *