Como Economizar Dinheiro no Casamento

O casamento é um momento muito especial na vida de qualquer pessoa, afinal se trata de uma grande mudança de vida, na qual se passa a dividir o teto com alguém a quem se ama. Muitos casais sonham em realizar uma cerimônia e uma festa para comemorar este dia, entretanto, nem todos têm recursos financeiros para fazer tudo da maneira que sempre sonhou.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ibUnJMI0Lyw[/youtube]

Pensando nos casais que querem realizar o sonho de se casar, mas gastando o mínimo possível preparamos algumas dicas especiais.

Gastos Com a Cerimônia Religiosa

Um casamento, mesmo que seja apenas no religioso, já traz alguns gastos.

  • Taxa da Igreja: Em primeiro lugar, é preciso verificar se a igreja cobra alguma taxa, geralmente as que cobram costumam variar o valor de acordo com o horário. Se for esse o caso, opte por um horário em que o valor seja menor, que é geralmente pela manhã. Além disso, esse horário ainda ajuda a economizar em outros aspectos, já que cerimônias durante o dia são mais simples e informais.
  • Decoração da Igreja: Flores costumam ser muito caras, e se você quiser economizar deve estar atento para esse aspecto. Em primeiro lugar, opte pelas flores da estação, pois como elas estarão crescendo em abundância e são mais fáceis de achar, consequentemente serão mais baratas.
  • Trajes dos Noivos: Uma parte que é também bastante cara da cerimônia são os trajes, principalmente da noiva. Para conseguir um bom preço na hora de alugar, o ideal é que os trajes dos noivos, pais, familiares, pajens e padrinhos sejam alugados no mesmo local. Quanto mais pessoas, melhores serão os descontos.

Gastos Com a Recepção

Se você não tem condições de arcar com as despesas de uma festa é melhor não fazer do que iniciar uma nova vida com dívidas. Porém, se você procura por opções para tornar a comemoração mais econômica, confira as nossas dicas.

Local da Festa: O aluguel do local da festa é um gasto que costuma comprometer uma boa parte do orçamento. Para economizar, veja se há a possibilidade de fazer a recepção na casa de um dos noivos ou de algum familiar ou amigo. É importante levar em consideração o número de convidados para que ninguém fique apertado. Algumas igrejas também costumam emprestar o salão para pequenas recepções.

Lembrancinhas e Decoração: Faça você mesmo as lembrancinhas e a decoração do ambiente. Tudo o que você puder, faça ao invés de comprar. Assim você estará economizando uma boa quantia. Peça ajuda a amigos e familiares e comece sempre a fazer tudo com bastante antecedência, deixar tudo para a última hora só vai ajudar a criar um clima de estresse.

Comes e Bebes: Pesquise muito antes de fechar negócio com fornecedores das comidas e bebidas. Lembre-se de que os buffets oferecem tudo pronto e, obviamente, cobram a mais por essa comodidade. Quem precisa economizar pode encontrar opções mais em conta, como pedir ajuda a um familiar que cozinhe bem ou contratar uma cozinheira, que fica bem mais em conta do que contratar buffets. Se a pessoa não der conta de fazer toda a comida, o que ela fizer já servirá para reduzir gastos.

Em relação às bebidas, procure por uma empresa que venda em modo consignado. Dessa forma, caso sobre algo você poderá devolver e irá pagar apenas pelo que os convidados consumirem. Pesquise bastante também para conseguir bons preços. Infelizmente não há outra maneira de economizar com as bebidas, a única saída seria não servir bebidas alcoólicas, que são as mais caras.

Tipo de Festa: Na hora de decidir o tipo de festa, leve em consideração o valor que vocês podem gastar. Você pode fazer um almoço, churrasco, jantar, coquetel, bolo com champagne. O estilo do casal influencia na escolha, geralmente casais mais descontraídos preferem um churrasco, por exemplo.

A Lista de Convidados

Se o intuito é realizar um casamento econômico, obviamente não será possível convidar muitas pessoas. Estipule um número e seja fiel a ele, se vocês começarem a abrir exceções para convidar fulano ou cicrano, acabarão estourando o orçamento. Infelizmente as pessoas não costumam ser compreensivas quando não são convidadas para um casamento, mas se você for pensar em todos acabará não fazendo nada.

Os noivos devem reunir os pais, irmãos e parentes mais próximos e explicar a situação, mostrando que não será possível convidar todos que gostariam. Isso deve ser feito para evitar que alguém insista para levar um amigo, por exemplo. Deixe claro que a preferência é para convidar as pessoas da família e os amigos mais próximos do casal.

Envie os convites com a quantidade exata de convites individuais e peça para que confirmem presença. Isso evita que apareçam convidados inesperados. Mas lembre-se de que mandar convite para uma família que tem 5 pessoas e chamar apenas 3 não é nada elegante, a menos que você não conheça o restante da família.

Filmagem e Fotografia

Todo mundo quer registrar os momentos importantes da vida, e no casamento isso não é diferente. Entretanto, contratar uma equipe de filmagem e fotografia é algo que não fica barato, sem contar que o álbum sairá bem caro também. Nossa sugestão para quem deseja economizar é de que a filmagem seja descartada. Hoje em dia as filmagens não estão mais sendo tão usadas em casamentos e o destaque fica para a fotografia.

Você pode contratar um fotógrafo profissional ou pedir que alguém da sua confiança registre os momentos. Nesse caso, é importante que seja alguém que tenha uma câmera que seja pelo menos semi profissional e que tenha sensibilidade para fotografar. A pessoa deve ser de confiança, pois se ela tirar apenas meia dúzia de fotos e for aproveitar a festa você perderá registros desse momento importante.

Hoje em dia também é possível encontrar pessoas que não são fotógrafos profissionais, mas que gostam e têm a fotografia como um hobby. Essas pessoas cobram valores bem menores e entregam as fotos em formato digital. Entretanto, verifique se ela realmente sabe fotografar e olhe trabalhos anteriores para não ter surpresas desagradáveis.

O casamento é um dos eventos mais importantes para muitas famílias, mas também um dos mais caros. Se você ainda não sabe, não se surpreenda com as contas: um casamento pode custar mais de R$ 20 mil bem facilmente, pois envolve diversas etapas que não são das mais baratas, mas vale a pena ao final.

Como economizar dinheiro no casamento

Como economizar dinheiro no casamento

As contas podem, contudo, ficar bem mais baixas, pois existem diversas formas de economizar dinheiro no casamento. Na hora da organização uma das dicas é optar por um vestido de noiva alugado e não comprado, já que pode diminuir a soma total em alguns zeros.
Na decoração, o uso de flores em locais específicos e mais pontuais, como apenas nas mesas e em algumas fileiras da igreja, pode ser ainda uma medida para diminuir o valor gasto na decoração.

 

Um valor ainda alto que pode ser cortado é a contratação de uma banda ao vivo. Você pode escolher um DJ, que irá custar bem menos e tocar as mesmas músicas que a banda iria tocar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *