Como Ajudar na Adaptação Escolar: Dicas Para Que Seu Filho se Ajuste à Escola

Você encontra em muitos dias da semana, especialmente na segunda-feira, seu filho começar o dia com lágrimas, ou talvez uma inexplicável dor de barriga. Não se preocupe, é comum para as crianças precisarem de um pouco mais de ajuda para se ajustarem no início das aulas.

Mas o que será que os pais podem fazer? Nesse artigo veremos algumas dicas sobre como os pais podem ajudar os filhos na adaptação escolar. 

Dicas Para Adaptação Escolar do Filho

1. Facilitar a ligação da criança com o professor

As crianças precisam transferir o foco do apego que tem de pais para seu professor, de modo a ficarem aptas para aprender a lição escolar. Se você perceber que seu filho não se sentir bem com o professor, entre em contato com ele imediatamente.

Apenas explique que você espera que ele possa fazer um esforço especial para fazer com que seu filho se sinta como se estivesse em casa. Qualquer professor experiente vai entender e dar uma atenção extra para aquela criança. 

2. Facilitar a Ligação Com as Outras Crianças

As crianças precisam sentir-se ligadas com pelo menos outra criança. Pergunte ao professor se ele notou que seu filho está se isolando dos outros alunos. Nesse caso, peça-lhe para convidar outras crianças a sentarem-se juntas de seu filho.

Se a criança não se sentir confortável em fazer amizade com outra de modo espontâneo, você sempre pode convidar a mãe com seu filho para tomar sorvete depois da escola, ou toda a família para jantar em sua casa à noite.

Você não precisa de nada muito sofisticado, e no final da refeição, as crianças vão correr ao redor da casa como se já fossem amigos há muito tempo. E, quem sabe? Talvez você e os pais da outra criança também possam iniciar uma boa amizade. 

3. Ensine ao seu filho uma maneira de ficar sem você durante um período do dia

Para muitas crianças, o maior desafio está em dizer adeus aos pais. Desenvolva um ritual de despedida, como um abraço e uma frase do tipo: “Eu te amo, você me ama, tenha um ótimo dia e eu vou vê-lo daqui a pouco.”

As crianças também podem levar um retrato dos pais colado em sua caixa de lápis, ou um símbolo como um coração de papel com um bilhete de amor, ou uma pedrinha que vocês tenham encontrados na praia juntos. Isto vai amenizar a saudade que elas vão sentir dos pais, pois terão algo de familiar junto delas, até o final da aula. 

4. Acalme os medos das crianças

A maior ansiedade escolar da criança é causada por preocupações e medos de que os adultos possam morrer ou desaparecer enquanto ela estiver na escola. Explique a criança que, naturalmente, as pessoas que se amam não gostam de despedida, mas ela também vai se divertir na escola e, você vai ficar absolutamente bem.

Além disso, o professor sempre pode contatar os pais a qualquer momento, e que seu amor será sempre dela, mesmo quando você não estiver por perto. Termine todas as conversas com a garantia “Você sabe que eu sempre vou voltar” para que ela possa repetir esse pensamento para ela própria, e não se preocupar. 

5. Ajude seu filho a rir de suas ansiedades e medos para que ele não tenha que chorar

A descontração é a forma de amenizar a ansiedade do seu filho, e de qualquer criança que esteja tendo uma adaptação escolar difícil, por sentir-se muito ansiosa ou temerosa com o que vai encontrar dentro da escola. Dê-lhe muitas oportunidades para rir quando for possível.

Se você dispõe de algum tempo para todas as manhãs brincar de um jogo de perseguição, em sua casa, por exemplo, que faça seu filho ficar feliz e rindo, você verá que a separação de você na escola vai ser bem mais suave. Alguns jogos que ajudam as crianças com a separação são:

A. “Por favor, não me deixe.” Quando você estiver lendo uma história infantil e ele começar a querer ficar fora de seu colo, puxe-o de volta para você e diga-lhe o quanto você o ama segurando ele. Mantenha a sua voz leve e divertida para que ele se sinta livre para se afastar, e voltar para você e pedindo-lhe para ficar.

O ponto alto deste jogo é mostrar a ele que na escola é o momento inverso. Em casa ele queria sair do colo e você ia apanhá-lo de volta, e agora ele deve querer ir para escola, porque mais tarde você também virá buscá-lo tal qual como vocês brincavam em casa.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=A-NMWCkmMQs[/youtube]

B. O jogo do Adeus. É uma versão simples de esconde-esconde que desencadeia um pouco de ansiedade de separação, apenas o suficiente para fazê-lo rir. Diga “Vamos brincar de esconder”, e então, se esconda atrás do sofá, ou da porta, apenas por um momento antes de gritar e abraçá-lo.

Diga “eu senti sua falta! deixe-me tentar de novo.” e se esconda novamente. Mais uma vez, saia do esconderijo antes que ele grita por você, o que deve levá-lo a rir, especialmente se você jogar como se fosse tola, o fazendo ganhar algumas vezes. Continue jogando, pois enquanto ele está rindo, suas ansiedades estão vindo à tona sobre o fato de ficar separado de você por um período.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=uqhg01yOhL4[/youtube]

6. Pergunte sempre como foi seu dia na escola

Comece o dia do seu filho com o aconchegando cinco minutos na cama ou no sofá, apenas dizendo que o ama. Certifique-se de que todos os dias depois da escola, quando vocês estão juntos em casa, você tem um tempo especial com o seu filho para saber tudo sobre o seu dia.

7. Esteja alerta para sinais sobre o que está preocupando seu filho.

Na maioria das vezes, as crianças ficam bem depois de algumas semanas. Mas, ocasionalmente, sua infelicidade pode indicar um problema mais grave: seu filho pode estar sendo intimidado, ou não consegue ver o quadro negro, ou não entende nada e tem medo de falar. Faça perguntas com calma sobre seu dia, ouça-o com atenção, e reflita sobre o que seu filho lhe diz.

Inicie conversas, lendo livros juntos sobre a escola, pois isso pode ser útil. Conte-lhe suas próprias histórias escolares positivas e garanta-lhe que vai se sentir como se estivesse em casa muito em breve.

Se você sentir um problema maior que não esteja conseguindo descobrir, é hora de chamar o professor e conversar francamente sobre o comportamento de seu filho na escola. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *