Como Celebrar um Casamento Evangélico?

O Casamento

Na Igreja Evangélica – ao contrário de outras igrejas – o casamento não é considerado como um sacramento, ou seja, um ato praticamente obrigatório e imposto por determinada religião, mas sim considerado uma instituição divina que é concebida para tornar explícito para a família e para toda a comunidade e sociedade a união do casal.

A celebração do casamento é realizada na forma de um ritual, onde o principal objetivo é o pedido de bênçãos ao novo casal. Nessa cerimônia também são realizadas algumas pregações e leituras, que podem servir como orientação e conselho para os noivos, mas isso pode acontecer desde o namoro, e os principais valores que são transmitidos pelos evangélicos tem base no respeito e na dignidade.

A cerimônia do casamento pode acontecer em um templo religioso, ou em um salão sem vínculo com a igreja, mas só terá validade para os evangélicos, se for celebrado por um pastor ou algum outro membro da igreja. Também é importante que os noivos façam um curso preparatório para o casamento. Os evangélicos não aconselham o casamento entre pessoas com religiões diferentes, mas também não o proíbem, apenas os alertam que podem haver problemas no futuro

Não existem muitas restrições quanto a cerimônia, mas na maioria das vezes o casal, ou o pastor fazem o uso de um roteiro de casamento. Para acordar todos os detalhes, costumam-se realizar reuniões com a pessoa que for celebrar, podendo também tirar possíveis dúvidas, sobre o que é ou não permitido incluir na cerimônia.

As músicas que são tocadas no casamento em geral seguem uma linha do movimento gospel, onde existem muitos louvores. Mas os noivos também podem optar por contratar corais, orquestras e bandas. Já os votos do casal, podem seguir uma linha mais tradicional, ou contar a historia dos noivos e prestar homenagens, sendo em geral um momento bastante emocionante da celebração.

Cerimonial de Casamento

Como já foi mencionado, é interessante que o pastor e os noivos tenham um roteiro em mãos, para que tudo saia da forma mais adequada possível, já que é um momento de muita alegria e felicidade para todos. Abaixo serão apresentados alguns fatores que devem ser levados em consideração nesse momento.

  • Duração da cerimônia: Em geral, a celebração do casamento não deve durar mais que uma hora. Por isso é interessante tentar encaixar tudo em 45 minutos, para que caso os noivos desejem fazer algo de diferente, ainda caiba dentro do ideal.
  • Músicas: Não existe uma regra específica, como foi dito acima, mas o ideal é escolher cerca de cinco músicas gospels ou que tenham a ver com o momento e com a historia do casal.
  • Pregação: Cada pastor geralmente já tem o tema e a marca característica de pregação, mas caso seja flexível e os noivos puderem opinar, é interessante ficar atento para se evitar assuntos muito constrangedores e polêmicos, como homossexualidade, divórcio, entre outros. O ideal é que se fale de amor, companheirismo e fé. A fala do celebrante deve durar em torno de quinze minutos, para que todos consigam acompanhar sem ficar cansativo.
  • Alianças: Esse é considerado o ponto mais bonito da celebração, e o noivo já pode estar com elas no bolso, ou uma daminha ou um pajem pode leva-la nesse momento. Cabe ao pastor dizer algumas palavras sobre a simbologia e a importância das mesmas. Nesse momento também acontece os votos dos noivos.
  • Troca das alianças: Nesse momento o pastor mostra as alianças para os convidados e ainda diz mais algumas palavras, em seguida se faz uma oração que abençoa esses itens, e as entrega aos noivos, que repetirão algumas falas do celebrante e finalmente trocaram as alianças.
  • Encerramento: Depois que as alianças são trocadas, cabe ao pastor conduzir o encerramento da celebração. Uma possibilidade é convidar os pais e padrinhos para perto do casal, e fazer uma oração todos juntos, e finalmente são proferidas as famosas frases “Eu vos declaro marido e mulher” e “Pode beijar a noiva”.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cerimônias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *