Dicas Contra o Stress no Casamento

Um homem e uma mulher, quando se apaixonam, desejam estar juntos em um relacionamento. Quando há amor os dias se tornam mais leves e felizes, porém, devemos ter os pés no chão, pois não existe relacionamento perfeito e não é porque você está do lado de quem você ama que irá viver em um mar de rosas.

Dizem que a felicidade plena não existe, e que na realidade vivemos momentos felizes. Essa descrição é muito verdadeira e se aplica aos relacionamentos. Mas é importante ficar atento quando os momentos ruins se tornam mais frequentes do que os felizes. Se você passou a ter mais brigas com o seu parceiro (a) do que momentos agradáveis é sinal de que vocês precisam buscar soluções para reduzir o stress no relacionamento.

Casal em Conflito

Casal em Conflito

Como Identificar Que o Relacionamento Não Vai Bem

Em primeiro lugar é preciso identificar se o seu relacionamento está mesmo passando por um momento de stress. Devemos levar em consideração que pequenas discussões são completamente comuns, mas já se tornam anormais quando viram rotina.

Se nos 7 dias da semana vocês têm situações de stress em pelo menos 3, é bom ligar o sinal de alerta. Ainda não se trata de um caso muito grave, mas você pode estar perto de viver uma situação insuportável. Se vocês brigam em 4 dias ou mais é preciso parar para entender o motivo de tanto desentendimento.

Os Dois Estão Estressados?

Quando um dos dois membros do casal começa a implicar com tudo acaba contaminando o outro, que se torna implicante também. Porém, há situações em que os dois começam a causar situações de stress igualmente.

O primeiro caminho é parar, calmamente, e chamar o outro para uma conversa. Um dos dois precisa ceder para o bem do relacionamento, ser orgulhoso (a) só irá atrapalhar as coisas. Se você ama o seu parceiro (a) precisa tomar uma atitude ou senão, em pouco tempo, o casamento ou namoro não irá resistir a tantos problemas.

Qual o Motivo do Stress?

É preciso observar se um dos dois, ou os dois, está passando por momentos difíceis em outra área da vida, que não seja a sentimental. Pode ser um problema no trabalho, com a família, com saúde ou qualquer outro tipo de situação que é capaz de alterar os ânimos de uma pessoa.

Se você começa a perceber que o seu parceiro (a) está chegando em casa estressado depois do trabalho, por exemplo, chame-o (a) para conversar. Mas sempre com muita calma, se a pessoa já está com os nervos a flor da pele falar de forma ríspida só irá piorar. Lembre-se que você está lidando com uma pessoa que você ama e, por isso, deve falar com todo o carinho e paciência.

Ofereça-se para solucionar o problema, se não for possível ajudar, apenas ao ouvir um desabafo do outro estará ajudando. Em um relacionamento, um deve ser cúmplice do outro e os dois devem estar juntos para o que der e vier. Um namoro ou casamento no qual cada um leva a sua vida, de forma individual, sem dividir as alegrias e os problemas, não é um relacionamento pleno.

Como Ajudar o Outro a Desestressar

Depois de sentar e conversar com o seu parceiro (a) sobre os motivos que estão deixando-o (a) estressado (a) é hora de ajudá-lo (a) a relaxar. Marque programas leves e divertidos nos finais de semana, como um passeio por um parque ou mesmo realizar alguma atividade esportiva. Nesse caso, até mesmo ficar em casa assistindo um filme pode ser agradável.

Se for possível, façam uma viagem de dois ou três dias, mas lembre-se de evitar pegar estrada em épocas em que o trânsito fica complicado. Se a ideia é relaxar, passar por situações estressantes irá piorar a situação.

Demonstre Todo o Seu Amor

Existe uma frase que diz: “Me ame quando eu menos merecer, pois é quando mais estarei precisando do seu amor.” E ela é completamente verdadeira, nós costumamos tratar com amor as pessoas apenas quando elas estão felizes e amáveis e acabamos nos esquecendo de demonstrar amor quando elas mais precisam, que é nos momentos complicados da vida.

Durante essa fase de estresse, dê todo o carinho e amor que o seu parceiro (a) merece. Faça pequenas surpresas, como comprar o doce preferido dele (a) ou preparar algo. Não é necessário gastar muito dinheiro para demonstrar amor, até mesmo um bilhetinho surpresa pode arrancar um sorriso de uma pessoa. Seja criativo (a) e encontre maneiras de surpreender quem você ama e dar a ele (a) um momento de relaxamento.

Quando o Stress do Relacionamento Não Passa

Se depois de fazer tudo o que podia para por fim a essa fase difícil do relacionamento você perceber que nada mudou, talvez seja hora de rever se o seu namoro ou casamento tem mesmo futuro. Por mais que um casal tenha se amado muito e tenha sido feliz por um período, é normal que um dia as coisas esfriem. Não há uma regra que diga que todo amor deva ser eterno, na vida as coisas acontecem alheias a nossa vontade.

Se você sentou com o seu parceiro (a), conversou, ofereceu apoio e ele (a) parece não reagir e mostrar que quer que tudo fique bem, pare e pense se ele (a) merece todo o seu esforço. Talvez seja a hora de por um ponto final no relacionamento e começar a pensar mais em você e no seu bem estar.

Se o melhor a fazer for terminar tudo, faça isso com dignidade, sendo honesto (a) com o outro. Pode ser que ele (a) peça uma segunda chance, nesse caso cabe a você decidir se vale a pena. Se houver amor e você sentir nele (a) uma real vontade de mudar, pode ser que valha a pena. Mas ninguém poderá decidir isso por você. É a sua vida e a sua felicidade que estão em jogo, por isso não deixe que ela vá embora e nem sacrifique-a por algo que não vale a pena.

Dizem que viver é difícil, mas conviver com o outro é mais difícil ainda, mas por quê?

É simples, quando moramos sozinhos, ou com nossos pais estamos acostumados a viver do nosso jeito, com nossas bagunças, arrumações e nossos horários, tendo tudo na mão no momento que desejamos, e quando nos casamos temos que aprender a aceitar a diferença “do outro’, que não é fácil, já que nós seres humanos somo críticos de natureza, e muitas vezes nos irritamos com muita facilidade ainda mais com as manias do cônjuge.

Juntos

Mas como casar e não estressar com o outro?
A sabedoria vem com a idade, e primeiro temos que saber de onde vem nosso stress para depois reverte-lo e não acabar com o casamento.

Origem do Stress

Como sabemos o stress é um desequilíbrio entre nossa mente e nosso corpo, que ocorre quando estamos nos adaptando à mudanças e pressões externas e internas.

Muitas vezes a mania do marido deitar no sofá com tênis, ou deixar levantada a tampa da privada irrita muito as mulheres, assim como a mulher atrasar o almoço ou gastar um pouco demais irrita o homem.
Para que o enlace matrimonial seja verdadeiro, devemos nos doar por completo para o outro, deve haver laços de amor e reciprocidade,

Estressei-me com o Cônjuge o que Faço?

Simples, sente e converse, é o correto em todos os casos. Através da conversa enxergamos o que estamos fazendo de errado dentro do casamento, e um pode ajudar ao outro para mudar os pontos críticos e melhorar a vida conjugal.

Para que a esposa não fique sobrecarregada, o marido deve sempre ajudá-la, perguntá-la como está, e a esposa não deve ser egoísta, dizendo sempre que “só ela faz as coisas, que está cansada de arrumar a casa, de cuidar das crianças”, a esposa deve entender que o marido também se cansa durante o dia, que o trabalho o esgota também, e que merece sossego e descanso ao chegar em casa.

Brigas

Nunca guarde raiva ou rancor do marido ou da esposa, resolva no mesmo momento algo que esteja te irritando e trazendo desconforto.
Reserve para o casal um dia na semana, para conversar, distrair e sair da rotina diária.

Nunca Faça!

Gritar, berrar, espernear, sempre é mal visto, por isso evite gritar, a vizinhança não precisa saber que vocês estão se desentendendo, não reclame para seus pais, eles sempre dirão: “falei para não casar”, ou “ah, deixa que vou me entender com ele (a)”, essas coisas podem piorar a situação, sogro e sogra se metendo na relação dos filhos casados nunca traz bons resultados para o casamento.

Conversar

Essas atitudes são falta de respeito com o outro, e em um relacionamento devemos respeitar para sermos respeitados.
Cuidado sempre com as palavras, palavras ditas não tem como ser retiradas, e podem magoar muito a pessoas que amamos. O casal deve se esforçar para Vencer a Crise

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vida a Dois

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *