O convite de casamento é o primeiro contato dos seus amados convidados com o que será realizado em seu grande dia, por isso ele possui uma importância imprescindível, pois ele deve remeter a personalidade tanto do casal como da festa, para que fique na memória de seus convidados aquele convite tão especial. É importante ressaltar que os convidados devem se sentir especiais nesse momento, pois eles realmente são, foram lembrados pelo casal para participaram juntamente com eles no dia mais especial de suas vidas, esse convite então deve lembrar ao convidado que sim, ele é especial. Além disso o convite também irá criar expectativas para o grande dia, ele deixará aquela primeira impressão de como será o seu casamento e sua festa.
Escolha o Estilo do Convite
Antigamente a maioria dos convites de casamento eram bem parecidos, mudava-se um pouco o tipo de papel e fonte, mas em sua maioria seguiam um padrão. Hoje em dia a maioria dos noivos preferem dar um toque especial na escolha do convite, e as opções presentes no mercado são enormes. Você pode ir desde os mais básicos até convites extremamente elaborados, alguns convites hoje em dia não são somente o papel, acompanham algumas lembrancinhas, outros com chocolate, uma flor, enfim, as opções são milhares.
O primeiro passo para a escolha do convite é saber o quanto você quer investir nesse detalhe do casamento, se você está disposto a gastar mais ou menos, a partir disso, você pode visitar os especialistas em sua cidade para começar a fazer um orçamento e conhecer propostas, pois a maioria deles possui um acervo com ideias para o convite. Se você pretende fazer uma coisa mais pessoal, basta modelar como queria o convite e passar para o profissional, que irá lhe dizer em quanto ficaria esse trabalho, além de que ele também pode dar dicas para que no fim o seu convite saia o mais bonito possível.
O convite deve tentar traduzir um pouco da sua festa, por exemplo, se será um casamento mais tradicional ele geralmente vira com letras manuscritas, as iniciais dos noivos. Já um casamento mais despojado contará com fontes mais alternativas, alguns contam com desenhos, etc. O papel também é um detalhe muito importante, e merece uma atenção especial, para escolher o papel que você gostaria, tente tocar em diferentes texturas, há no mercado papel mais brilhante, mais áspero, outros mais macios, cintilante, alguns mais encorpados outros mais finos, enfim, toque no papel e veja qual sensação ele passa a você.
Um outro detalhe importante é o tipo de impressão, há diversas opções, algumas dela trazem um relevo outras são mais simples. A impressão relevo americano, utiliza pó incolor misturado a tinta, o convite fica por algum tempo numa estufa, o que causará um efeito brilhante na letra exposta nele. A impressão relevo seco é feita a partir da pressão no papel, já a chamada Hot Stamping é feita com uma película metálica, que quando aquecida adere ao papel do convite, geralmente ela é usada nas iniciais dos noivos, além dessas há outras diversas impressões, como serigrafia e a impressão Off Set.
Lembre-se que o convite deve apresentar algumas informações essenciais, e que não há a necessidade de um texto muito grande, o principal que deve aparecer no convite são: O nome dos noivos, a data, horário, local com endereço do casamento, e também há algumas coisas opcionais como o nome dos pais, alguma frase romântica, versículo da bíblia que é muito comum, trecho de uma música que combine com o casal, o convite pode ainda conter um monograma ou algum símbolo. Mas uma das questões mais importantes é a escolha da fonte.
Escolhendo a Fonte
Primeiro de tudo você deve ter em mente que seu convite deve ter uma fonte legível, e a sugestão é tentar optar por coisas mais simples, que possibilitem a todos os convidados facilidade na hora de ler. A letra presente no convite será uma das principais ditadoras da identidade visual do seu casamento, pois ela pode ser mais clássica, mais divertida, mais despojada ou séria.
Os casamentos clássicos geralmente carregam fontes tradicionais, com letras bem desenhadas. Algumas opções que podem ser usadas nesse tipo de casamento são
- Great Vibes
- Janda
- As long as you love me
- Champignon
- Als Script
- Lovers Quarrel.
- Brannboll Fet
- CAC Champagne
- Freebooter Script
- Karine Aime Les Chocolats
- Learning Curve
- Mademoiselle Camille
- Maratre
- Mardian
- Respective Slanted
- latine
- Aubrey Nilland
- Weekdays Roman Slant
Para um casamento ao mesmo tempo clássico porém mais romântico, há algumas outras fontes que combinam mais, como as listadas abaixo.
- Parisiene
- Stalemate
- KG
- Somebody that I used to Know
- La Belle Aurore
- Montez
- Halo Handletter
- Anacondas
- Cardinal
- Ecolier
- Fontleroy Brown
- Jasmine Reminiscentse
- Karine Aime Les Chocolats
- Learning Curve
- Little Days
- MF Queen Leela
- Alura
- Regency
- Mirella
- Great Vibes
- Channel Family
- MTF JanaG
- Ragamuffin
Já para os casamentos mais despojados e divertidos, recomenda-se que use fontes sem serifa, ou seja, sem aqueles traçados finos nos finais das astes das letras, sendo alguns exemplos as fontes colocadas abaixo.
- Arial
- Arial Black
- Alegre Sans
- Tall Dark and Handsome
- Headline
- Yellow Peas e Nue
- Traveling Typewriter
- Pompiere
- Neoteric
- Matchbook
- Fragment Core
- Fontleroy Brown
- Bellerose
- Archistico
- Bira
- Nue
- St Transmission
- Yellow Peas
- Regencie
- Revolution
- Aovel Sans
- copperplate gothic
- georgia
- bookman antiqua
Além dessas fontes, você poderá encontrar outras com esse estilo mais clássico, por isso é importante analisar bem cada uma delas, se elas são legíveis e irão deixar o convite bonito no final, sendo essas apenas uma pequena parcela possível, porém elas também são bastante usadas em convites de casamento, dessa forma sabe-se que terão um visual bonito no produto final. Algumas opções conseguem deixar o seu convite ainda mais pessoal, como por exemplo a contratação de um calígrafo para que ele escreve a mão algumas partes, ou até o convite todo.
Após decidir a fonte, você deve imprimir o texto no papel escolhido, muitas vezes haverá algum problema, como achar que a fonte não combinou com o papel, ou a impressão não era daquela forma, enfim, por isso é muito importante fazer algumas impressões em teste. Alguns noivos podem optar por mais de uma fonte, por exemplo uma somente para o nome dos noivos, e outa para os outros escritos, tudo depende do estilo que você pretende passar. Após a escolha de todos esses detalhes o seu convite está quase pronto, falta o toque final. O toque final se refere ao “enfeite” que irá fechar o convite, pode ser um simples envelope, alguns optam por uma fita de cetim, os mais clássicos preferem suas iniciais estampadas na cera quente, outros trazem um pingente para tornar ainda mais especial. Além disso, a possibilidade de envelopes é enorme, eles podem vir em papel simples ou estampado, com uma fita ou somente o envelope.
Algumas pessoas que pretendem refletir realmente o seu casamento no convite, façam eles bastante temáticos, por exemplo um casamento na praia pode utilizar de um envelope em cor de areia, uma conchinha para fechar o envelope. Já um casamento mais “rústico”, traz uma fonte mais divertida e pode ser um convite feito de diversas maneiras, vir em um saquinho simples, algumas vezes se parecer com um anúncio. Os convites minimalista geralmente são em tamanho pequeno e possuem o texto pequeno também.
Porque será que toda vez que eu te vejoMeu coração logo começa a palpitar?Eu sei que todo amor é fruto de um desejoQue derepente pode se manifestarMe sinto em casa, no teu colo agarradinhoA paz invade de uma vez meu coraçãoÉ impossível dizer não pro seu carinhoEu sinto cada dia mais essa paixãoSentimento que me faz andar em sua direçãoLegendaPorque será que toda vez que eu te vejoMeu corpo treme falta a respiração?Me da vontade de roubar a quele beijo q deixa nosso corpo em erupção !!!!