Não é fácil adaptar todas as músicas durante o cerimonial religioso, encaixar os estilos corretos de acordo com os momentos da cerimônia, o principal em uma organização musical é ter a preocupação de valorizar cada momento de acordo com o que esta ocorrendo.
Para quem pode fica muito grandioso, de muito bom gosto e de muita personalidade, para que seja contratada uma orquestra, vários aspectos teriam que ser analisados pelo coral que será contratado, como é a acústica do local, se será em local totalmente aberto, se for dentro de uma igreja e se a mesma é grande, pequena, se haverá muitos convidados, quantos seriam quanto estaria disponível para o acerto de coral e músicos.
Quando já estiver definido coral e músicos, terão que classificar as músicas, em geral é tocado em torno de 5 a 10 músicas, variando muito de acordo com o cerimonial e também com as regras que a igreja impõe.
Geralmente inicia-se o musical com a entrada dos padrinhos; a entrada do noivo; entrada das floristas e pajens; clarins e clarinada anunciando a chegada da noiva; entrada da noiva; pajens trazendo as alianças; benção das alianças; assinaturas; cumprimentos e a saída.