Como é bom planejar o dia do casamento! Na verdade, isso não é uma tarefa tão fácil assim. Para muitos homens e mulheres a missão é quase que impossível: é preciso às vezes horas e horas do dia para programar tudo em um dia só, levando em conta o número de convidados, convites, local onde será realizada a festa e muitos outros problemas que envolvem uma simples união. Mais difícil do que fazer todo esse planejamento, é saber o quanto se irá gastar. Muita gente quer fazer uma festa daquelas de entrar para a história, mas o investimento também não pode ser monstruoso. Saiba como fazer um casamento bom e sem gastar demais!
Morando Junto
Muitos casais pensam que é muito mais caro escolher morar junto do que programar uma festa de casamento. Na verdade, organizar a festa e a cerimônia pode custar o equivalente a um apartamento novo ou até mesmo mais caro. Por isso, mesmo que você queira fazer aquela festa marcante, você vai investir bem mais no ato de casar do que na vontade de ir morar junto com a pessoa amada. É preciso pesar as questões em ordem de importância. Vale mais a pena economizar ou sair gastando tudo em apenas uma simples cerimônia de casamento? Adquirir um apartamento pós-casório é mais importante do que a festa em si? Pense bem antes de tirar o dinheiro do bolso.
Festas que Custam Menos
O pior de todos os investimentos para um casamento é escolher o local. Só para realizar o casamento, muito espaços próprios cobram o equivalente a um aluguel de apartamento. Essa cobrança toda também envolve as igrejas que costumam fazer um preço bastante salgado para os noivos, incluindo toda a decoração do local. Por isso, para quem está super afim de economizar, basta dar uma olhada nos exemplos de festa que vão valer o investimento, até mesmo por serem bem mais baratas.
1. Casamento ao Ar Livre
Quem gosta da natureza e especialmente do dinheiro em seu bolso, pode optar por uma festa ao ar livre, em um local cheio de árvores e que dê para fazer uma decoração bem mais em conta. Existem casamentos feitos em jardins e quintais que vão valer bem mais a pena, dignos de filmes hollywoodianos. Então, para quê gastar tanto por um espaço fechado se você pode ter um casamento à lá Crepúsculo?
Um dos pontos mais interessantes da cerimônia ao ar livre é que ela é feita de dia ou de tarde, o que implica gastar menos com bebida e comida. As pessoas costumam beber menos enquanto a luz do sol estiver sob o céu. Por isso, escolha um dia em que não vá chover e chame todos os convidados para apreciar uma brisa em um sítio, por exemplo. As festas ao ar livre costumam custar em torno de oito mil reais. Bem abaixo do que as igrejas e casas de festa costumam cobrar!
2. Casório em Casa
Muitos acham que um casamento dentro de casa não vai marcar a história da sua vida. Na verdade, quando tudo é bem feito, com certeza vai ficar na mente de todos os convidados. Neste caso, você não vai gastar nada com o aluguel de um espaço próprio para casamentos e muito menos vai investir pesado em decoração. Em casa, tudo pode ser feito por você mesmo: o investimento vai ser barato e o casamento vai valer super a pena! Os convidados e familiares costumam ficar mais a vontade dentro de um ambiente mais conhecido, além de ser uma ideia super inovadora. Se você tiver a sorte de ter um artista na família, agradeça aos céus: é ele mesmo que vai cuidar da sua decoração. Uma festa dentro de casa poderá custar em tono de 10 mil reais, somente um pouco mais do que as festas ao ar livre.
3. Festa no Restaurante
Alugar um restaurante para um dia, apenas para um casamento, é a opção mais cara dentro todas. Somente pelo fato de ter que pagar pelo espaço, o investimento já sobe um pouco. Mesmo assim, é um dos locais em que mais se vale a pena investir, já que é o que fica mais barato dentre todas as opções que se tem.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=RtnIaSjuHGs[/youtube]
A vantagem de se usar um restaurante é que se economiza com móveis, talheres, iluminação e decoração como um todo. O próprio espaço já vai incluir tudo isso no preço. Além do que, a comida vai estar lá para quem quiser, economizando os gastos com os serventes, por exemplo. Dependendo do dia e horário, os custos podem varias bastante. Porém, o preço máximo para tal escolhe é de R$ 20 mil. Dependendo do local, o casal nem paga o aluguel e precisa se preocupar mais com os elementos externos como vestido, convites, música, lembrancinha para os convidados e um mestre de cerimônias.
Dicas Para Gastar Menos
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=SsF4_vhADJU[/youtube]
- – Escolha um lugar bom, mas sem fama para realizar a festa do seu casamento. Um espaço conhecido costuma custar mais de 30 mil reais a diária.
- – Avalie se há a necessidade de filmar e fotografar o casamento. Veja se tem um amigo que pode fazer o serviço. Os dois podem custar até 15 mil reais. Escolha o que for mais importante como método de registro do casamento.
- – Tente botar a criatividade para funcionar e faça você mesmo os convites e as lembrancinhas para os convidados. Use programas da internet e a sua habilidade manual para confecciona-los.
- – Tente escolher as flores da estação que são mais baratas. Substitua as velas pelas pétalas das flores e use elementos decorativos mais baratos. Os convidados não vão prestar muita atenção na decoração, pode confiar.
- – Prefira uma capelinha simples a uma igreja. As igrejas grandes costumam cobrar fortunas para realizar uma simples cerimônia.
Escrito por Jéssica Monteiro da Silva