Preparar um casamento com direitos a cerimônia religiosa e festa não é uma tarefa simples. Afinal são vários detalhes que precisam ser definidos. Quem está com um orçamento mais alto, pode pagar pelos serviços de um organizador de casamentos, que irá resolver grande parte das coisas. Entretanto, quem não pode arcar com este tipo de despesa precisa recorrer a ajuda dos familiares.
Para te ajudar a organizar o seu casamento contando com a ajuda de pessoas da sua família sem nenhum tipo de estresse, confira as nossas dicas.
Faça Uma Lista Com Tudo o Que Precisa Ser Feito
Uma noiva precisa de uma ferramenta para se organizar, que pode ser uma agenda, para as mais tradicionais, ou um aplicativo, para as mais modernas. A forma que você irá usar não importa, o importante é que seja eficiente para a sua realidade.
Antes de pedir ajuda, você precisa saber exatamente no que você quer que te ajudem. Se é fazendo lembrancinhas, doces, marcando horário com buffets, buscando salões de festa, etc. Assim você poderá seguir para o próximo passo.
Reúna Todos os Familiares
Reúna todos os familiares que estejam dispostos a ajudar. Deixe claro que todos são livres para ajudarem ou não. Isso evita que pessoas que não estejam realmente dispostas a ajudar se comprometam e acabem abandonando as atividades pela metade.
A quantidade de pessoas para te ajudar irá depender da quantidade de coisas que precisam ser feitas. Isso varia porque muitas noivas acabam comprando alguns detalhes prontos, como: enfeites de mesa, lembrancinhas, detalhes dos convites, etc.
A Última Palavra Sempre Deve Ser da Noiva
É importante deixar claro que a ajuda é muito bem vinda e que você está muito feliz com a boa vontade de todos, entretanto, apenas você pode tomar decisões, já que se trata do seu dia.
A noiva deve deixar isso claro para que não aconteça nenhum tipo de desentendimento e ninguém queira sair mandando em detalhes que só dizem respeito a ela e ao noivo. É importante ressaltar que isso deve ser dito com cuidado, para que ninguém se magoe. Afinal os familiares ofereceram ajuda com boa vontade e você não pode tratá-los com ingratidão.
Tenha o cuidado de deixar isso claro principalmente para a sua mãe e sua sogra, que são as pessoas que mais costumam querer ajudar. Em muitos casos, elas pensam que estão fazendo algo bom, mas, na verdade, estão tirando o espaço da noiva.
A Delegação das Tarefas
Na hora de delegar as tarefas, um detalhe fundamental é saber das habilidades de cada uma das pessoas dispostas a ajudar. Por exemplo, se fulana tem facilidade com trabalhos manuais, o mais inteligente é pedir que ela faça atividades que explorem isso.
Dependendo da quantidade de pessoas, crie grupos divididos por atividades, como, por exemplo: os responsáveis pelos doces, os responsáveis pelas lembrancinhas, pela entrega dos convites, etc.
A Importância da Comunicação Entre Todos
É preciso definir um meio de comunicação eficiente entre todos. Verifique com as pessoas qual é a melhor forma para que todos possam de comunicar, as opções mais práticas são: grupo no Facebook, grupo no Whatsapp e e-mail. Assim, todos poderão se comunicar entre si e com a noiva com facilidade.
Uma dica é evitar tratar de outros assuntos no grupo para não prejudicar a organização. Como se trata de pessoas da mesma família e com vários assuntos em comum não é difícil de isso acontecer. Entretanto, nesse momento todos devem ter bom senso e se lembrar de que o assunto principal deve ser o casamento e as atividades designadas a cada um.
Faça Reuniões Periódicas
O ideal é que as preparações se iniciem um ano antes da data, mas se isso não for possível, que seja pelo menos 6 meses antes, para que tudo seja planejado com calma e tudo ocorra como a noiva sonhou.
Por mais que vocês mantenham contato direto pela internet, é bom fazer reuniões a cada um mês, por exemplo, para que todos possam tirar dúvidas, trocar informações, etc. Aproveite um domingo e reúna seus familiares em um almoço. Afinal, todos estão empenhados na realização do casamento, mas também merecem momentos de relaxamento.
Aproveite o Momento de União
Este tipo de evento costuma unir as pessoas de uma mesma família. Neste caso, essa união se dará de maneira ainda mais intensa, já que todos estarão trabalhando em prol da realização do casamento.
Aproveite para passar momentos especiais ao lado dos seus familiares e incentive todos a fazerem o mesmo. Esta tarefa não precisa ser tensa e cansativa, todos podem se divertir enquanto pensam em tudo.
Certamente, no futuro, você irá se lembrar com carinho do seu casamento e de todos os preparativos feitos ao lado de pessoas tão especiais na sua vida. Tudo o que vocês irão viver juntos são experiências que não terão preço e que nenhuma comodidade conseguida com a contratação de um organizador de casamentos irá pagar.
A Gratidão
Depois que tudo passar, não se esqueça de agradecer a cada um dos seus familiares que te ajudou a realizar este evento tão especial. O agradecimento pode ser feito após o casamento, já que antes a noiva estará ocupada também com todos os preparativos.
Este agradecimento pode ser feito de muitas formas, como: um almoço com todos os envolvidos, envio de um cartão para cada um ou de qualquer outro jeito que você julgar especial e que esteja ao seu alcance.
Muitas pessoas acabam recorrendo a presentes como forma de agradecimento, mas não podemos nos esquecer de que a noiva acabou de realizar uma festa e teve muitos gastos. Portanto, não gaste o que não puder. Seus familiares te ajudaram porque gostam de você e certamente não o fizeram esperando nada em troca, o que você irá fazer é um agrado para demonstrar sua gratidão.
A noiva que preferir, poderá fazer esse agradecimento em público, na festa do casamento. Se você quiser fazer isso, não se esqueça de escrever o nome de todos que ajudaram para não se esquecer de ninguém.
Os especialistas em eventos de casamentos sempre aconselham aos noivos que não tentem tomar todas a providências relativas ao enlace matrimonial sozinhos, pois são vários detalhes e eles podem acabar ficando muito cansados ou estressados.
Por outro lado, devem saber dosar a ajuda de parentes ou familiares, para que eles não acabem se intrometendo demais nas atitudes que os noivos devem tomar.
Para que não existam conflitos entre os membros da família que querem participar, uma boa opção é contratar mão de obra especializada, para tirar a responsabilidade dos familiares. Porém, os consultores de eventos advertem que o casal deve tomar muito cuidado na escolha dos fornecedores, para que não hajam imprevistos na preparação da celebração do casamento.
O mais indicado é escolher esses profissionais por indicações de amigos ou parentes que já tenham usufruído de seus serviços e tenham ficado satisfeitos. Além disso tudo, o que for acertado com eles deve ficar registrado em um contrato por escrito, para evitar futuros problemas.