Depois de longos 27 anos de noivado, o arquiteto José Luiz Navarro e o aposentado Miguel Ângelo Calefato, o primeiro com 54 e o segundo com 65 anos de idade entram para a história como sendo o primeiro casal de homossexuais a legalizar sua união de acordo com a lei recentemente aprovada e que permite a casais do mesmo sexo oficializar legalmente essas uniões no território argentino.
O Tradicional Sim
O casal disse o sim no registro civil da cidade de Frias na província de Santiago del Estero, que se localiza no noroeste da Argentina e assim com José Luiz e Miguel Angel a Argentina tem primeiro casamento gay se tornando o primeiro casal a fazer valer a lei recentemente aprovada pelo Senado e sancionada por Cristina Kirchner. Ao diário, local El Liberal Navarro se pronunciou dizendo que os preconceitos devem ser derrubados com respeito.
Presente de Lua de Mel
O casal, entretanto ainda não aceitou presente de lua de mel prometido pelo México ao casal gay que primeiro tornasse sua união oficial na Argentina. Essa atitude mexicana seria uma demonstração de que estão apoiando as reformas que vieram tornar legal o casamento entre pessoas do mesmo sexo no país sul-americano. Para Navarro a oferta de um prêmio neste caso parece superficial demais diante do significado que tem um casamento desses que a anos vem sendo esperado, e ninguém pensa em casar para ser premiado por isso. Além do que, ele diz não saber se a oferta desse prêmio é uma medida correta.
Lei do Casamento Igualitário
Na Argentina a reforma do Código Civil foi aprovada após 15 horas de debates acalorados no Senado, isso aconteceu no dia 15 de julho. Agora no país latino-americano todos os gays e lésbicas tem direitos legais não somente em termos de responsabilidade como também as proteções que tem os casais heterossexuais e com isso adquiriram a possibilidade não só de herdar os bens um do outro como também podem adotar crianças como qualquer outro casal.
A Igreja
Na Argentina a Igreja Católica Romana não só rechaçou o fato de essa lei ter sido aprovada como também vem mobilizando os fiéis a rejeitarem tal medida. Mas parece que essa batalha já está ganha, pois são muitos os pedidos de casamentos entre homossexuais que vem acontecendo em inúmeros registros civis naquele país.
Casamento na Capital
Logo após o casamento em Santiago del Estero, outro casamento gay aconteceu só que desta vez foi na capital, com a união do ator Ernesto Larrese e do empresário artístico Alejandro Vanelli. Nas províncias de Santa Fé, de Mendonza e de Córdoba já existem registros de pedidos de casamento entre pessoas do mesmo sexo e a tendência é de que estes pedidos aumentem.