Como Manter um Romance no Trabalho Com Discrição

Os romances no trabalho nunca foram vistos com bons olhos pelas chefias e lideranças nas organizações. Tal fato deve-se sobretudos aos profissionais enamorados, se envolverem no momento em que deveriam estar em seus cargos produzindo para a empresa na qual trabalham. Neste artigo veremos como dois funcionários que estejam interessados um no outro podem se relacionar de maneira discreta no trabalho.

Maneiras Discretas de Namorar no Ambiente Profissional

Os romances nos locais de trabalho se não forem discretos, podem causar problemas tanto para os chefes, quanto para os profissionais que estejam mantendo o romance.  Encontrar alguém interessante no ambiente profissional pode ser muito bom para sua vida amorosa, mas pode ser um grande em sua carreira profissional.

Seja Discreto

Seja Discreto

Embora a maioria das pessoas saiba que devem evitar um romance no escritório, às vezes a paixão pelo outro pode ser incontrolável. Se o funcionário se encontra em um relacionamento com um colega de trabalho, um subordinado ou seu chefe, estas regras abaixo podem ajudar a minimizar o impacto sobre a sua carreira.

Regras Para Manter um Romance no Trabalho

1. O profissional deve ser discreto: com os sites de relacionamento e as redes sociais exibidas amplamente no mundo virtual, incentivando as pessoas a deixarem seu mundo transparecer para os outros em seus momentos mais íntimos, a discrição pode ser uma qualidade não muito apreciada pela grande maioria.

Quando se trata de um romance no local de trabalho, é muito melhor manter o relacionamento privado do que exibi-lo para todas as pessoas dentro do local de trabalho. Isso não significa que o funcionário deve mentir para os outros sobre este assunto. Deve apenas não sair falando para os colegas de trabalho, para que todos possam tomar conhecimento e dar palpites na relação.

2. O profissional deve definir regras e sempre ter um plano de saída, caso haja algum problema com ele: O funcionário deve se certificar de que ele/ela e seu parceiro/a estejam próximos um do outro se algo acontecer. Ele deve decidir como vai proceder com o seu relacionamento, se porventura todos do escritório vierem, a saber. Também deve descobrir como você vai lidar com a situação, se o seu relacionamento não tiver êxito.

3. O profissional deve ser honesto com os outros: a honestidade é, obviamente, importante em qualquer relacionamento, mas a desonestidade pode piorar ainda mais a amargura que muitas vezes acompanha o fim de um romance. O ideal é que o casal não acabe seu relacionamento amoroso em condições ruins, principalmente porque eles vão ter que se verem regularmente.

4. O profissional não deve deixar que seus sentimentos atrapalhem o seu crescimento no trabalho: isso pode demandar um pouco de esforço, principalmente se o funcionário/a estiver apaixonado pelo outro/a, mas se seus sentimentos e o dele estiverem influenciando os dois a cumprirem normalmente suas tarefas de trabalho, então eles devem fazer uma avaliação criteriosa de sua relação, e se não houver outra maneira, considerar a possibilidade de procurar um novo romance ou outro local para trabalhar.

5. O funcionário que deseja manter um romance no local de trabalho deve tentar o mais que puder ficar dentro das leis, que regem as relações interpessoais no ambiente profissional: os termos como assédio sexual são desagradáveis para todos os envolvidos. O profissional envolvido no caso amoroso deve estar ciente do que constitui um assédio sexual, e evitar fazer qualquer coisa que possa contribuir para essas acusações.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Zypk2W3MOQM[/youtube]

Como Gerenciar um Romance no Ambiente Profissional

Segundo especialistas em relacionamentos interpessoais no ambiente profissional, a melhor abordagem para um romance no trabalho é, provavelmente, evitá-lo tanto quanto possível. A maioria dos casos de amor no local de trabalho sempre deixa um rastro de ressentimentos, mágoas, além de promover uma quebra nas relações de trabalho das duas pessoas envolvidas.

Mas se os funcionários acreditarem que tenham encontrado o verdadeiro amor de suas vidas na sala ao lado, o conselho é mantê-lo discreto o mais que puderem. Então, aqui estão mais sugestões para que o profissional consiga gerir a situação da melhor maneira possível, minimizando os possíveis problemas que um caso amoroso dentro do escritório poderia causar.

  • O profissional não deve supor que ele tem um manto de invisibilidade.

Por alguma estranha razão, as pessoas quando estão apaixonadas acreditam que ninguém vai notar a intensa atração que existe entre eles. Mas, isso nunca é verdade.

  • O profissional deve resistir ao impulso de falar sobre seu relacionamento amoroso para todas as pessoas do ambiente profissional.

Ele pode ter um desejo incontrolável de anunciar que encontrou sua alma gêmea perfeita ou que você está namorando dentro da instituição empresarial. Mas deve controlar a vontade de falar para todos os colegas de trabalho sobre sua vida amorosa. Isso só vai alimentar a maledicência e fofoca em seu local de trabalho. Este é um assunto que só interessa as pessoas diretamente envolvidas.

Reaja aos Impulsos

Reaja aos Impulsos

  • O profissional deve ter a noção de que todo mundo provavelmente vai saber de qualquer maneira.

Mesmo se o profissional conseguir manter a boca fechada, as pessoas vão encontrar alguma forma de saber o que está acontecendo com ele. Os colegas de trabalho parecem ser telepáticos sobre esses assuntos. Assim, o funcionário deve saber que a qualquer momento, se não tomar os devidos cuidados, que o seu romance será de conhecimento público.

  • O profissional não deve deixar que seu chefe saiba sobre seu romance no local de trabalho.

O funcionário não vai querer anunciar o seu novo interesse amoroso nem para os colegas, nem para seu chefe, e deve evitar a todo custo que ele seja surpreendido com a notícia. Porém, se a outra pessoa com quem ele está se relacionando é próxima de alguém da chefia, então seu gerente precisa saber, antes que a noticia se espalhe. Neste caso, o profissional deve explicar e deixar claro para sua chefia direta que não permitirá que sua relação amorosa interfira em sua relação de trabalho.

  • Mas se o profissional for o chefe. . .

No mundo das relações do ambiente profissional para a maioria dos gestores, namorar um empregado é um grande erro que eles evitam o mais que podem cometer. É impossível objetivamente supervisionar e avaliar o trabalho uma pessoa com quem a está tendo um romance. Os romances de colega de trabalho, muitas vezes criam um desconforto e no ambiente profissional, mas a relação amorosa entre um/uma gerente e seu subordinado/a pode criar problemas ainda mais graves, destruindo a carreira de ambos, por isso todo cuidado é pouco, nesse caso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *