Casamentos gregos são os mais inesquecíveis. Quem tem a sorte de presenciar o ritual belíssimo no qual os gregos se casam não o esquece nunca. O casamento grego é lembrado principalmente pelo festejo, com dança e muita música, que demonstram a felicidade do casal em celebrar a sua união e a alegria dos convidados em celebrar juntos. Toda a beleza do casamento grego vem de tradições antigas.
Assim como os casamentos na Índia, os gregos também eram feitos com acordos entre famílias. E como de praxe, era a família da noiva que pagava um dote, sendo que os amigos do casal também podiam ajudar, colocando dinheiro na cama deles para as despesas do futuro. Janeiro era tipo o mês da noivas na Grécia, pois a maioria dos casamentos acontecia neste mês, porque era o mês da deusa Hera, que protegia as mulheres. Esse mês também era considerado o mês da fertilidade.
Há certas curiosidades do casamento grego, como a entrega dos convites. As pessoas recebiam os convites com doces e flores nele, pois significavam que os noivos teriam uma vida doce e feliz juntos. Outra coisa que chama a atenção é o fato da noiva andar com sementes, como um rito de fertilidade. O bolo também tinha alimentos que representavam algo mais que comida. O mel, o marmelo e o sésamo estavam lá para lembrar-lhes do bem e do mal que poderiam encontrar durante a vida.
A religião Ortodoxa é seguida pela maioria dos gregos e os casamentos dos ortodoxos são como sacramentos. Quem organiza o ritual é o sacerdote e o padrinho. A cerimônia é dividida em duas etapas: primeiro, há uma benção dos noivos fora da igreja, que acontece três vezes e significa o Pai, o Filho e o Espiríto Santo, e depois, os noivos entram na igreja e seguram uma vela acesa durante toda a cerimônia. Os pais participam da cerimônia e depois seguem em procissão com o casal e os convidados, caminhando para a casa deles, cantando e dançando alegremente pela ruelas da Grécia.
Depois há a coroação, que significa o entendimento da função dos noivos no reino de Deus. Estas coroas normalmente são feitas de folhas e flores e antes dos noivos as colocarem, elas estão unidas por um laço, que simboliza a união eterna do casal em cima de amêndoas. Depois que cada um está com a sua, é o momento de trocá-las um com o outro por três vezes. No fim do ritual, as mulheres solteiras ficam com as amêndoas.
Há algumas tradições no casamento grego, como quebrar um prato na porta dos noivos para espantar maus espirítos, colocar um ferro dentro de casa para dar força à união, esmagar uma romã com o pé para ter muito filhos, colocar dinheiro na cama dos noivos para dar sorte, etc.