O casamento chinês tem muitos ritos que são feitos pelos noivos e que simbolizam várias coisas boas para o novo casal. A cor usada nos cerimônias, por exemplo, é sempre vermelha porque simboliza a paixão, o amor que um sente pelo outro. O vermelho pode estar no arranjo e nos assessórios que decoram o local onde está sendo festivada a união do casal, nos convites, nos envelopes onde são guardadas as doações em dinheiro, nas lembranças e até mesmo no vestido da noiva.
Assim como todos os dias de comemorações dos chineses, como aniversários, batizados e formaturas, o casamento também é marcado para acontecer em um dia indicado pela astrologia. É tradição o homem e a mulher chineses se casarem na meia hora, ou seja, ao invés de se casarem às cinco da tarde, eles se casam às quatro e meia. Isso porque a sua cultura diz que é melhor para o começo de suas vidas de casados se os ponteiros estiverem para subir ao invés de estarem para descer.
Já no dia anterior ao casamento, a mulher chinesa é proibida de encontrar com outras pessoas que não sejam suas amigas já selecionadas e escolhidas para passar o tempo com ela até o casamento. Diferentemente dos casamentos da Índia e Grécia, por exemplo, nos casamentos orientais quem dá o dote é a família do noivo. Outra função da família é receber os presentes dos convidados, que vêm embrulhados com papel vermelho, e colocar na casa onde os noivos vão morar. Um dos presentes costuma ser o “uang susu”, que significa “dinheiro do leite”. Como retribuição à esse gesto, a família da noiva também leva presentes para o noivo. Enquanto a noiva está fora, uma nova cama e novos lençóis vermelhos são comprados, para dar prosperidade e sorte na vida juntos.
Na noite anterior ao casamento há um ritual muito importante para os chineses: é a noite do noivo pentear os cabelos da noiva e ela os dele. Assim como todos os outros costumes, esse também simboliza algo: significa a passagem da mulher e do homem para a vida adulta. Essa noite precisa estar com a lua cheia no céu, pois a noiva tem que pentear os cabelos do noivo debaixo da luz da lua e pedir por descendência. Assim como a coroa do casamento grego que precisa ser trocada entre o noivo e a noiva três vezes, nesse ritual chinês é preciso escovar o cabelo um do outro por quatro vezes. Na primeira vez que a escova passa nos cabelos quer dizer a união do homem e mulher do início ao fim, já a segunda simboliza harmonia e verdade por toda vida, a terceira representa os filhos e netos, e a quarta significa saúde e casamento eterno.