Mitos da Gestação Que Devem Ser Derrubados

Você está grávida? Prepare-se para ouvir: opiniões, sugestões, crendices populares, etc. O que uma mulher grávida  escuta de crendices daria para escrever um livro. Porém, será que tudo é crendice, mitos, somente coisas do tempo da nossa avó ou tem um pouco de verdade em tudo o que se escuta a respeito de gravidez?

Há Dois Fatores Principais que Influenciam Tudo isso

  • O misticismo é bem grande. É uma vida dando vida a outra vida, é meio mágico não é? É muito místico saber que se carrega dentro de si uma outra vida e, isso mexe com o imaginário.
  • O outro fator é a suscetibilidade de uma mulher grávida. Durante a gravidez o corpo da mulher passa por transformações constantes. Afinal, ele precisa se preparar para todo fato novo que está lhe acontecendo. E, uma das coisas que acontecem no organismo é o aumento das taxas  hormonais. Os hormônios progesterona e o estrogênio têm suas taxas muito aumentadas durante a gravidez para que o corpo faça tudo o que é necessário para o feto e para a futura mamãe. A sensibilidade aumentada da grávida deve-se às taxas de hormônios aumentadas. E, por estarem tão sensíveis, as grávidas ficam mais acessíveis às informações que muitas vezes não tem nada de verdade.

Veja Algumas Verdades e Alguns Mitos

  • Sexo Fica Proibido Durante a Gravidez

Isso depende muito da situação da gravidez. Se estiver correndo tudo bem, fazer sexo não representa nenhum problema. Ao contrário, com o aumento das taxas hormonais aumenta também o desejo sexual. Porém, se for observado um sangramento vaginal ou se o médico detectar algum tipo de problema com a placenta o sexo fica proibido durante toda a gravidez. Porque o sangramento pode aumentar durante uma relação sexual, levando ao parto prematuro.

  • Pode-se Descobrir o Sexo do Bebê pelo Formato da Barriga

Essa afirmação faz parte da crendice. Não tem nenhuma verdade nisso. A forma da barriga da mãe está relacionada a sua genética e anatomia.

  • Muita Azia é Sinal de Bebê Cabeludo

As opiniões médicas divergem quanto a essa questão. Enquanto alguns dizem que nada tem a ver a azia da mãe com a quantidade de cabelo do feto, outros afirmam que tem sim. Que gestantes que tiveram muita azia durante a gestação deram à luz, a bebês com bastante cabelo. Os médicos que não acreditam na relação, azia/bebê cabeludo, explicam que a azia e os enjoos são consequências do reflexo de ácido estomacal causado pela pressão que o estômago sofre do útero e também por causa dos altos níveis de progesterona que causam  azias.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=LL6Edpt4Hik[/youtube]

  • Mulher Grávida Sente mais Calor

Não é impressão. Mulher grávida sente mais calor mesmo, porque durante os nove meses de gestação ela tem o seu metabolismo acelerado.

  • Cerveja Preta Aumenta o Leite

Embora muitas pessoas pensem que uma gestante pode aumentar seu leite tomando cerveja preta isso não é verdade. Nada tem a ver o que a grávida ingere com o aumento do seu leite.

  • Sol Causa Manchas na Pele da Mulher Grávida

Realmente durante a gravidez o organismo libera mais melanina na pele e, a exposição ao sol causa manchas, principalmente na barriga e no rosto.

  • Comer por Dois

É errada a ideia que a mulher grávida precisa comer mais porque está comendo por dois. O correto é que a grávida inclua em sua alimentação diária carboidrato e proteína, essas substâncias são fontes de energia para o feto. Mas comer demais é prejudicial para a gestante e para o bebê.

  • Exercícios Físicos são Prejudiciais para a Gestante

Isso é falso. Lógico que uma grávida não deve começar nenhum tipo de exercício físico nem primeiro  passar por uma avaliação médica. Porém, se estiver tudo bem com ela e com o feto, ela pode e deve fazer alguns exercícios físicos bem moderados como: hidroginástica, caminhadas, ioga e natação.

  • Parto com Cesárea no Primeiro Filho Implica que seja Feito Também no Segundo

Depende do que levou ao parto através de cesariana do primeiro filho. Se a cesariana foi escolhida pra preservar a mãe e o bebê é melhor que seja feita no segundo também. Mas, se foi somente por uma opção, nada impede que o segundo filho nasça por parto normal.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=7lUb_etvfAQ[/youtube]

  • Quando o Casal está Mantendo uma Relação Sexual o Feto Sente

Afirmação falsa. O feto não está onde é feita a penetração, ele está protegido pelas membranas da placenta e o pênis jamais conseguirá entrar no útero da mãe.

  • É muito Perigoso para o Bebê a Grávida Cruzar as Pernas

Existe um mito que diz que se uma mulher grávida cruza as pernas o bebê pode morrer enforcado no cordão umbilical, que o movimento de cruzar as pernas faz que o cordão enrole ao pescoço do bebê. Todo bebê, durante a gestação, se enrola no cordão umbilical e, é muito raro  acontecer esse enforcamento. Isso só acontece quando o tamanho do cordão é menor do que o normal.

  • Os Desejos Alimentares da Grávida não Podem Esperar e Precisam ser Totalmente Satisfeitos

É totalmente falsa a história que é passada de geração em geração, que se o desejo que a grávida sente em comer algo não for satisfeito o bebê nascerá com a aparência do que ela queria. É fato que em mulheres grávidas surgem desejos repentinos de comer coisas, às vezes até meio estranhas. Porém existe explicação científica para isso. Alguns estudos sobre o assunto mostram que essa vontade expressada pela gestante, é na verdade o reflexo de uma carência pela qual está passando o feto. Ele precisa de algumas fontes de energia (proteína e carboidratos são as principais) e, é isso que faz com que a gestante tenha vontade de comer determinadas coisas.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=em_anylZMU4[/youtube]

Ela sente uma necessidade que é dele, quando a mensagem enviada pelo feto chega ao seu cérebro ela o recebe e decodifica transformando em imagem. Então, sentirá vontade de comer algo que tenha exatamente a substância que o feto está precisando. Agora, a parte que diz que se ela não for satisfeita em sua vontade ele nascerá com aparência semelhante ao que ela quis comer é superstição.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde e Gravidez

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *