Métodos Anticoncepcionais

Atualmente a maioria das pessoas quando resolvem casar já mantém uma vida sexual ativa e já fizeram a opção por um método anticoncepcional, mas a essa escolha deve ser partilhada pelos noivos e deverá os acompanhar junto com o planejamento familiar, assim um dos objetivos da consulta e dos exames pré-nupciais é escolher um método anticoncepcional adequado ao novo casal, entre os tantos existentes. É importante lembrar que, com exceção da camisinha, os demais métodos anticoncepcionais devem ter indicação médica. Os filhos são uma opção importante e devem ser planejados. Existem métodos anticoncepcionais considerados muito seguros, outros seguros e outros pouco seguros. Aqui vamos falar brevemente sobre os métodos mais comuns e seguros que são a pílula anticoncepcional, a injeção anticoncepcional e o implante anticoncepcional, existem ainda o DIU, ligadura de trompas, vasectomia, endoceptivo, diafragma, camisinha feminina, espermicida, micro pílula, tabelinha, coito interrompido e pílula do dia seguinte.

Pílula Anticoncepcional

As pílulas anticoncepcionais constituem-se num dos melhores e mais populares métodos anticoncepcionais para evitar a gravidez e seu índice de segurança é cerca de 99,8%. As pílulas anticoncepcionais são basicamente composta dos hormônios similares a progesterona e ao estrógeno, que são produzidos pelo organismo feminino, no entanto com a ingestão diária de pequenas quantidades desses hormônios o corpo acaba inibindo a ovulação, e assim não havendo a liberação de óvulos pelos ovários a gravidez não acontece. No final da cartela, sem receber a dose de hormônio, acontece a menstruação. As pílulas anticoncepcionais devem ser tomadas diariamente, de preferência no mesmo horário, com a pausa recomendada entre uma cartela e outra. Esquecendo um comprimido tome ele nas 12 horas seguintes, do contrário siga tomando os demais normalmente. A pílula anticoncepcional além de ser um método contraceptivo seguro é indicada também em alguns casos como ovários policísticos, endometriose e outros.

Pílula

Injeção Anticoncepcional

As injeções anticoncepcionais devem ser aplicadas mensalmente ou trimestralmente, conforme a indicação do produto. Com a injeção há mulher não ovula e portanto não há possibilidade de gravidez, é um método muito seguro. Como todos os demais métodos as injeções anticoncepcionais apresentam vantagens e desvantagens, a principal vantagem é a praticidade e a segurança, além de poder ser usada enquanto a mulher amamenta, combate a anemia e diminui o risco de doenças inflamatórias pélvicas, entre as desvantagens estão a diminuição da fertilidade feminina, o aumento do apetite, e pode provocar a irregularidade dos ciclos menstruais.

Injeção

Implante Anticoncepcional

O implante anticoncepcional é uma pequena cápsula plástica com hormônios que é implantada sob a pele das nádegas ou dos braços com uso de anestesia local. Ela inibe a ovulação durante o período de 3 até 5 anos, seu efeito inicia logo após a aplicação e termina com a retirada da cápsula. É um método muito seguro e sua desvantagem é que pode causar cefaléia e aumento de peso em algumas mulheres.

Implante

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>