Como Tirar o Filho das Fraldas Sem Causar Traumas

Como Tirar o Filho das Fraldas Sem Causar Traumas Nele

O treinamento para tirar o filho das fraldas é um marco importante. Saiba como fazer essa técnica, e lidar com os acidentes inevitáveis. Lembre-se que o segredo para o sucesso é a paciência e persistência.

Momento Adequado de Tirar Fralda

Um treinamento de sucesso depende da prontidão física e emocional, e não uma idade específica. Muitas crianças mostram interesse no treinamento por volta dos dois anos, mas outros podem não estar prontos até dois anos e meio ou até mais – e não há pressa. Se você começar a treinar seu filho muito cedo, pode levar mais tempo ele aprender.

O Momento Certo

O Momento Certo

Seu Filho Está Pronto? Faça a Si Mesma estas Perguntas:

1- O seu filho parece interessado no penico ou vaso sanitário, ou em usar roupa íntima?

2- Seu filho já pode compreender e seguir instruções básicas?

3- O seu filho lhe diz através de palavras, expressões faciais ou postura quando ele ou ela precisa ir ao banheiro?

4- O seu filho fica seco por um período de duas horas ou mais durante o dia?

5- O seu filho reclama de fraldas molhadas ou sujas?

6- Seu filho pode puxar para baixo suas calças e levantá-las de novo?

7- Seu filho pode sentar e levantar de uma cadeira sozinho?

Se você respondeu sim a maioria, o seu filho pode estar pronto para o treinamento de deixar as fraldas. Se você respondeu a maioria não, você deve esperar um pouco – especialmente se a criança já enfrentou recentemente ou está prestes a enfrentar uma grande mudança, como um movimento ou a chegada de um novo irmão. Uma criança que se opõe a tirar a fralda, hoje pode estar aberto à ideia em poucos meses.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=opNBgx5T77k[/youtube]

Não há necessidade de adiar o treinamento se o seu filho tem uma doença crônica, mas for capaz de usar o banheiro normalmente. Esteja ciente de que o processo pode demorar mais tempo, no entanto.

Quando você decide que é hora de começar a treinar, defina com o seu filho o sucesso. Comece por manter um senso de humor e uma atitude positiva – e recrute todos os cuidadores de seu filho a fazer o mesmo. Então, siga estes passos práticos.

  • Retire a fralda
  • Coloque um penico no banheiro. Você pode querer experimentar um modelo com um teto removível que pode ser colocar diretamente no vaso sanitário quando o seu filho estiver pronto. Incentive-o a sentar no penico – com ou sem uma fralda. Certifique-se de que os pés de seu filho descansam firmemente no chão ou em um banquinho.
  • Ajude seu filho a entender como falar sobre o banheiro, usando termos simples e corretos. Você pode despejar o conteúdo de uma fralda suja no penico para mostrar a sua finalidade, ou deixar seu filho ver membros da família usando o banheiro.

Programe Pausas no Treinamento

Se o seu filho está interessado, peça-lhe que se sente no penico ou vaso sanitário sem fralda por alguns minutos, várias vezes ao dia. Para os meninos, muitas vezes é melhor urinar mesmo sentado, e então mover-se para levantar-se depois do treinamento completo.

Dê ao seu filho um brinquedo especial para usar enquanto ele estiver sentado no penico ou vaso sanitário. Fique com seu filho quando ele ou ela estiver no banheiro. Mesmo que seu filho simplesmente se sente lá, elogie-o por tentar – e lembre ao seu filho que ele ou ela pode tentar novamente mais tarde.

Quando você notar sinais de que o seu filho pode precisar usar o banheiro – como se contorcendo, de cócoras ou segurando os órgãos genitais – aja rapidamente. Ajude seu filho a se familiarizar com esses sinais, pare o que ele ou ela está fazendo e vá para o banheiro.

Elogie seu filho por lhe dizer quando ele ou ela teve que ir ao sanitário. Ensine as meninas a limpar cuidadosamente da frente para trás para evitar levar germes do reto para a vagina ou da bexiga. Quando for a hora de se lavar, deixe seu filho fazer sozinho. Verifique se ele lava bem as mãos após usar o banheiro.

Considere usar incentivos. Algumas crianças respondem a adesivos ou estrelas em um gráfico. Para outros, viagens para o parque ou histórias de ninar extras são eficazes. Procure encontrar o que funciona melhor para o seu filho.

Elogie Sempre

Elogie Sempre

Reforce seus esforços com o elogio verbal, tais como, “Como é estimulante! Você está aprendendo a usar o banheiro como as crianças grandes fazem!” Seja positiva, mesmo que uma ida para o banheiro não seja bem sucedida.

Após várias semanas de sucesso com esse treinamento, seu filho pode estar pronto para trocar as fraldas pelas as calças ou roupas íntimas. Comemore esta transição. Faça um passeio especial com ele. Deixe seu filho escolher que peça íntima ele quer usar.

Chame os amigos ou entes queridos e deixe seu filho espalhar a notícia. Depois que seu filho estiver vestindo calças ou roupas íntimas, evite colocar nele macacão, cintos, collants ou outros itens que podem prejudicar ele se despir rapidamente quando quiser ir ao banheiro.

A maioria das crianças domina o controle da bexiga durante o dia em primeiro lugar, muitas vezes dentro de cerca de dois a três meses de treinamento regular no toalete. Porém o treinamento noturno pode levar mais tempo, meses – ou anos. Enquanto isso use calças descartáveis ou plástico no colchão enquanto a criança dorme.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=F08eYpSePpw[/youtube]

Se seu filho resiste a usar o penico ou o vaso sanitário ou não está pegando o jeito dele dentro de algumas semanas, faça uma pausa. As chances são de que ele ou ela não esteja pronto ainda. Tente de novo em alguns meses.

Você pode ficar mais tranquila quando a criança descobre como usar o banheiro, mas espere que acidentes ocasionais possam acontecer e ela acabe sujando a roupa.

Lembre-se que os acidentes acontecem muitas vezes quando as crianças estão absorvidas em atividades que – no momento – são mais interessantes do que usar o banheiro. Para combater esta situação, sugerimos ida regulares ao banheiro, como a primeira coisa a fazer na parte da manhã, depois de cada refeição e do lanche, e antes de entrar no carro ou ir para a cama.

Mantenha a calma. As crianças não têm acidentes para irritar seus pais. Se o seu filho urinou novamente na roupa, não aumente o seu constrangimento xingando-o por indisciplina. Você pode dizer, “Você se esqueceu desta vez. Da próxima vez você vai chegar ao banheiro mais cedo.”

Esteja preparada. Se o seu filho tem acidentes frequentes, usar uma roupa íntima absorvente poderia ser melhor. Mantenha uma muda de roupa limpa sempre à mão, especialmente na escola ou na creche.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde e Gravidez

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *