Como Dizer a Alguém Que Ele Precisa Emagrecer

Se pararmos para pensar em como falar com alguém sobre a necessidade de emagrecer, acabamos desistindo. Mas pense bem, ninguém vai sair caminhando pelas ruas da cidade e parando todos os gordinhos e gordinhas e dizendo uma coisa dessas pra eles, Até porque, todo gordinho sabe que é. Sabe que seu peso está acima do ideal para a sua altura, então dizer pra ele ou ela que seu peso está fora do ideal não quer dizer nada. Mas por outro lado fingir que não vê seria correto?

Quantas vezes convivemos com pessoas em nossas casas ou no trabalho e vemos dia após dia algumas delas começarem a engordar e não falamos nada, lógico. A educação não nos permite. Mas e se esquecermos por um momento a indelicadeza e tocarmos nessa ferida chamada gordura, será que o resultado será muito ruim.

De repente uma boa dose de sinceridade pode ajudar alguém. Com relação principalmente à saúde.  O início da conversa é que fica meio difícil, depois a conversa flui bem. Bem, vamos tentar: comece falando sobre uma pessoa que você não via já a algum tempo e que quase não reconheceu. Apesar de serem grandes amigas (os). Espere para ver se  a pessoa vai perguntar o motivo de quase não ter reconhecido. Se perguntar, não tenha medo , vá em frente falando: pois é  a fulana ( invente alguém) tinha um corpo lindo, tudo no lugar, não imagino o que possa ter acontecido com ela, puxa, fiquei assustada e preocupada, ela está muito gorda. Vou procurar por ela para conversar sobre isso. Pode ser que ela esteja precisando de ajuda até para começar uma dieta, um tratamento, qualquer coisa do gênero. Como amiga, não posso ficar omissa. Sei que se fosse comigo ela faria o mesmo.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=sCH_DrMzYro[/youtube]

Toda essa conversa seria usada no caso de a pessoa perguntar. Caso ela não pergunte, comece a falar assim mesmo.

Depois de já ter entrado no assunto, não perca a oportunidade. Fale amigavelmente com a gordinha (o), e você nunca pensou em emagrecer? Não me leve  à mal, sei que tem muita gente que não se incomoda em pesar uns quilos a mais, porém o problema não é a estética. O problema é a saúde. E aí descreva tudo o que você sabe sobre problemas de saúde causados por conta de excesso de gordura no organismo. Escute o que a pessoa vai falar e já que começou  a árdua tarefa, não recue. Não se deixe convencer. Pessoas gordinhas agem como fumantes e alcoólatras. Não querem parar com os excessos na alimentação e são muito difíceis de serem convencidos de que precisam emagrecer.

Se a pessoa em questão faz parte de seu convívio familiar, use o amor, a amizade para te ajudar a convencer a pessoa acima do peso a procurar um meio de perder o excesso de gordura.

Uma coisa muito importante nesses casos é não fazer piada com a situação. Não ridicularizar e nem deixar a pessoa constrangida. Principalmente, porque se isso acontecer você perderá a oportunidade de continuar falando. Agora uma coisa é válida. De vez em quando, como quem não quer nada deixe que a pessoa veja fotos de pessoas gordas em revistas, filmes e em tudo o mais que for possível. Observe se ela esboça algum tipo de reação. Depois você pode perguntar com a mais absoluta franqueza: Tem certeza de que não se importará se ficar desse jeito? Porque provavelmente em alguns anos pode ser que você esteja assim.

Alguém que já está acima do peso, pouco ou muito e continua comendo sem nenhum tipo de cuidado demonstra estar com a autoestima baixa. Se pessoa que resolver falar observar esse fator, veja se consegue ajudar começando por aí. Quando alguém está com problemas com a autoestima não se importa a mínima com a aparência. E, nesse caso pouco vai importar alguns quilos a mais. Mas de qualquer modo, pode ser que mesmo sem se importar com a aparência, a pessoa gordinha sinta medo de ficar doente.

Outra dica é, se possível, sempre que for comer alguma coisa perto de uma gordinha (o), coma coisas saudáveis. Comece a dar exemplos. E se ela te oferecer alguma coisa que engorde, diga que está agradecida, mas que não abusa de nenhum alimento que possa te engordar.

O grande problema da obesidade é que ela começa com poucos quilos a mais no corpo e depois vai aumentando sem parar. É um processo metabólico que uma vez desencadeado fica muito complicado para reverter. É preciso que a pessoa que por alguma razão começou a engordar assim que perceber o que está acontecendo comece a fazer uma reeducação alimentar. Mas sozinha, sem ajuda é um pouco mais difícil.

Atualmente a mídia também tem dado umas amostras do preconceito pelo qual algumas pessoas acima do peso passam. Mas, infelizmente tem gente que nem assim cria coragem para começar a emagrecer. E então precisa da ajuda dos amigos, da família, do namorado (a), do marido (esposa) e, de vez em quando até dos filhos. Quem sabe se todos os envolvidos por questões de amizade começarem a demonstrar a preocupação que sentem com o que está lhe acontecendo a pessoa não se toca.

Fácil não é. Como já foi dito, o vício de comer é muito parecido com o vício do cigarro e da bebida. E assim como os viciados em cigarro e bebida sempre acham que nenhuma das duas coisas estão lhe fazendo mal, a pessoa viciada em comer age da mesma maneira. E, também responde do mesmo jeito quando alguém insinua que deveria diminuir a quantidade de alimentos.  Enfim, para que está meio gordinho, a sugestão é dar uma parada antes que fique gordinho por inteiro. Atualmente encontram-se disponíveis os mais variados tipos de chás para emagrecer, e, além disso, qualquer pessoa sabe que se reduzir a quantidade do que se come e trocar a alimentação que está ingerindo por outra mais saudável começa a perder peso. Então, só está faltando coragem para começar a deixar em algum lugar o excesso de quilos que carrega no corpo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde e Gravidez

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *