Por Que Ocorrem as Traições?

Ter um relacionamento amoroso é algo muito complicado. Ao se relacionar com uma pessoa você deve ter a total ciência de que está lidando com um outro ser humano, com sentimentos, pensamentos e atitudes que muitas vezes irão ser muito diferentes dos seus. Essas diferenças são, na maioria das vezes, o que alimenta e sustenta o relacionamento. Em outros relacionamentos já são essas mesmas diferenças que fazem com que o amor acaba. 

Términos e seus Motivos

Tudo na vida tem um fim, até a própria vida. Um relacionamento amoroso também tem seu fim, mesmo que esse fim seja junto com o fim da vida. Por outro lado, muitos relacionamentos não resistem ao ponto de durar e de “serem felizes para sempre”. Como toda relação, relacionamentos amorosos encontram obstáculos e muitos, por variados motivos, chegam ao fim.

Muitas pessoas, ao terminarem seus namoros, casamentos, rolos ou afins, alegam incompatibilidade de pensamentos, ciúmes, que a pessoa mudou ou, o mais comum de todos, uma traição. 

Traição: Perdoar ou Não Perdoar?

Ninguém sabe a sua reação diante de alguma situação. Todos falam “eu faria isso” ou “eu faria aquilo”, mas quando a pessoa passa por determinada situação, várias coisas a levam a fazer ou deixar de fazer algo.

A traição é uma dessas coisas. Muitas pessoas dizem que nunca trairiam ou que não são capazes disso, mas na hora “do pega pra capar” acabam agindo diferente daquilo que sempre dizem. Outra coisa que muitas vezes as pessoas não sabem é qual será a sua reação na hora de perdoar (ou não) uma traição.

A maioria das pessoas costumam dizer que não perdoariam ou que não perdoam de jeito nenhum uma traição porque a pessoa trai por safadeza ou por falta de caráter. Outras pessoas, (traídas) quando descobrem a traição, acabam se perguntando qual o erro ou defeito que eles cometeram para serem traídos, se eles não foram bons o suficiente para terem que passar por aquilo.

O fato é que realmente existem as pessoas que traem por falta de caráter como existem as pessoas que traem por algum motivo. Mas, qual motivo? A questão é justamente essa. Existem alguns poucos e reais motivos que levam alguém a trair, e é isso que veremos aqui. 

Os Motivos Por Trás de uma Traição

São poucas as pessoas que acreditam que algumas (vale ressaltar: algumas, não todas) pessoas traem por algum motivo. Podemos dizer até que todas as pessoas traem por algum motivo. Você não concorda com isso? Vamos ver uma lista com vários motivos e situações que levam pessoas a traírem.

Antigamente e até pouco tempo atrás os casamentos aconteciam de forma arranjada. Os pais, quando tinham seus filhos, ainda crianças iam educando-os para o casamento e já iam conversando com outros pais para poder arranjar um bom partido para seus filhos. Isso quando não haviam os dotes. Existem países que ainda tem os casamentos dessa forma.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ees2wl0o3rI[/youtube]

Quando havia ainda o casamento arranjado (aqui no Brasil não há mais), as traições eram comuns pelo fato de a pessoa não amar verdadeiramente o seu marido ou a sua esposa. Os homens tinham também o costume de ir a cabarés e bordeis para dormirem com mulheres da vida, a fim de provar sua masculinidade e de fugir do “arroz e feijão”. Além do mais, naquela época, mulher que se portasse de uma forma mais anormal na cama era considerada puta, e se o homem quisesse algo a mais ele devia realmente procurar a profissional de fato.

Mesmo nos dias de hoje, quando o casamento arranjado já não é mais tão comum, ainda existem as traições. As traições não são mais tão comuns assim, até mesmo porque houve um tempo em que traição era considerado crime. Mas, mesmo com o casamento acontecendo por sentimento, ainda podemos ver pessoas traindo as outras. E por vários motivos diversos. Vamos ver alguns deles. 

  • Traição Por Costume

Sabe aquelas pessoas que são galinhas ou piriguetes por natureza? Que nunca “foram” de ninguém, nunca se relacionaram sério justamente por gostar de ser de todo mundo e todo mundo ser seu? Essas pessoas tem o costume de não serem fieis, de não envolverem sentimentos, e quando se envolvem em um relacionamento sério correm o sério risco de trair com maior facilidade.

Outra traição que ocorre muito por causa de costume é aquela pessoa que não tem um relacionamento sério sem trair seu parceiro. Um homem que não pode ver um rabo de saia ou um decote que já vai se oferecendo. Muitas vezes a culpa não é nem da outra pessoa (do “amante”), lembre-se que o comprometido pode muito bem mentir a respeito de seu estado civil. E de tanto não ser fiel, mesmo tendo relacionamentos sérios, ele não consegue se manter fiel a ninguém (muitas vezes nem a si próprio). 

  • Desgaste no Relacionamento

Um dos piores erros das pessoas é o de trair quando o relacionamento está desgastado. O relacionamento não vai bem, o casal já não conversa como antes, as palavras e juras de amor foram substituídas por brigas e silêncio e as pessoas estão juntas apenas pelo costume da presença da outra, ou porque “apesar de tudo eu o/a amo”. Em buscar de carinho e atenção (já que esses não existem no relacionamento, seja namoro ou casamento), as pessoas acabam encontrando isso nos braços de terceiros, acontecendo uma traição. Isso é muito comum de acontecer e, depois do tópico acima, é o que mais ocorre entre os casais.

Para que a traição não ocorra, nessa ocasião, o melhor é você conversar com seu parceiro quando algo estiver errado. Se você sentir seu relacionamento desmoronando, chame-o para conversar. Exponha os fatos, mostre que você quer consertar as coisas e continuar sendo feliz no relacionamento.

Não há nenhum segredo para ter um relacionamento duradouro e monogâmico. O maior segredo para que você tenha um relacionamento sério e fiel é você conhecer o seu parceiro. Antes de mais nada, o seu namorado deve ser o seu melhor amigo. E vice-versa. Antes de namorar alguém, converse o máximo com essa pessoa, conheça seus hábitos e veja se você realmente gosta dela. Se essa pessoa não lhe agrada nem como amigo, imagine se lhe fará feliz como namorado? E quanto às traições, ame e será amado. Dando amor, você receberá todo o amor do mundo em troca. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *