Namorado Impulsivo: Como Lidar?

Muitas pessoas conseguem manter o autocontrole nas mais diversas situações, no entanto existem outras que não conseguem se controlar e agem através dos impulsos e muitas das vezes se arrependem da maneira que agiram, pois não pensaram nas atitudes e principalmente nas consequências geradas por elas.

A impulsividade está ligada a ausência do auto controle e traz problemas para a pessoa que age mediante os seus impulsos e para as outras pessoas que estão próximas daquele que age dessa forma.

As atitudes impulsivas podem gerar problemas nos mais diversos tipos de relacionamentos da pessoa: no trabalho, na família, no namoro, no casamento e etc.

Isto é, a pessoa que não consegue controlar os seus impulsos tem diversos problemas em seus relacionamentos na sociedade como um todo. As pessoas que conseguem ter o controle de suas emoções, tem maiores possibilidades de terem relacionamentos de sucesso, tanto no âmbito do amor quanto na questão profissional.

Por isso, é de grande importância que saibamos controlar os nossos e impulsos e tenhamos inteligência emocional para agirmos sempre pensando nas consequências, tomando os cuidados necessários com as nossas ações e palavras, de forma que não machuquemos nenhuma outra pessoa ou até mesmo a nós mesmos. 

O Que É Impulsividade?

A impulsividade é uma característica dos seres humanos que se caracteriza pelo agir sem pensar, agir de maneira exagerada e explosiva, sem ter nenhuma preocupação com as consequências no instante da atitude estar sendo tomada mediante o medo, a ansiedade, a raiva, o ciúmes e etc., o que acaba tornando as situações extremamente deliciadas.

Normalmente, as pessoas que estão agindo através da impulsividade demonstram que está passando por uma fase de medo e insegurança e acabam explodindo em suas atitudes.

Por isso, a impulsividade precisa ser trabalhada pessoalmente, para que ela funcione como uma válvula incentivadora e não como algo que afaste as pessoas de nós. 

As Atitudes Impulsivas

Geralmente, quando temos atitudes impulsivas: falamos sem pensar ou tomamos atitudes sem pensar, corremos o risco de fazer algo que causará arrependimentos e principalmente problemas, pois mesmo que peçamos desculpas, muitas vezes as atitudes impulsivas geram condições que não tem condições de voltarmos atrás.

É necessário que tenhamos consciência das diferenças entre sinceridade e impulsividade, pois a impulsividade está ligada a emoção e ao calor do momento em que as coisas acontecem, e muitas vezes a parte racional dos fatos é deixada de lado.

As pessoas impulsivas agem e reagem de forma instantânea, por isso muitas vezes provocam discussões, conflitos, situações vexatórias e complicadas e rompimentos de relacionamento. E infelizmente só conseguem perceber depois que passa um bom tempo. 

Causas de Atitudes Impulsivas

Muitas vezes a pressão do dia a dia, o estresse, a ansiedade e a correria fazem com que as pessoas estejam sempre no seu limite e acabem tendo reações e atitudes impulsivas.

Uma pessoa impulsiva de uma maneira geral fala sem pensar, fala muito rápido, não consegue discernir o momento adequado e tem reações intempestivas e variadas. A impulsividade está relacionada com a ausência do controle das emoções e isso pode gerar sérios problemas e consequências.

Os relacionamentos (amizade, namoro, casamento e etc.) podem sofrer de maneira considerável quando uma das partes age impulsivamente, pois as vezes o que pra uma parte é irrelevante, para outra pode gerar magoas, desentendimentos e ressentimentos. 

O Controle da Impulsividade

As pessoas impulsivas podem aprender técnicas que auxiliam no desenvolvimento do auto controle, como por exemplo:

a)      As técnicas de relaxamento (principalmente na hora que a pessoa está com raiva ou estresse);

b)     Reflita e meça as suas palavras antes de falar qualquer coisa;

c)      Nunca tome decisões por impulso ou sem pensar nas consequências da mesma;

d)     Seja Humilde e peça desculpas quando estiver errado;

e)      Procure não responder tudo de imediato, se d6e um tempo para pensar e refletir;

f)       Realiza atividades físicas para auxiliar no controle do estresse;

g)      Faça aulas de ioga;

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=S-GN81vkHPE[/youtube]

Namorados Impulsivos

Em qualquer relacionamento (amizade, namoro, casamento, trabalho e etc.) a impulsividade pode ter uma ação altamente negativa e até mesmo levar o relacionamento ao fim.

Sentimentos (exemplo: raiva, ciúme e insegurança) podem ser considerados como pólvora para explodir uma bomba e acabar um namoro bem sucedido, pois eles estão intimamente ligados a impulsividade e a emoção fora de controle.

Um relacionamento impulsivo é recheado de insegurança, disputas, medos e etc. Por isso, as pessoas que tem um namorado (a) impulsivos tendem a sofrer bastante, pois nos momentos onde a impulsividade está aflorada, tendem a serem expressadas acusações, palavras que não foram pensadas e etc.

Por isso é de grande importância que as pessoas dialoguem entre si, para que possam ir corrigindo o que está quebrado no relacionamento, de forma que este não seja rompido. 

É normal que ocorra em qualquer relacionamento amoroso problemas e discussões, no entanto é importante que seja mantido o dialogo, de forma que o perdão e o amor floresça. Contudo, é importante que tenhamos o dialogo e o perdão sempre a frente.

No entanto, a partir do momento que as discussões e brigas se tornam uma constante, o relacionamento vai se desgastando e acaba terminando, pois o namoro acaba ficando debilitado.

É necessário que se controle essas questões de brigas e discussões no relacionamento, pois quando se chega ao ponto de ter agressões, objetos são jogados um contra o outro e etc. são coisas que ferem a convivência harmônica entre pessoas que tem amor um para com o outro.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=fn4oWBoTw0U[/youtube]

Por isso, para ter um namoro bem sucedido, procure controlar seus impulsos e emoções, de forma que o seu namoro não tenha mais problemas, então: pare, respire, reflita e aí aja. É preciso dialogar com o parceiro, e buscar compreender a situação vivida, de forma que situações de autocontrole sempre existirão em nossa vidas, seja profissional, matrimonial ou mesmo no namoro.

Para que você não corra risco da impulsividade acabar com o seu namoro, e você sentir que as suas emoções estão aflorando, o melhor a fazer é procurar ser inteligente emocionalmente e utilizar a perspicácia, pois agir impulsivamente poderá colocar o seu relacionamento em risco de acabar, colocando em risco aquela relação que lhe é preciosa.

Para uma pessoa impulsiva, a perspicácia está ligada ao silencio, a espera e ao controle das emoções. Por isso, seja perspicaz e busque manter viva a chama do amor e o seu relacionamento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *